Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
03 Nov, 2020 - 15:58

6 dicas para poder realmente poupar com a Black Friday 2020

Ekonomista

Com o planeamento certo e alguma disciplina, a Black Friday pode ser uma oportunidade para poupar naqueles artigos que tem debaixo de olho. Saiba como.

mulher pesquisa preços no tablet para poupar nas compras da black friday

Poupar na Black Friday é possível, basta que pense com antecedência nas compras que vai querer fazer e elabore um plano de ação.

Todos sabemos que os descontos anunciados, quer sejam realmente vantajosos ou não, são sempre sedutores. E a mera possibilidade de estarmos a fazer um bom negócio é muitas vezes apelo suficiente para nos fazer gastar mais do que aquilo que queríamos.

Por isso, e de modo a que a Black Friday seja realmente uma oportunidade de poupança, há algumas estratégias que pode por em prática antes e durante o grande dia. E quanto mais cedo se organizar, mais conseguirá poupar!

Como poupar na Black Friday 2020 em seis Passos

1

Elabore uma lista dos produtos que pretende adquirir

Sabe aquele artigo de tecnologia que anda a namorar há uns meses ou aquela mala que não lhe sai da cabeça? Pois então, se esteve a adiar esta ou aquela compra na expectativa de o preço baixar, a Black Friday pode ser a oportunidade ideal.

Mas não basta esperar pelo dia e depois logo se vê. Pense criteriosamente e com a devida antecedência no que precisa de comprar. Faça uma lista, estabeleça prioridades e estipule um orçamento de acordo.

Assim, por muito boas que as promoções lhe pareçam na hora, vai ser mais fácil resistir a tentações e seguir o plano que definiu.

2

Pesquise preços de antemão

Pesquise de antemão, e em diferentes sites e lojas, os preços dos produtos que incluiu na sua lista. Vá guardando registo dos valores. Desta forma, não só fica com uma ideia de onde pode ser mais vantajoso comprar, como na hora da verdade vai poder tirar as teimas. O produto em causa está, de facto, em rebaixa? E o desconto anunciado, é mesmo de 50%?

Além disso, no próprio dia, pode recorrer a um comparador de preços, para ter a certeza de que tira partido das melhores promoções existentes.

3

Comece as suas compras logo no início do dia

Na verdade, os melhores descontos têm tendência a surgir logo no início do dia. Por isso, não deixe para mais tarde o que pode fazer bem cedo. Mesmo que isso signifique ficar acordado até às 00h00, sobretudo se fizer as suas compras online.

É que dependendo da procura, o artigo em que está de olho pode esgotar no espaço de minutos. Mas se estiver a postos assim que a promoção comece, é menos provável que corra o risco de ficar sem o que queria.

Ainda que possam aparecer novas baixas de preços durante o resto do dia, o habitual é que os preços mais apetecíveis surjam logo nas primeiras horas.

poupar na black friday
4

Antes de pagar, registe o preço do produto que quer adquirir

Infelizmente, na altura de vender um determinado produto, há lojas que tentam negar o desconto que anunciaram. No comércio online, acontece, por exemplo, quando ao adicionar o produto ao carrinho de compras, o preço muda para um valor mais alto.

Tirar uma foto ou fazer printscreen ao preço e ao produto, é uma forma de se salvaguardar. Deste modo terá como comprovar a informação prévia de desconto e pode mesmo exigir que a loja cumpra com a oferta anunciada.

5

Antecipe as suas compras de Natal

A Black Friday pode ser igualmente a ocasião certa para comprar os seus presentes de Natal em avanço e a um preço muito mais reduzido.

Se tal como fez para as suas compras, fizer com antecedência uma lista do que quer oferecer na quadra natalícia, então vai estar em condições de aproveitar as oportunidades que possam surgir.

Lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição e ao deixar tudo para a última, está a aumentar as probabilidades de gastar mais do que tinha planeado. E para piorar, ainda corre o risco de se esquecer do presente de alguém.

6

Compre apenas em sites fidedignos

Duvide sempre de preços demasiado bons para ser verdade. O preço é um dos melhores indicadores para sites cujo objetivo é extorquir dinheiro aos consumidores.

Para evitar este tipo de transtornos, antes de comprar seja o que for, certifique-se de que a loja existe e que fornece um serviço credível.

A forma mais simples de garantir isso é procurar pela identificação da empresa ou vendedor. Todas as lojas online estão obrigadas a apresentar essa informação no seu site, bem como os termos e condições de venda e as políticas de privacidade.

Além disso, para ter a certeza de que a ligação é segura, verifique se na barra de endereço lhe aparece a indicação https://. Se o site for realmente seguro estará acompanhado do símbolo de um cadeado.

Caso não conheça a loja, faça ainda uma pesquisa pelo nome. Se outras pessoas tiveram más experiências com essa loja, o mais provável é haver relatos disso algures online.

Veja também