Inês Pereira
Inês Pereira
30 Jan, 2019 - 13:15
Dormir de soutien: sim ou não?

Dormir de soutien: sim ou não?

Inês Pereira

Há quem o adore e quem o considere desconfortável. Mas afinal, pode ou não dormir de soutien? Está na altura de descobrir a resposta a esta questão.

O artigo continua após o anúncio

De renda, de algodão ou de licra: o que não falta nas lojas são opções no que se refere a soutiens. Existem modelos adequados a todos os gostos e, claro, todas as ocasiões e roupas. Ainda assim, esta é, provavelmente, a peça de roupa que gera mais discórdia e, até, algumas dúvidas. Ora, quer o adore ou o deteste, de certeza que em algum momento já se perguntou se deve ou não dormir de soutien.

A verdade é que muitas são as questões, os mitos e as opiniões que têm surgido em torno do soutien ao longo dos anos. Embora esta seja uma peça que faz parte do dia-a-dia de praticamente todas as mulheres, continua a ser associada a alguns perigos e desvantagens – ainda que erradamente.

Por isso mesmo, é importante que alguns mitos sejam esclarecidos. Desde a possibilidade de vir a desenvolver cancro à hipótese de ficar com o peito descaído, descubra agora se pode ou não utilizar o seu soutien durante o sono e se esta escolha lhe traz alguma consequência.

Saiba se pode ou não dormir de soutien

saiba se pode ou não dormir de soutien

Seja pela boca das mães, das avós, das amigas ou de um médico, poucas devem ser as mulheres que nunca ouviram alguém dizer que dormir de soutien era extremamente prejudicial para o peito e, até mesmo, para a saúde. Mas afinal esta informação é ou não verdade? Bom, a realidade é que não existe uma resposta definitiva e correta para esta dúvida.

Embora alguns especialistas recomendem que tire o soutien ao final do dia, outros afirmam que essa obrigatoriedade não existe e que tudo depende da sua preferência. A resposta varia de pessoa para pessoa, uma vez que todas as mulheres têm um corpo diferente e, como tal, também as suas necessidades de conforto são distintas.

Bem vistas as coisas, a utilização de soutien durante o sono não acarreta nenhum risco comprovado para a sua saúde. E sim, pode mesmo esquecer a ideia de que dormir de soutien possibilita o aparecimento de cancro – trata-se de um mito.

No entanto, é importante que saiba fazer as escolhas mais acertadas. Isto significa que, pelo menos durante a noite, deve optar por uma peça sem armação, já que os aros podem acabar por ferir o peito graças aos movimentos que faz enquanto dorme. Ponha também de parte os soutiens mais apertados ou com detalhes que possam de alguma forma prejudicar o seu bom sono.

Posto isto, deve escolher modelos sem aros ou mais desportivos para garantir o seu conforto, bem-estar e relaxamento noturno. É importante que nenhuma parte do seu corpo esteja impedida de movimentos durante o sono (e peito não é exceção).

O artigo continua após o anúncio

Em segundo lugar, o ideal é procurar peças feitas de materiais o mais naturais e respiráveis possível, especialmente quando o tema é roupa íntima. Deste modo, não só garante o seu conforto como protege a sua pele de problemas maiores, como alergias.

Talvez lhe pareça estranho mas, apesar da discórdia, existem pessoas que se sentem realmente mais confortáveis ao dormir com um apoio maior na zona do peito. Geralmente, mulheres com um peito maior e futuras mamãs podem mesmo sofrer com algumas dores, pelo que acabam por preferir a utilização desta peça íntima.

3 mitos que deve esquecer

1. Dormir de soutien não deixa os seios “descaídos”

É quase certo que já deve ter ouvido a teoria de que a utilização noturna do soutien faz com que o peito comece a ficar “descaído” mais precocemente. Contudo, é importante que compreenda que não existe nenhuma prova de que utilizar muitas ou poucas vezes esta peça (de noite ou de dia) esteja na origem do fenómeno. Comprovado está apenas que fatores como gravidezes, amamentação e, claro, a idade andam de mãos dadas com a gravidade no que se refere ao peito.

2. Dormir de soutien não deixa os seios mais firmes

Claro está que isto significa que dormir de soutien também não torna os seios mais firmes (outro mito). Dormir com esta peça por baixo do pijama não contribui de forma positiva nem negativa para a firmeza do seu peito.

3. Soutiens não interferem com o risco de cancro da mama

Por último, como já referido anteriormente: utilizar soutien durante o sono não aumenta a probabilidade de cancro na mama. Não existe qualquer evidência científica que comprove esta teoria.

O artigo continua após o anúncio

Veja também: