Ekonomista
Ekonomista
10 Nov, 2022 - 09:00

Compras de Natal antecipadas? Há (pelo menos) 3 razões para o fazer

Ekonomista

Evitar filas, multidões e preços mais altos são ótimas razões para fazer compras de Natal antecipadas. Mas há mais motivos e vantagens. Descubra quais.

Compras de Natal antecipadas são sinónimo de poupança: por um lado vai encontrar preços mais em conta; por outro, terá mais tempo para planear o seu orçamento natalício. Numa altura em que o custo de vida está mais caro, planear, ajustar e comparar preços são boas práticas.

3 vantagens em fazer compras de Natal antecipadas

1

É mais leve para a sua carteira

Fazer compras de Natal antecipadas ajuda a travar despesas exageradas, não só porque evita os preços astronómicos que muitas lojas praticam por essa altura, mas também porque tem mais tempo para ponderar e pesquisar alternativas, evitando os desesperos de última hora.

Se planear atempadamente, determinando com antecedência o tipo de prendas que pretende comprar, vai ainda poder aproveitar eventuais promoções e condições especiais apresentadas pelos comerciantes ou sites, sem medo de que esgotem ou que cheguem atrasadas.

Nota: estudos realizados demonstram que se fizer as compras de Natal antes de meados de dezembro, tende a poupar cerca de 15 a 20% mais do que aqueles que optam por fazê-lo a partir de dia 20 de dezembro. Se o fizer na altura da Black Friday, mais dinheiro pode poupar.

2

Contribui para a sua sanidade mental

Não ter de enfrentar o caos em que se transformam os shoppings e as ruas nas semanas antes do Natal contribuirá com certeza para a sua saúde mental. Ao fazer as suas compras de Natal antecipadas vai evitar o stress das filas sem fim, a falta de estacionamento e as multidões de pessoas com um ar mais desesperado do que natalício.

3

Dá-lhe mais tempo para aproveitar a quadra natalícia

No início do mês de dezembro, convém estar focado nas decorações natalícias e na forma como vai tornar a sua casa o mais festiva possível.

Ao fazer as suas compras de Natal antecipadas, vai poder desfrutar mais do tempo que lhe resta até ao dia da consoada sem preocupações e a concentrar-se no que realmente importa: a família e os amigos.

Dicas imperdíveis para fazer compras de Natal antecipadas

Faça uma lista

  • Comece por fazer uma lista com as pessoas à quais vai dar prenda e o respetivo valor que pretende gastar;
  • Sem se desviar do orçamento, vá pensando em alternativas que podem ir ao encontro do gosto dos destinatários e do seu orçamento;
  • Se não se lembrar de nada, procure averiguar discretamente junto da pessoa, o mais cedo possível – para evitar desconfianças;
  • Além das prendas, não se esqueça que deve também considerar – e fazer listas – para: decorações e alimentos para a época festiva.

Mantenha-se atento aos bons negócios

  • Em posse da dita lista e uma vez que está com tempo, procure promoções, descontos e outras oportunidades que lhe permitam poupar algum dinheiro;
  • Inscreva-se nas newsletters das lojas que lhe agradam, pesquise os produtos que deseja nos respetivos sites, inscreva-se nos portais de descontos e mantenha os olhos bem abertos. Para ter a certeza de que está a fazer o melhor negócio possível, compare preços nas várias lojas que pesquisou;
  • Se vir o que lhe parece ser um bom negócio, avance: não perca uma boa oportunidade a aguardar por outra que pode nunca aparecer. Além disso, se for comprando as prendas aos poucos, não lhe pesa tanto na carteira.

Considere as compras online

  • Comprar online é prático, rápido e permite aproveitar as inúmeras promoções que são feitas na Internet;
  • Além disso, permitir-lhe-á seguir a lista de forma mais racional, sem a interferência dos fatores emocionais e de marketing que experimenta nas lojas físicas;
  • No entanto, antes de seguir com a compra, tenha em atenção os prazos de entrega, que são de vital importância, e os portes de envio, cujo valor pode transformar qualquer poupança num custo excessivo.


Resumindo, as compras de Natal antecipadas permitem-lhe poupar tempo e dinheiro, evitando períodos de stress e dando-lhe a oportunidade de desfrutar do espírito natalício completamente focado no que é essencial.

Veja também