Cidade das Profissões
Cidade das Profissões
19 Out, 2018 - 09:24
Dicas de sucesso na procura de emprego: 4 passos simples de sucesso

Dicas de sucesso na procura de emprego: 4 passos simples de sucesso

Cidade das Profissões

Não há fórmulas mágicas, mas há dicas de sucesso na procura de emprego. São 4 passos simples de dar e que vão fazer a diferença.

O artigo continua após o anúncio

Spoiler: Fórmulas mágicas para ter sucesso na procura de emprego, caro leitor, não existem. Ainda assim, há atitudes e processos que contribuem (e muito!) para que tal venha a acontecer. Nada de desanimar! Se procura por dicas de sucesso na procura de emprego, chegou ao sítio certo.

 4 dicas de sucesso na procura de emprego

entrevista de emprego

1. Saiba gerir as expetativas e entenda a gestão do “não”

Começamos mesmo pelo princípio. Conseguir um emprego é um processo complexo pelo que é natural que tenha de superar alguns desafios até à vitória final. Dito isto, a gestão de expectativas, e, mais concretamente, a “gestão do não” será, talvez, a dica mais importante que poderá encontrar ao longo deste artigo.

Tendo esta primeira dica em mente, e que será transversal a tudo o resto, se souber para onde vai, certamente chegará lá mais depressa, certo? A procura de emprego será tão mais eficaz quanto mais definido estiver para si o seu objetivo profissional e a sua proposta de valor. A palavra-chave é reflexão: o que quer mesmo fazer? Onde gostaria de trabalhar e porquê? E que valor tem a aportar à empresa em questão?

2. Comunique bem sobre o seu valor

Lembre-se que é único – não há mais ninguém igual a si – pelo que a sua proposta de valor será sempre diferenciadora. Daí a necessidade de a ter bem clara e, naturalmente, de a saber comunicar tanto nas suas ferramentas de procura de emprego (CV, email de candidatura, Linkedin, Portefólio, Websites, Cartões de visita, etc) como na tão desejada entrevista de seleção.

Aqui salientamos que na mesma medida em que o leitor é único e apresentará uma proposta diferenciadora também a empresa o é, pelo que não será pela replicação de candidaturas em massa que aumentará a sua possibilidade de sucesso.

3. Seja organizado na sua procura de emprego

Talvez seja ideal aproveitar este momento para refletir: quais os seus canais de procura de emprego habituais? Tem recebido contactos da parte dos empregadores? O que valoriza o mercado de trabalho na sua área profissional? Esta análise será importante para situar a sua ação neste processo, e perceber como poderá melhorar e em quê.

Desde já, e em termos práticos, ajuda ter um documento de registo, com indicação das empresas às quais se candidatou, quando, para que função (inclusivamente registar o perfil de competências na altura solicitado), e contacto da pessoa com quem terá interagido ou responsável pelo recrutamento.

Como procurar emprego: 8 dicas a não perder

4. Use bem as redes sociais

Depois, felizmente, existem redes sociais como o Linkedin, que nos permitem saber quem são essas pessoas, ou ainda perceber quem, naquelas empresas, trabalham no seu setor e (porque não?) solicitar conexão.

O artigo continua após o anúncio

Daqui se subentende que a aposta no alargamento da sua rede de contactos é muito importante. A ser verdade que no cenário laboral atual, cerca de 80% das vagas preenchidas não chegam ao  conhecimento geral, parece claro que o networking, se desenvolvido com uma perspetiva de enriquecimento mútuo, potencia as suas hipóteses de que os profissionais reparem em si.

A presença em seminários da sua especialidade, eventos de caráter formativo ou mesmo de feiras de produtos/serviços ligados à área do seu objetivo profissional pode render-lhe frutos.

Assim sendo, caro leitor… Mãos à obra! Atitude, organização, sorriso no rosto e… Parta para a luta!

Veja também: