André Freitas
André Freitas Com: Marvin Tortas
22 Set, 2020 - 11:13

Como ter um Ferrari, Porsche ou Lamborghini por metade do preço

André Freitas Com: Marvin Tortas

Graças à partilha de componentes entre as marcas, hoje é possível ter um supercarro de prestações alucinantes a um preço bastante mais acessível.

Audi RS6

Sempre sonhou ter um Lamborghini, um Ferrari ou um Porsche e deliciar-se com o som e as sensações de motores potentes com elevado desempenho? Fruto da partilha de componentes entre as várias marcas numa tentativa de reduzir os custos de produção, este sonho está agora mais próximo. Continua a não ser barato, mas é sem dúvida mais acessível.

Comprar um superdesportivo é o sonho de muitas pessoas. Marcas como as italianas Lamborghini ou Ferrari, ou a alemã Porsche são símbolos de riqueza e sinónimo de potência e aventura.

No entanto, considerando que comprar um Lamborghini novo nunca custaria menos de 250.000€, por exemplo, o sonho dificilmente se tornará realidade para maior parte das pessoas.

Mesmo um Lamborghini usado dificilmente poderá ser adquirido por menos de 150.000€. E a este valor é preciso juntar os valores de manutenção e até de gastos em combustível (que são muito elevados nestes carros com umas simpáticas médias de 15L/100km).

Mas e se conseguir ter um destes carros de luxo por metade do preço, ou até por muito menos que isso?

como ter um supercarro por uma fração do preço

Se o que o que o faz sonhar com estes carros são os motores V8, V10 ou V12, as suas muitas centenas de cavalos e elevado desempenho, então a partilha de componentes poderá ter trazido uma nova esperança aos mais aficcionados dos petrolheads.

Depois de períodos conturbados em que chegou até a declarar falência (1978), a Lamborghini foi adquirida pelo Grupo Volkswagen em 1998. O resultado? Partilha de conhecimentos, plataformas de produção e motores entre as várias marcas do Grupo.

E tal como a Lamborghini, também a Bentley, a Porsche e a Bugatti fazem parte do Grupo Volkswagen.

Exatamente. Existem vários automóveis no Grupo Volkswagen que estão equipados com o mesmo motor que alguns Lamborghini, Porsche e até Bentley!

É certo que terá que abdicar de ter um automóvel com um design único e intemporal, e de touro dourado em fundo preto sob o capot, mas poderá usufruir da potência e desempenho de um Lamborghini, por um preço muito, muito inferior.

Seguindo ainda nos grupos automóvels, o Grupo Fiat engloba igualmente as marcas de superdesportivos de luxo Maserati e a Ferrari e produz os seus automóveis numa ótica de partilha de conhecimentos, tal como o Grupo Volkswagen

Estes são então alguns dos modelos que estão equipados com os mesmos motores que um Lamborghini, Porsche ou Ferrari, mas que custam metade, um terço, ou até um quarto do preço de um. E a cereja no topo do bolo? A maior parte deles dá para toda a família!

Lamborghini Huracán ou Audi R8

O Lamborghini Huracán foi lançado em 2014 com o objetivo de substituir um dos modelos mais rentáveis da marca – o Gallardo.

No entanto, comprar um Huracan implica desembolsar cerca de 270.000€. Comprar um carro por estes valores é completamente impensável para a maior parte das pessoas.

O Huracán está equipado com o mesmo bloco do motor que o Gallardo: um motor 5.2 litros V10, 5.204 de cilindrada, 610 cavalos e 560 Nm de binário.

Este modelo acelera dos 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, atingindo os 200 km/h nuns impressionantes 9,5 segundos. Consome, em média, 13.8 litros de gasolina por cada 100 quilómetros e é extremamente poluente: 330g/km a nível de emissões de CO2.

O coupé superesportivo de dois lugares da Audi, o R8, na sua versão Plus, está equipado com o mesmo motor 5.2 V10 do Lamborghini Huracán.

Com os mesmos 610 cavalos, o R8 atinge os 100 km/h em 3,1 segundos e tem como velocidade máxima 330 km/h.

O preço? Infelizmente, neste caso, não é muito inferior ao do Lamborghini Huracán, começando nos 240 000€.

Lamborghini Urus, Bentley Continental GT ou Audi RS6

O Lamborghini Urus é o SUV da marca italiana e foi lançado no ano de 2018.

Com um motor 4.0 litros V8 biturbo, 650 cavalos de potência, 3.996 de cilindrada e 850 N/m de binário, este modelo não fica a perder quando comparado com os restantes modelos da marca.

O Urus atinge os 100 km/h em 3,6 segundos e ultrapassa facilmente os 300 km/h.

A vantagem: é um carro que pode ser utilizado para programas em família, ou para uma aventura.

O Audi RS6 é a versão superdesportiva do Audi A6. Não é um SUV como o Urus, mas uma carrinha que alia a sua elevada potência à vertente familiar.

O bloco do motor 4.0 V8 biturbo do RS6 é o mesmo que o do Urus, e também o mesmo que utiliza a versão menos potente do novo Bentley Continental GT. Mas neste caso, debita “apenas” 600 cavalos e demora os mesmos 3,6 segundos a atingir os 100 km/h.

O motor da versão mais recente do Audi RS6 vem equipado com o sistema mild hybrid, que permite recuperar até 12 kW de potência e assim melhorar os consumos (que mesmo assim continuam a ultrapassar os 10 litros por cada 100 quilómetros).

A boa notícia? O preço. O anterior geração da Audi RS6 Avant está à venda no mercado por valores a rondar os 85 000€, e a nova geração tem um preço que começa perto dos 165.000€, praticamente metade do preço do Urus (300.000€).

Lamborghini Gallardo ou Audi RS6

O Lamborghini Gallardo deixou de ser produzido em 2013, o que significa que, nesta data, só pode adquirir um Gallardo usado. Mesmo assim, será difícil encontrar, em Portugal, um Gallardo por menos de 125.000€.

Mesmo já não se encontrando em produção, o Gallardo continua a fazer sucesso. Depois de em 2005 ter sido considerado pela revista Car Design News um dos dez carros mais bonitos do mundo, este modelo continua a ser um dos símbolos da Lamborghini.

O Audi RS6, na sua versão produzida entre 2006 e 2011, estava equipado com um motor V10 de 5.2 litros acoplado a uma transmissão automática ZF de seis velocidades. Este motor produzia 429 cavalos a 6.800 rpm e atingia os 100 km/h em apenas 5,1 segundos.

Este motor foi baseado no motor V10 de 5.0 litros do Lamborghini Gallardo que debitava 493 cavalos a 7.500 rpm.

A diferença de preços? Enorme. Tratando-se de carros usados, tudo dependerá do estado geral do automóvel, quilómetros percorridos, equipamentos extra, entre outros.

Os valores de um Audi RS6 podem ser tão baixos quanto 20.000€, que estão mais facilmente ao alcance do que os 120.000€ do Lamborghini Gallardo.

Porsche Macan ou Volkswagen Golf GTi

O SUV compacto e lider de vendas da Porsche, o Macan, cuja produção teve início em 2014, está equipado com um motor 2.0 litros que debita 252 cavalos, tem 1984 de cilindrada, 370Nm de binário e atinge os 100 km/h em 6,1 segundos.

O seu preço? É mais barato que os restantes supercarros desta lista, mas, mesmo assim, ultrapassa os 80.000€.

E se pudesse ter este mesmo motor, mas com “apenas” 230 cavalos? São menos 22 cavalos, é certo, mas não fica mal servido porque a diferença de peso é assombrosa.

Basta comprar um Volkswagen Golf GTI. E, no caminho, ainda poupa cerca de 30.000€.

Audi Q8 ou Porsche Cayenne

Na batalha entre estes dois SUV da Audi e da Porsche, a Audi vence a nível de potência, mas surpreendentemente, perde no preço.

O Audi Q8 é um pouco mais caro que o Cayenne, mesmo quando partilham o mesmo motor 3.0 litros V6 de 340 cavalos.

A diferença, para além do preço, é o binário: 450 Nm do Cayenne contra 500 Nm do Q8. Para atingir os 100 km/h, o Audi Q8 precisa apenas de 5,8 segundos. O Cayenne precisa de 6,2 segundos.

Ferrari 488 ou Maserati Quattroporte GTS

O Grupo Fiat é constituido por algumas marcas como a própria Fiat, a Alfa Romeo, Chrysler, Jeep, Ferrari e Maserati.

Estas duas últimas são marcas de luxo que produzem dos carros desportivos mais desejados em todo o mundo.

A Ferrari é mais conhecida, mas a Maserati é mais antiga. A primeira foi fundada em 1947 e a segunda em 1914. São ambas italianas e caras. Contudo, uma é (bastante) mais barata que a outra.

Desde 2002 que a Ferrari produz motores para a Maserati. Não é de espantar, portanto, que seja possível encontrar um Maserati com o mesmo motor que um Ferrari.

O Ferrari 488 e o Maserati Quattroporte GTS estão equipados com o mesmo motor 3.9 V8 biturbo.

O Ferrari debita 710 cavalos de potência e o Maserati “apenas” 530. Isso contribui para a diferença de 2,5 segundos para atingir os 100 km/h. O Maserati demora 5,5 segundos, e o Ferrari somente 3 segundos.

A nível de preços, o Ferrari ronda os 350.000€ enquanto que o Maserati os 200.000€. Uma diferença enorme, mesmo para quem tem muito dinheiro.

Sem dúvida que os automóveis fabricados pela Lamborghini, Porsche ou Ferrari são dos mais desejados no que aos desportivos de luxo diz respeito. No entanto, estas marcas apresentam preços que não estão ao alcance da grande maioria das pessoas.

Como tal, se sempre sonhou com a potência e desempenho de um destes carros, há soluções no mercado que lhe podem sair bastante mais em conta.

Veja também