Ekonomista
Ekonomista
25 Jan, 2024 - 11:05

8 dicas para atenuar a desvalorização do carro

Ekonomista

A conservação do carro está dependente de muitos factores. Saiba como atenuar a desvalorização do carro com estas dicas.

atenuar a desvalorização do carro

É logo no momento da compra, seja novo ou em segunda mão, que começa a desvalorização do carro.

Isso nota-se bem no momento de uma eventual troca, em que muitas vezes os proprietários não escondem a desilusão com o preço proposto.

Por isso é que se torna tão importante ter alguns cuidados com a manutenção, para atenuar a desvalorização do carro, pelo menos a um nível mais acentuado.

Siga esta lista de dicas para manter o seu automóvel em melhor estado durante mais algum tempo.

8 dicas para evitar a desvalorização do carro

Um carro deve ser cuidado, não só para funcionar na perfeição, mas também para que permita conseguir um preço aceitável quando decidir avançar para uma troca. Conheça a nossas dicas.

1

Manter a aparência exterior

O aspeto exterior conta muito para evitar a desvalorização do carro. Quanto mais cuidada estiver a pintura, menos o carro desvaloriza. Tente proteger a pintura das intempéries e outros efeitos do tempo.

Se tiver oportunidade de manter sempre o carro na garagem, melhor. Se não proteja-o na rua e tente reparar os danos que ocorrerem o mais depressa possível.

2

Cuidar do interior

O mesmo de aplica ao interior, com mais responsabilidade nos donos, uma vez que os interiores são da exclusiva responsabilidade de quem usa o carro.

Mantenha o carro limpo, sem lixo no chão e bem aspirado. Se for fumador, evite fumar dentro do carro.

3

Dar atenção às rodas

O aspeto das jantes também tem algum peso, assim como o estado dos pneus. Estes merecem atenção redobrada por questões de segurança.

A cada 10 mil quilómetros deve fazer o alinhamento da direção e a inspeção do sistema de suspensão. Vá verificando também as pastilhas dos travões.

4

Cuidar do motor

Não se esqueça de ir verificando os níveis do óleo do motor, os filtros e as velas. O mesmo se aplica à bateria.

Além de evitar a desvalorização do carro, está a apostar numa condução segura.

5

Manter as inspeções em dia

Esta dica é mais uma chamada de atenção. Ter as inspecções em dia, assim como o selo, entre outras coisas, é determinante para que o carro tenha um valor superior. Guarde os comprovativos e aproveite para manter todos os documentos do automóvel em ordem.

6

Fazer as revisões na marca

Poucas pessoas dão importância a este item, nomeadamente quem tem carros em segunda mão, mas a verdade é que um carro que tenha feito sempre as suas revisões na marca é muito mais valorizado. Podem ser mais caras, mas dão uma garantia melhor ao veículo, especialmente se o quiser vender.

7

Fazer uma condução segura

Este é a dica mais básica que lhe podemos dar. A forma como conduz tem impacto no aspeto interior e exterior do automóvel, assim como na sua performance.

8

Atenção à quilometragem

Regra geral, quantos menos quilómetros tem o carro, menos desvalorizado ele está. O desgaste é menor e por isso se está a pensar vender, vai render-lhe mais antes de “abusar” dos quilómetros percorridos. Se pensa comprar usado, tenha esta fator em conta também.

Veja também

Artigos Relacionados