Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
20 Nov, 2020 - 12:36

Compras de Natal antecipadas? Sim, há 3 razões para o fazer

Ekonomista

Evitar aglomerações de pessoas é uma ótima razão para este ano fazer as suas compras de Natal antecipadas. Mas há mais motivos e vantagens. Descubra quais.

Se já fez ou costuma fazer as suas compras de Natal antecipadas, está no caminho certo. Mas se ainda nem começou a pensar no assunto, é hora de o fazer.

Planear e a executar as suas aquisições natalícias muito antes da semana que antecede o grande dia, é uma boa prática em qualquer altura. Mas tendo em conta as regras de distanciamento social a que a pandemia nos obriga, este ano, por maioria de razão, é particularmente importante evitar filas e grandes aglomerados de pessoas.

Além de cuidar da sua segurança e da dos outros, há mais motivos e vantagens em fazer as compras de Natal antecipadamente. E até alguns truques para que o possa levar a cabo da forma mais eficaz possível. Ora veja.

3 vantagens em fazer compras de Natal antecipadas

1. É mais leve para a sua carteira

Fazer compras de Natal antecipadas ajuda a travar despesas exageradas, não só porque evita os preços astronómicos que muitas lojas praticam por essa altura, mas também porque tem mais tempo para ponderar e pesquisar alternativas, evitando os desesperos de última hora.

Se planear atempadamente, determinando com antecedência o tipo de prendas que pretende adquirir, vai ainda poder aproveitar quaisquer eventuais promoções e condições especiais apresentadas pelos comerciantes ou sites, sem medo de que esgotem ou que cheguem atrasadas.

Nota: estudos realizados demonstram que se fizer as compras de Natal antes de meados de dezembro, tende a poupar cerca de 15 a 20% mais do que os compradores que optam por fazê-lo a partir de dia 20.

2. Contribui para a sua sanidade

Não vai ter de se enfiar no caos em que se transformam os shoppings e as ruas citadinas nas semanas antes do Natal, evitando o stress das filas sem fim, a ausência de locais para estacionar e as multidões de pessoas com um ar mais desesperado do que natalício.

Não vai precisar de considerar essa atividade na já interminável lista de coisas para fazer que surgem, espontaneamente, no limitado espaço de tempo da época natalícia.

3. Dá-lhe mais tempo para aproveitar a quadra natalícia

No início do mês de dezembro, convém estar focado só nas decorações natalícias e na forma como vai tornar a sua casa o mais festiva possível.

Fazendo as suas compras de Natal antecipadas, vai poder desfrutar mais do tempo que lhe resta até ao dia da consoada sem preocupações e a concentrar-se no que realmente importa: a família e os amigos.

Dicas imperdíveis para fazer compras de Natal antecipadas

compras de natal

Faça uma lista

  • Comece por fazer uma lista com as pessoas à quais vai dar prenda e respetivo valor que pretende gastar;
  • Sem se desviar do orçamento (nunca!), vá depois colocando algumas alternativas que poderiam ir ao encontro do gosto dos destinatários e do seu orçamento;
  • Se não se lembrar de nada, procure averiguar discretamente junto da pessoa, o mais cedo possível – para evitar desconfianças;
  • Além das prendas, não se esqueça que deve também considerar – e fazer listas – para: decorações e alimentos para a época festiva.

Mantenha-se atento aos bons negócios

  • Em posse da dita lista e uma vez que está com tempo, procure promoções, descontos e outras oportunidades que lhe permitam poupar algum dinheiro;
  • Inscreva-se nas newsletters das lojas que lhe agradam, pesquise os produtos que deseja nos respetivos sites, inscreva-se nos portais de descontos e mantenha os olhos bem abertos. Para ter a certeza de que está a fazer o melhor negócio possível, antes de tomar uma decisão final, avançando para a compra, compare preços e qualidade de cada produto da lista nas várias lojas em que o encontrou;
  • Se vir o que lhe parece ser um bom negócio, avance: não perca uma boa oportunidade à espera de outra que pode nunca aparecer; além disso, se for comprando as prendas aos poucos, não lhe pesa tanto na carteira.

Considere as compras online

  • Comprar online é prático, rápido e permite aproveitar as inúmeras promoções que são feitas na Internet;
  • Além disso, permite-nos seguir a lista de forma mais fria e sequencial, sem a interferência dos fatores emocionais e de marketing que experimentamos nas lojas;
  • No entanto, antes de seguir com a compra, tenha em atenção os prazos de entrega, que são de vital importância, e os portes de envio, cujo valor pode transformar qualquer poupança num custo excessivo.

Poupe a sério

Se quer poupar mesmo a sério, entrando para o ranking dos profissionais das compras de Natal antecipadas, aproveite os saldos e promoções de um ano para o outro.

Ouviu bem: a seguir ao Natal, as lojas fazem promoções absolutamente inacreditáveis nos mais variados tipos de produtos e, se se motivar a ser suficientemente organizado, pode aproveitá-las e poupar, às vezes, até 75%, fazendo já compras para o próximo ano.

Resumindo, as compras de Natal antecipadas permitem-nos poupar tempo e dinheiro, evitando períodos de stress e desfrutando de forma mais relaxada e verdadeira do espírito da deliciosa época festiva que se avizinha.

Boas compras e boas festas!

Veja também