Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
20 Jun, 2023 - 00:01

8 dicas para fazer o churrasco perfeito para os dias de calor

Mónica Carvalho

Mal chega o calor, a vontade é de sair para o jardim, juntar a família e os amigos e fazer o churrasco perfeito. Saiba como.

Se é à volta da mesa que se criam momentos especiais, o mesmo se pode dizer do churrasco perfeito. A família e os amigos no quintal, enquanto a música ambiente preenche o silêncio, entre gargalhadas e palavras de quem está de bem com a vida. Quer cenário melhor para o verão?

Mas será que já parou para pensar que fazer o churrasco perfeito não é só preparar uma refeição saudável e cheia de sabor? É, também, sobre todo um serão que despoleta o melhor que há em nós: a alegria, os sorrisos. Não é bem verdade?

Antes se começar, respeite sempre as regras de segurança para o churrasco perfeito:

  • lave bem as mãos antes de preparar os alimentos, depois de tocar em carne crua e antes de servir e comer;
  • descongele sempre os alimentos antes de cozinhar, a não ser que a receita que está a seguir diga especificamente o contrário;
  • mantenha sempre os alimentos separados:
  • não misture carnes cruas e carnes cozinhadas;
  • não misture peixes cruz e peixes cozinhados;
  • não misture vegetais crus e vegetais cozinhados;
  • utilize um termómetro para perceber se o alimento já está devidamente cozinhado ou corte para ter a certeza.

Como fazer o churrasco perfeito

As dicas não são nossas, mas sim de quem percebe muito do assunto. Falamos do chef de cozinha Jamie Oliver, conhecido em todo o mundo pela forma ligeira, descontraída e descomplicada como aborda a cozinha. Atente às sugestões.

Usar o equipamento certo

Pode parecer uma dica básica, mas o equipamento ideal para fazer o churrasco perfeito é mesmo um que funcione a carvão, pois dará aquele aspeto de chamuscado que tanto caracteriza os grelhados no churrasco.

A segunda coisa a ter em conta é o uso de uma tampa, que ajuda a travar o sabor e a manter a temperatura constante.

Respeitar o timing

O churrasco perfeito exige paciência e concentração, precisamente por esta ordem, visto que é preciso primeiro esperar que as chamas desapareçam e atentar ao facto de apesar grelhar o alimento quando o carvão fique branco / cinzento e brilhante.

Ter a temperatura certa

A melhor forma de testar o calor de um grelhador antes de colocar o alimento é tendo em conta o tempo que aguentamos ter a nossa mão a cerca de 12 centímetros da placa:

  • 6 segundos = calor baixo
  • 4 segundos = calor médio
  • 2 segundos = calor alto
preparar churrasco

Utilizar ferramentas adequadas

Quantas vezes deixou cair um pedaço de carne ou peixe? Quantas vezes se queimou enquanto preparava um churrasco? Não se preocupe, pois não está sozinho e isso só pode significar uma de duas coisas: ou que talvez não tenha grandes dotes culinários ou que está a utilizar as ferramentas erradas. Em qualquer superfície comercial encontra kits que o ajudarão a preparar e confecionar o churrasco perfeito.

Fazer os seus próprios hambúrgueres

Os hambúrgueres caseiros são melhores e tem a certeza dos ingredientes que está a comer, bem como a sua origem e qualidade. E é tão simples de preparar… Escolha carne de boa qualidade, tempere com sal e pimenta e leve a grelhar. Nada mais simples!

Grelhar mais peixe

É natural que nos lembremos de imediato da carne quando falamos em churrasco. Porém, e o peixe? Obtém resultados perfeitos! Basta lembrar-se do bem que lhe sabem as sardinhas de São João, por exemplo. Mas há muitos outros peixes ótimos para grelhar, como truta, robalo, salmão, bacalhau…

Nunca esquecer a marinada

Quando as receitas indicam: “deixar a marinar durante algumas horas, preferencialmente durante toda a noite” não é à toa. É precisamente esta marinada e este tempo de atuação da mesma que permitem que o alimento a cozinhar adquira o sabor do preparado colocado e permita criar sumo suficiente para que a carne não fique seca.

Não utilize a marinada toda no início da preparação da carne, mas sim para ir barrando a carne, o peixe ou vegetais co um pincel a cada dez minutos.

Não estragar os vegetais

Apesar de ser um tipo de comida mais tipicamente carnívora, na verdade, também pode confecionar vegetais e com que bela refeição irá ficar.

Deverá cortar os vegetais em rodelas uniformes e, sem qualquer tempero, colocar a grelhar. Só quando estiverem prontas, deverá temperar com um pouco de azeite, sal e vinagre.

Siga as dicas de quem sabe para preparar o churrasco perfeito e diga-nos como correu a experiência! Bons cozinhados!

Veja também