Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
09 Jun, 2020 - 11:36

Drive-in: saiba onde encontrar esta nova forma de lazer

Mónica Carvalho

Apesar de estarmos aos poucos a regressar à normalidade, ainda há muitos serviços limitados em termos de acesso. Daí a aposta no drive-in. Conheça-os.

drive-in

O drive-in é um local de serviços, comerciais ou de entretenimento, cujo acesso é feito com o cliente dentro do carro. Este hábito, importado dos Estados Unidos da América, ganha especial importância em altura de desconfinamento, em que progressivamente começamos a ter acesso às opções de lazer, de que tanta falta sentimos.

Ainda que já possamos ir ao teatro, ao cinema, assistir a um concerto, entre outras atividades, o acesso é limitado e obriga a regras adicionais de segurança, nomeadamente o uso de máscara em espaços fechados, pelo que o drive-in poderá trazer mais liberdade.

drive-in: confira as atividades que pode assistir

Cinema em drive-in

Liga Portuguesa de Futebol, Queimódromo – Porto

Estamos habituados a ver futebol em ecrãs gigantes em altura de campeonatos europeus ou mundiais, revelando-se, esses, como momentos de ligação e proximidade entre pessoas que não conhecemos de lado nenhum. É este um dos aspetos positivos do futebol: a capacidade de unir pessoas.

A pensar nisso, a Câmara Municipal do Porto está a criar um local onde os adeptos da Invicta possam assistir, de forma segura, dentro dos seus veículos, aos jogos de futebol jogos da Liga, que recomeçaram a 03 de junho.

“Temos um jogo que entusiasma desportivamente, mas que preocupa, que é um F.C. Porto-Boavista na noite de São João. Gostaríamos que os adeptos convivessem em tranquilidade, com todas as normas de segurança, sem estarem fechados num café”, adiantou Rui Moreira a 26 de maio, depois de uma reunião com o líder da Liga, Pedro Proença, com quem discutiu a ideia do drive-in a instalar no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade.

Concerto e jantar, Fábrica Braço de Prata – Lisboa

São 20 as salas que integram a Fábrica Braço de Prata, espaço habituado a receber diferentes eventos. A COVID-19 levou ao encerramento temporário, mas agora tudo muda. Desde meados de maio, que os concertos online organizados pela Fábrica Braço de Prata têm vindo a ser projetados simultaneamente nos muros do exterior, em sistema drive-in, com acesso a comida, para fazer desta uma experiência completa.

Por isso, cada pessoa, na segurança e intimidade do carro, poderá sair para jantar com os amigos, ou para fazer um programa romântico.

Os lugares são limitados e por isso terão de ser reservados antecipadamente, através dos contactos 968 599 969 ou [email protected].

Existe um consumo mínimo, relativo ao take away, de 5€ por pessoa e os concertos irão decorrer de segunda a sábado, das 21h30 às 22h30.

Cartaz do filme Clube dos Poetas Mortos
Não perca Carpe Diem: há 30 anos fomos admitidos no Clube dos Poetas Mortos

Magia e música, Estúdio 33 – Ansião

No mês em que a equipa “Luis de Matos Produções, Lda” assinala 25 anos de trabalho ininterrupto, a celebração ganhou um novo desafio: realizar o primeiro espetáculo de magia em formato drive-in.

Especialmente criado para acontecer no Estúdio33, tudo foi repensado, de modo a proporcionar um espetáculo adequado aos tempos que vivemos.

Mas não haverá apenas magia… Pelo Estúdio33 drive-in passarão:

  • 10, 18, 25 e 27 de junho: Luís de Matos DRIVE-IN
  • 12 de junho: Pete Tha Zhouk
  • 19 de junho: Noble
  • 26 de junho: Mário Mata (convidado especial José Cid)

Cinema ao ar livre, Campo de São Mamede – Guimarães

Já todos sabemos que o distanciamento social é a norma em tempos excecionais e, nesse sentido, 2020 obrigou-nos a pensar fora da caixa e a fazer regressar um clássico: o cinema em drive-in.

Partindo à boleia do 32º Cinema em Noites de Verão, organizado pelo Cineclube e pelo município de Guimarães, a tela de cinema irá erguer-se no Campo de São Mamede, à frente do castelo, que servirá como espécie de fundo numa “boca de cena” natural e histórica.

As pessoas usarão a frequência da rádio para ouvir o som do filme, pelo que as exibições apenas estão disponíveis para quem se deslocar de carro.

O festival de cinema ao ar livre em Guimarães irá decorrer durante o mês de agosto. Os títulos a projetar ainda não foram divulgados.

Festival de Cinema de Avanca, Avanca

Também o Festival de Cinema de Avanca, que acontece em julho, se rendeu ao estilo drive-in. Neste caso, as sessões não irão decorrer num único lugar, pelo que os filmes em competição vão ser exibidos em sistema drive-in, num espaço amplo do centro da freguesia e junto ao Centro de Artes.

Todavia, não sendo possível projetar neste formato, nomeadamente nas sessões diurnas, alguns filmes serão exibidos nas salas habituais, mas com uma forte redução da lotação. A título de exemplo, o Auditório Paroquial de Avanca passará de 1.000 lugares sentados para pouco mais de 200.

FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, Espinho

De Avanca, viajamos até Espinho onde irá decorrer o FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, cuja 16ª edição foi adiada para agosto, de 2 a 9.

“Entendemos que, agora mais que nunca, a cultura e a sociedade se aliam, trocam sinergias, movem-se juntas e equilibram-se”, pode ler-se em comunicado da organização do evento, que costuma realizar-se no Centro Multimeios de Espinho. Este ano, será expandido para um cinema drive-in a ser instalado na cidade, com as regras de higienização, distanciamento social e segurança adequadas.

Ainda assim, irão haver algumas mudanças: no âmbito do Programa de Indústria, será adiado o Training Ground, o Director’s Hub e as Industry Meetings. Como alternativa, serão organizadas, ao longo do ano e em formato online, conversas, entrevistas e debates que possam manter aberto o espaço de discussão do FEST.

Atividades que dão a sensação de normalidade e permitem retomar alguns hábitos sociais. Respeite sempre as regras de cada evento e divirta-se!

Veja também