Paula Carvalho
Paula Carvalho
14 Nov, 2019 - 11:16
5 dicas para tirar o máximo partido da Black Friday

5 dicas para tirar o máximo partido da Black Friday

Paula Carvalho

Já está a preparar a maratona da Black Friday? Então, não se esqueça de ter em conta as nossas 5 dicas essenciais para aproveitar ao máximo as promoções.

O artigo continua após o anúncio

A Black Friday pode até ser uma tradição tipicamente americana, mas já foi adotada também pelos portugueses. Trata-se da sexta-feira a seguir ao dia de Ação de Graças, que coincide quase sempre com a última de novembro, e marca a abertura de época de compras para o Natal.

Nesse dia, os comerciantes oferecem grandes promoções e descontos aos seus clientes, pelo que é considerada a maior e melhor altura de compras de todo o ano.

Porque nem sempre é fácil encarar um dia intenso nas lojas, em batalhas constantes com outras pessoas que procuram as mesmas oportunidades imperdíveis, decidimos ajudar.

Assim, se quiser tirar o máximo proveito possível da sua Black Friday, sem stress e assegurando as melhores compras para as festas e para o resto do ano, siga as nossas 5 dicas absolutamente essenciais.

5 dicas imperdíveis para tirar o máximo partido da Black Friday

tirar partido da black friday

1. Desenvolva e implemente uma estratégia

A Black Friday não é um dia de compras divertido e relaxado: é uma experiência exigente, que deve ser encarada como tal.

Assim, desenvolva um plano estratégico, no qual vai listar exatamente os itens que pretende adquirir e quanto está disposto a dar, no máximo, por cada um deles.

Ao longo do dia, resista às agressivas estratégias de marketing dos vendedores e compre apenas aquilo de que precisa, pelo valor que previamente definiu.

Dica extra: organize o seu roteiro pelas lojas, sabendo que deve dar prioridade àquelas que vendem os produtos mais procurados e que por isso tendem a esgotar, como por exemplo eletrónica e brinquedos.

O artigo continua após o anúncio

2. Faça uma pesquisa comparativa

Antes de avançar para o terreno, faça uma pesquisa online sobre os produtos que pretende adquirir, não só a nível das suas características, eventuais acessórios e qualidade, mas também sobre os melhores preços e ofertas de cada estabelecimento.

Quando sair para as compras, faça-o já munido de todas as informações, para ter de ir apenas às lojas onde realmente está o que deseja, ao preço que estipulou.

Dica extra: por vezes, encontrará melhores negócios online do que nas próprias lojas – e sem as confusões habituais. Se for o caso, além da necessária atenção à segurança, confira apenas os portes de envio, que podem transformar um bom negócio numa perda de tempo e dinheiro.

Dica extra 2: leve sempre consigo os anúncios publicitários que o levaram a decidir por aquela loja ou produto. Assim, não só terá à mão todos os elementos de que necessita, nomeadamente nomes, referências, preços, etc., como pode ainda fazer valer as promoções anunciadas, em caso de dúvida.

3. Informe-se sobre o regulamento das lojas

Algumas lojas têm condições especiais que podem funcionar a seu favor como, por exemplo, igualar os preços de outras que tenham determinado produto mais barato ou aumentar o tempo de troca durante o período de Natal.

Por outro lado, as políticas de troca e devolução tendem a ser cada vez mais rígidas. Assim, compensa-lhe saber exatamente quais as normas por que cada estabelecimento se rege antes de decidir fazer compras no mesmo.

Dica extra: o tempo de troca é importante porque vai estar a comprar com quase um mês de antecedência. Por outro lado, nunca se esqueça de pedir o respetivo talão, caso contrário não lhe será possível fazê-la de todo.

4. Comece as compras bem cedo

Para usufruir das melhores oportunidades, quer a nível dos descontos quer a nível dos produtos em si, garantindo que aquilo que pretende ainda não esgotou, organize a sua expedição de compras para bem cedo.

O artigo continua após o anúncio

Saia de casa descansado, relaxado e pronto para encontrar cada um dos itens da sua lista.

Dica extra: confira os horários e respetivas promoções das lojas que pretende visitar online, antes de sair de casa para a Black Friday. Verifique ainda se não há condições especiais extra para os primeiros clientes a chegar aos estabelecimentos.

5. Prepare-se adequadamente

Recorde-se que este dia vai ser intenso e que terá de caminhar bastante, deslocando-se de loja em loja e dentro das mesmas. Assim, vista-se apropriadamente, em camadas fáceis de pôr e tirar.

Além disso, leve consigo alguns snacks saudáveis, como fruta ou uma sandes, bem como uma garrafa de água.

Dica extra: recrute um amigo para ir consigo às compras. Além de ser mais divertido, em dupla podem cobrir mais terreno e encontrar mais facilmente todos os itens das respetivas listas.

Por fim, resta-nos apenas desejar que tenha a melhor experiência possível nesta Black Friday que se avizinha e… mantenha a calma. Afinal, por muito elevado que seja o desconto, é só um objeto. Recorde-se que a época que se avizinha é sobre família, paz e felicidade. Dito isto, boas compras e boas poupanças!

Veja também