Luísa Santos
Luísa Santos
15 Mar, 2019 - 15:02
Como ativar o dark mode no Facebook Messenger

Como ativar o dark mode no Facebook Messenger

Luísa Santos

O dark mode no Facebook Messenger já é uma realidade. Depois de muitos meses à espera, já pode ativar este modo de leitura e visualização.

O artigo continua após o anúncio

Já eram várias as aplicações que o permitiam, assim como sistemas operativos (por exemplo, o Android). O modo escuro de uma interface pode trazer várias vantagens tanto ao utilizador como ao próprio dispositivo. Saiba, então, como pode ativar o dark mode no Facebook Messenger.

Dark mode no Facebook Messenger: como usar e quais as vantagens

Entre as principais vantagens deste “modo escuro” destacam-se as melhorias na visualização e utilização da app e a poupança de bateria de dispositivos que tenham ecrãs OLED. De forma muito sucinta, podemos dizer que o facto de a cor predominante passar a ser o preto tem muitas mais-valias associadas.

dark mode
Fonte da Imagem: Facebook/Divulgação

Principais vantagens

Em primeiro lugar, o utilizador. Ora, se já utiliza o “modo noite” no seu smartphone, que automaticamente ajusta as cores e luminosidade da interface a partir de determinada hora (à noite), sabe quais são as principais vantagens a ele associadas.

Digamos que aquelas que estão relacionadas com o “modo escuro” são muito semelhantes. Entre elas, o facto de a interface comum ser mais prejudicial aos olhos do que uma plataforma mais escura. E, de forma a seguir a tendência já instalada, também agora pode ativar o dark mode no Facebook Messenger.

Desta forma, não está a comprometer, de forma tão agressiva, a sua visão, uma vez que o fundo branco torna-se preto e todo o texto é adaptado em função disso. Mudam também os contraste de cores e tudo parece mais harmonioso e, sobretudo, mais amigo da sua visão.

Em resultado disso, também a luminosidade exigida é muito menor no dark mode, o que, consequentemente, exige menos do desempenho geral do dispositivo – e de todos os seus componentes. Entre esses, a bateria, um dos elementos do telemóvel com menor vida útil.

Assim sendo, se é exigido menos “esforço” da bateria, é mais esse fator que está, literalmente, a poupar. Está mais do que comprovado que ativar o dark mode em qualquer interface contribui ativamente para a poupança de bateria de um dispositivo – sobretudo se tiver um ecrã OLED. A própria Google já confirmou que este modo poupa a bateria de smartphones Android.

De resto, em termos da utilização propriamente dita, são vários os relatos que confirmam que o modo escuro se torna melhor para trocar mensagens seja em que ambiente for – com muita ou pouca luz. Por isso, mais vale experimentar por si antes de tecer quaisquer considerações.

O artigo continua após o anúncio

Como ativar o dark mode no Messenger

Ao contrário dos dispositivos Android, os iOS não contemplam a possibilidade de ativar o modo escuro nas Definições – que escurece toda a interface do aparelho (seja qual for a aplicação que estiver a utilizar, pré-instalada ou não).

Assim sendo, foram muitas as aplicações que se apressaram a disponibilizar o dark mode nas suas plataformas, sobretudo após saberem que a bateria não se desgasta tão rapidamente como acontece no modo convencional.

Chegou agora a vez de uma das apps de troca de mensagens mais utilizada atualmente. Por isso, para ativar o dark mode no Facebook Messenger, não corra para as Definições da app à procura dessa possibilidade, porque não a vai encontrar.

Tudo o que tem de fazer é enviar o emoji da lua para qualquer pessoa com quem tenha uma conversa já iniciada – nada mais nada menos do que uma lua. Nada que possa associar mais a um período noturno, quanto mais a um dark mode.

Pode encontrar a figura no segmento de natureza do seu dispositivo (ilustrado por um urso, no Messenger) e só precisa mesmo de a enviar para quem quiser. Não precisa de fazer mais nada, a não ser esperar que surja uma “chuva” de luas no seu ecrã – que deve acontecer de forma quase imediata.

Depois, uma mensagem irá surgir no topo do seu dispositivo que o avisa que encontrou o dark mode do Messenger. Deve clicar na notificação e “puxar” a mensagem para baixo, arrastando-a no sentido vertical. Digamos que é assim que consente a ativação do modo escuro da plataforma.

Caso tenha enviado o emoji da lua e nada tenha acontecido, certifique-se de que tem a aplicação do Messenger atualizada. Para tal, basta aceder à loja de apps do seu dispositivo e verificar, no separador das atualizações, se esta app já recebeu, ou não, a última atualização.

Em caso negativo, atualize a aplicação e volte a tentar o envio para poder ativar o dark mode no Facebook Messenger. Devemos informá-lo, contudo, que a empresa avança que este modo ainda está numa fase inicial que pode não funcionar em todos os dispositivos.

O artigo continua após o anúncio

No caso de querer voltar ao modo convencional, tudo o que precisa de fazer é de aceder ao seu perfil do Messenger, mais propriamente às definições do mesmo, para que possa desativar o dark mode e voltar a enviar mensagens com o fundo do ecrã branco.

Veja também