Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
10 Nov, 2021 - 13:35

Decorar com flores secas: dicas úteis para saber como fazer

Mónica Carvalho

Se é adepto de flores em casa, mas não está sempre a comprar arranjos frescos, atente às sugestões para decorar com flores secas.

decorar com flores secas

A decoração de casa deve ser uma representação da nossa personalidade, do que somos e do que gostamos. Se as plantas e flores lhe dizem muito, então, experimente estes truques para decorar com flores secas e ter, durante bastante tempo, a possibilidade de possuir elementos da natureza em casa.

Só isto vai conferir, de imediato, uma nova vida ao espaço onde colocar os arranjos – que quanto mais criativos e originais melhor.

Seja porque quer aproveitar um ramo de flores naturais que lhe deram, seja porque apanhou várias flores, folhas e galhos num passeio perto de casa: há muitas formas de decorar com flores secas e fazer combinações especiais.

Como fazer arranjos de flores secas?

Vamos mostrar-lhe alguns exemplos mais tradicionais e outros mais invulgares, para que possa, como tal, perceber a panóplia de oportunidades que tem para deixar a sua casa ainda mais bonita.

Mas temos um recado ainda para lhe dar: o destaque deve ser sempre o arranjo de flores secas. Nesse sentido, aconselhamos a que arranje sempre um vaso bonito, mas de linhas, cores e até padrões minimalistas. Caso contrário estará a tirar protagonismo ao que realmente merece, que são as flores, pois claro.

Arranjo comum

Aqui o que pode fazer é secar flores de um ramo que lhe tenham oferecido ou que tenha comprado e pelo qual se apaixonou. Poderá também fazê-lo com o seu ramo de noiva, guardando, assim, para sempre uma bonita memória de um dos dias mais especiais da sua vida.

Veja mais abaixo como secar as suas flores em casa.

Cortina de flores secas

Um truque diferente e completamente inesperado é fazer uma cortina de folhas presa num galho que encontre pelo chão. Depois deve amarrar fios de ráfia no galho e pendurar flores e folhas como desejar, fazendo as suas próprias combinações.

Pode usar como um elemento de decoração de parede, conferindo, assim, uma graça especial àquele canto de casa ao qual não sabia o que fazer. Fica lindo, por exemplo, no hall de entrada.

Flores de algodão

Nesta altura do ano encontramos também muitos galhos com flores de algodão, que são a representação perfeita do outono.

Se tiver um estilo de decoração mais rústico, tanto melhor, porque vai combinar perfeitamente.

Se, por outro lado, a decoração de casa for mais contemporânea e moderna, então, estas combinações vão criar um contraste, fazendo com que o arranjo de flores de algodão não passe despercebido aos olhos de ninguém.

Arranjos com pampas

As pampas estão verdadeiramente na moda: não há it girl ou decoradora que não as use num qualquer canto de casa. Sejam mais pequenas ou de maiores dimensões criando uma imponência que deve ser usada com cuidado, as pampas são mesmo um must have quando o assunto é decorar com flores secas.

Porém existe um senão: se tem alergias, ou alguém da sua família, então, deve mesmo evitá-las, porque altamente potenciadoras de crises.

Galhos de madeira

Este é o tipo de decoração com flores secas mais simples que lhe podemos recomendar e o mais barato de todos, porque apenas consiste em recolher do chão alguns galhos, de diferentes cores, formatos e tamanhos.

Já em casa experimente diferentes combinações para ver o que acha.

Como secar flores naturais?

Existem diversas técnicas que ajudam a secar as flores naturais. Confira quais são e escolha o que mais se adequa à sua situação.

Prensado

Se as flores são pequenas e de talo fino, então, opte por este meio. As flores devem estar bem secas e envolvidas em para vegetal, depois é só colocá-las no meio de um livro e com bastante peso em cima desse livro. Espere cerca de dez dias e terá o seu próprio ramos de flores secas.

Flores secas ao ar livre

Este é um dos métodos de conservação de flores mais antigo que conhecemos. O que deve fazer é pendurar as flores para baixo, ficando presas pelo pé e amarradas com uma corda.

Depois coloque a secar numa zona que receba luz solar diretamente, mas que, ao mesmo tempo, seja bem ventilada. Verá mudanças a cada dia que passa até chegar ao ponto que deseja, o que pode demorar entre duas a quatro semanas, dependendo das condições e de como deseja as flores.

Secagem natural

Outro método também muito simples: basta deixar que a água existente no jarro de flores naturais vá desaparecendo, visto que assim as flores irão secar aos poucos por completo.

Onde comprar flores secas?

Como referimos, tem vários métodos e formas de aproveitar para fazer decoração com flores secas em casa, usando truques simples e caseiros. Mas se acha que não tem assim tanto tempo ou jeito para os trabalhos manuais, então, pode sempre já comprar feito, numa qualquer florista, mas também em lojas online. Veja alguns exemplos:

Veja também