Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
15 Jan, 2018 - 13:15

Saiba como fazer a roupa durar mais com estes 10 truques

Helena Peixoto

São verdadeiros truques de génio que vão fazer a sua roupa durar mais. Se os seguir, aquelas peças de roupa que pareciam que iam durar apenas uma estação, poderão durar uma vida!

roupa num cesto com frasco de detergente

Todos nós temos uma ou mais peças que são as chamadas peças de estimação: por mais danificadas que estejam,não conseguimos ver-nos livres delas! Pois bem…e se lhe disséssemos que existem técnicas e dicas bem simples que vão fazer a roupa durar mais

Falamos de rotinas, truques e pequenos passos que pode dar no dia a dia e que lhe vão valer muitos euros poupados em novas peças. Além disso, vai ter a vantagem de conseguir usar a camisa que tanto gosta sem que a mesma pareça que precisa realmente de ser colocada no roupão…vem connosco? 

10 DICAS GENIAIS QUE VÃO FAZER A ROUPA DURAR MAIS 

Podemos quase chamar-lhes de 10 mandamentos para conseguir fazer a roupa durar mais. Ponha em prática estes truques e surpreenda-se com o resultado.

roupa dobrada depois de lavada
1

Botões a descoser

Se tem um botão a soltar-se e não tem tempo ou material para o coser, não desespere! Basta pegar num frasco de verniz, de preferência transparente, e passá-lo sobre o fio. Isto vai atuar como uma espécie de ‘cola’ e impedir que se solte mais e que o botão caia.

2

Collants com foguete

Não há nada mais irritante do que vestir uns collants novos pela manhã e pouco tempo depois reparar que já tem um foguete (rasgão). Logo naquele dia que tem uma reunião importante! Sabia que existe um truque para remediar a situação?

Experimente pincelar a zona da malha puxada com um pouco de verniz das unhas transparente. Isto vai fazer com que a zona rasgada fique ‘presa’ e o verniz impede que a meia rasgue mais.

3

Fechos presos

Logo o seu blusão favorito… vai a abrir o fecho e um pouco de tecido entrou para a zona do zip indevidamente. Resultado? Fecho preso e outfit incompleto!

Pois bem, nós vamos dar-lhe excelentes notícias: não entre em stress. Pegue num pedaço de sabão e passe ao longo do mesmo para ser mais fácil de abrir. Este é, definitivamente, um dos melhores truques para fazer a sua roupa durar mais.

4

Sapatos de camurça sujos

Os sapatos de camurça têm tanto de bonitos e elegantes quanto de sensíveis e delicados. Se por acaso sujou aqueles sapatos de camurça que tanto adora, também não é motivo para desespero. Afinal, é possível voltar a deixá-los como novos!

Comece por retirar o lixo mais superficial e a sujidade mais entranhada com a ajuda de um pano ou escovinha. Depois, coloque uma chaleira com água a ferver e deixe o sapato a alguns centímetros de distância do vapor.

No final, é só passar muito suavemente uma lima das unhas e o resultado é incrível!

5

Manchas de água no couro

Tem calçado de couro com manchas de água? Simples! Pegue numa escova de dentes macia e coloque um pouco de vinagre sobre a mesma. Escove cuidadosamente e veja as manchas desapareceram.

6

Soutiens com aro exposto

Tem um soutien com aro que adora mas já está a ver-se o arame? Não se preocupe. Corte um pouco de adesivo da farmácia e tape o espaço pelo qual o arame está a espreitar. Problema resolvido por mais uns tempos com este que é um dos truques de génio que vão fazer a sua roupa durar mais.

7

Calças com vinco

O truque para fazer a roupa durar mais no que toca as calças é na verdade bem fácil e tem a ver com o seu armazenamento. Evite aqueles vincos aborrecidos e teimosos das calças guardando-as no roupeiro penduradas num cabide.

Muitas pessoas tendem a guardar os seus pares de calças nas gavetas dobradas, mas isso faz com que os vincos se comecem a formar e, pior do que tudo, consolidar sendo depois muito mais difícil de eliminar.

8

Não ignore as etiquetas

É uma das dicas que mais se ouve falar na hora de fazer a roupa durar mais, mas a verdade é que não pode nunca deixar de constar neste tipo de guia.

Porque ela é realmente fundamental para manter a sua roupa impecavelmente tratada! As etiquetas das peças de roupa são como que sua impressão digital.

É lá que sabe a sua composição, o que pode e não pode fazer com as mesmas. E sim, as indicações são para ser cumpridas à risca!

9

Guarde os soutiens corretamente

Um dos grandes erros que praticamente todos cometemos tem a ver com a forma como acondicionamos a nossa roupa interior – mais especificamente os soutiens.

Como é que costuma fazê-lo? Nós vamos adivinhar: encaixa uma copa na outra e guarda depois numa gaveta, certo? Errado. Para guardar os soutiens corretamente, de forma a manterem a forma das copas, coloque-os uns sobre os outros. Vão durar mais tempo.

10

Atenção à periodicidade com que lava a roupa

Finalmente, uma última dica de como fazer a roupa durar mais que certamente o pode surpreender: é daquelas pessoas mega organizadas e com tudo em dia e que após uma utilização de uma determinada peça de roupa a coloca imediatamente para lavar?

Pois bem, saiba que está a desgastar o tempo de vida das mesmas em vão. Se peças como roupa interior devem claro ser lavadas logo após cada utilização, outras como calças de ganga, casacos ou até camisolas de fora e camisas não necessitam de tanta frequência. Tudo depende do bom senso de cada um! 

Veja também