ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Paula Carvalho
Paula Carvalho
20 Nov, 2020 - 19:24

5 dicas para tirar o máximo partido da Black Friday

Paula Carvalho

Já está a preparar a maratona da Black Friday? Então, não se esqueça de ter em conta as nossas 5 dicas essenciais para aproveitar ao máximo as promoções.

5 dicas para tirar o máximo partido da Black Friday

A Black Friday pode até ser uma tradição tipicamente americana, mas já foi adotada também pelos portugueses. Trata-se da sexta-feira a seguir ao dia de Ação de Graças, que coincide quase sempre com a última de novembro, e marca a abertura de época de compras para o Natal.

Nesse dia, ou nalguns casos na semana ou até no mês que o antecede, os comerciantes oferecem grandes promoções e descontos aos seus clientes, pelo que é considerada a maior e melhor altura de compras de todo o ano.

Porque nem sempre é fácil encarar uma jornada intensa nas lojas, em batalhas constantes com outras pessoas que procuram as mesmas oportunidades imperdíveis, decidimos ajudar.

Assim, se quiser tirar o máximo proveito possível da sua Black Friday, sem stress e assegurando as melhores compras para as festas e para o resto do ano, siga as nossas 5 dicas absolutamente essenciais.

5 formas de tirar o máximo partido da Black Friday

tirar partido da black friday

1. Desenvolva e implemente uma estratégia

A Black Friday não é um dia de compras divertido e relaxado: é uma experiência exigente, que deve ser encarada como tal.

Assim, desenvolva um plano estratégico, no qual vai listar exatamente os itens que pretende adquirir e quanto está disposto a dar, no máximo, por cada um deles.

Ao longo do dia, resista às agressivas estratégias de marketing dos vendedores e compre apenas aquilo de que precisa, pelo valor que previamente definiu.

Dica extra: organize o seu roteiro pelas lojas, sabendo que deve dar prioridade àquelas que vendem os produtos mais procurados e que por isso tendem a esgotar, como por exemplo eletrónica e brinquedos.

2. Faça uma pesquisa comparativa

Antes de avançar para o terreno, faça uma pesquisa online sobre os produtos que pretende adquirir, não só a nível das suas características, eventuais acessórios e qualidade, mas também sobre os melhores preços e ofertas de cada estabelecimento.

Quando sair para as compras, faça-o já munido de todas as informações, para ter de ir apenas às lojas onde realmente está o que deseja, ao preço que estipulou.

Por vezes, encontrará melhores negócios online do que nas próprias lojas – e sem as confusões habituais. Se for o caso, além da necessária atenção à segurança, confira apenas os portes de envio, que podem transformar um bom negócio numa perda de tempo e dinheiro.

Dica extra: leve sempre consigo os anúncios publicitários que o levaram a decidir por aquela loja ou produto. Assim, não só terá à mão todos os elementos de que necessita, nomeadamente nomes, referências, preços, etc., como pode ainda fazer valer as promoções anunciadas, em caso de dúvida.

3. Informe-se sobre o regulamento das lojas

Algumas lojas têm condições especiais que podem funcionar a seu favor como, por exemplo, igualar os preços de outras que tenham determinado produto mais barato ou aumentar o tempo de troca durante o período de Natal.

Por outro lado, as políticas de troca e devolução tendem a ser cada vez mais rígidas. Assim, compensa-lhe saber exatamente quais as normas por que cada estabelecimento se rege antes de decidir fazer compras no mesmo.

Dica extra: o tempo de troca é importante porque vai estar a comprar com quase um mês de antecedência. Por outro lado, nunca se esqueça de pedir o respetivo talão, caso contrário não lhe será possível fazê-la de todo.

4. Comece as compras bem cedo

Para usufruir das melhores oportunidades, quer a nível dos descontos quer a nível dos produtos em si, garantindo que aquilo que pretende ainda não esgotou, organize a sua expedição de compras para bem cedo.

Antes de sair de casa, confira os horários e respetivas promoções das lojas que pretende visitar. Verifique ainda se não há condições especiais extra para os primeiros clientes a chegar aos estabelecimentos.

Dica extra: comprar durante a Black Friday com cartões de crédito que oferecem cashback pode ser uma vantagem, principalmente se forem compras de valores mais elevados. Inclusive, algumas instituições financeiras criam condições especiais de cashback para a Black Friday, como é o caso do cartão de crédito da UNIBANCO, que está a oferecer até 200 euros de volta nos primeiros 12 meses após a atribuição do cartão. Por exemplo, se gastar mais de 500 euros, receberá 20 euros mensais, sendo que a oferta de cashback poderá chegar até aos 200 euros em 12 meses. Saiba mais.

5. Prepare-se adequadamente

Recorde-se que este dia vai ser intenso e que terá de caminhar bastante, deslocando-se de loja em loja e dentro das mesmas. Assim, vista-se apropriadamente, em camadas fáceis de pôr e tirar.

Além disso, leve consigo alguns snacks saudáveis, como fruta ou uma sandes, bem como uma garrafa de água.

Dica extra: recrute um amigo para ir consigo às compras. Além de ser mais divertido, em dupla podem cobrir mais terreno e encontrar mais facilmente todos os itens das respetivas listas.

Por fim, resta-nos apenas desejar que tenha a melhor experiência possível nesta Black Friday que se avizinha e… mantenha a calma. Afinal, por muito elevado que seja o desconto, é só um objeto. Recorde-se que a época que se avizinha é sobre família, paz e felicidade. Dito isto, boas compras e boas poupanças!

Veja também