Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
06 Ago, 2018 - 12:04

6 locais perfeitos para uma escapadinha com os miúdos no Norte de Portugal

Júlia Rocha

Precisa de ideias para a próxima escapadinha com os miúdos? Damos-lhe a conhecer alguns destinos bem interessantes e únicos.

6 locais perfeitos para uma escapadinha com os miúdos no Norte de Portugal

Uma escapadinha com os miúdos em férias ou fim-de-semana prolongado, não tem de significar ir para os sítios do costume. Descobrir novos cantinhos em território nacional pode originar ótimos momentos em família. Damos-lhe a conhecer sobretudo localidades e atividades a norte do rio Douro. Tome nota.

Escapadinha com os miúdos: 6 sugestões

1. Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira é um sítio encantador e por isso, perfeito para uma escapadinha com os miúdos. Tem montanha, tem rio e uma vertente cultural muito interessante. Leve as crianças a subir ao “Cervo” e admirar a escultura. Do mesmo local pode avistar os vizinhos espanhóis da Galiza; terminando o dia no Parque do Castelinho.

 

2. Caminha

Pertencente ao distrito de Viana do Castelo, Caminha é outro 3 em 1: praias (marítimas e fluviais) e campo, cultura e gastronomia. Aproveite para mostrar aos seus filhos o centro histórico muralhado, passar um dia numa praia fluvial ou marítima e aproveite para ir dar um passeio até Vilar de Mouros. Não faltam festas populares ao longo do ano (mais popular é a de São João D’Arga no fim de agosto), as crianças vão apreciar a animação.

 

3. Moledo

A primeira sugestão que lhe damos para um dia com crianças em Moledo do Minho é ir à praia. A praia do Moledo é considerada uma das melhores praias do norte de Portugal. Existe a possibilidade de fazer surf e algumas aventuras mais ou menos radicais por ali perto.

 

4. Ponte de Lima

A vila mais antiga de Portugal é um local romântico e calmo, muito bonito e ideal para uma escapadinha com os miúdos. Passear pela Ponte Romana e Medieval e explicar uma bocadinho da história que ali está representada é uma ideia. Ponte de Lima tem o bonito Parque da Guia, onde passar as horas de maior calor, antes de um passeio a canoa pelo Rio Minho, por exemplo.

 

5. Bragança

Vamos agora para Trás-os-Montes, onde miúdos e graúdos não podem deixar de experimentar a gastronomia. Pode levar os seus filhos ao Castelo de Bragança, um grande exemplar da arquitetura medieval, recheado de lendas de cavaleiros e princesas. Vá até ao Parque Natural de Montesinho e ao Parque Biológio de Vinhais, e não deixe de passar pelo Centro de Ciência Viva de Bragança.

 

6. Vila do Conde

Terminamos no litoral, bem perto da cidade do Porto. Além de estar perto da cidade (mas longe da confusão) e de ter praias magníficas, em pleno rio Ave está estacionada a Nau Quinhentista, que os seus filhos vão adorar. Esta nau é uma réplica de uma nau portuguesa da Carreira da Índia, do início do século XVI. Nesta construção, pretende-se ilustrar o ambiente vivido a bordo de uma nau daquela época bem como dar a conhecer o período quinhentista, ao mesmo tempo que conta uma parte da história de Vila do Conde.

 

Não lhe faltam locais no norte do país onde levar os seus filhos a passear. Tesouros mais ou menos conhecidos, para aproveitar em família.

Veja também: