Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
01 Ago, 2018 - 17:36

Filtro de ar de alto rendimento: vantagens e desvantagens

Marvin Tortas

Se gosta de modificar carros, certamente sabe o que é um filtro de ar de alto rendimento. Mas conhece as vantagens e desvantagens deste componente?

Filtro de ar de alto rendimento: vantagens e desvantagens

Trocar um filtro de ar normal por um filtro de ar de alto rendimento é uma das primeiras modificações a fazer quando queremos aumentar a potência do motor. Essa é a teoria. Mas será que é mesmo possível obter um maior rendimento alterando apenas um componente? E será que existem mais vantagens ou desvantagens ao utilizar filtro de ar de alto rendimento?

Como funciona o filtro de ar do motor

filtro de ar de alto rendimento

Antes demais, importa compreendermos como funciona o filtro de ar do motor e qual a sua principal função. Um filtro de ar é basicamente um componente composto por duas partes: uma estrutura de plástico e uma parte central feita de um material semelhante ao papel ou a uma esponja, que é responsável por filtrar o ar do exterior, filtrando todas as impurezas (como pó, pólen, pequenos detritos ou até mesmo insectos) para que ar entre no motor totalmente limpo e possa ter a máxima de eficiência na combustão.

Um filtro de ar em mau estado ou danificado pode trazer consequências bastante graves para o motor do seu carro. Se a filtragem do ar não for bem feita podem entrar pequenas pedras nas partes móveis do motor e o coração do seu carro poderá ficar bastante danificado. Outra das consequências de ter um filtro de ar demasiado sujo ou em mau estado é que a admissão de ar para o motor não é suficiente, fazendo com que haja um ritmo de explosões inconstantes, aumentando o consumo de combustível e dessincronizando as partes móveis do motor, e isto poderá também trazer custos elevados de reparação.

Conheça então as vantagens e desvantagens de trocar o seu filtro de ar normal por um filtro de ar de alto rendimento, e descubra se esta alteração valerá a pena, para o seu carro e carteira.

Vantagens e desvantagens de usar um filtro de ar de alto rendimento

Um filtro de ar de alto rendimento difere num filtro de ar normal por ter maiores orifícios na parte central do filtro, que permitem uma maior entrada de ar, aumentando o poder de combustão e por sua vez a potência do motor.

Vantagens

1. Permitem maior admissão de ar ao motor

Um filtro de ar de alto rendimento é pensado para aumentar a performance do motor do seu carro, deixando para isso que mais ar entre no motor, melhorando assim o poder de explosão do combustível, aumentado ligeiramente a performance do motor, sobretudo em recuperações e em altas rotações.

2. Podem ser lavados

Ao contrário dos filtros de ar normais, os filtros de ar de alto rendimento podem ser limpos e lavados, evitando assim que tenha que gastar dinheiro sempre que precisar de mudar o filtro de ar do seu carro.

3. Aguentam mais tempo

Um filtro de ar de alto rendimento, apesar de serem um pouco mais caro que um filtro de ar normal (custam sensivelmente 60€), poderá aguentar facilmente 100.000 quilómetros sem necessitar de ser mudado. E sem bem cuidado, poderá até aguentar toda a vida útil do automóvel.

4. Aumentam o barulho

Embora esta vantagem possa ser discutível, é um facto que o filtro de ar de alto rendimento aumenta ligeiramente o barulho produzido pelo motor. Se o seu objetivo é também com que o seu carro tenha um “rugir” diferente, então esta alteração ajuda-lo-á a concretizar o seu objetivo.

5. Esteticamente mais bonitos

Se a estética do motor do seu carro é importante para si, então vai gostar de ver um filtro de ar de competição. Geralmente a estrutura de plástico é laranja, o que contrasta bastante bem com o negro da maior parte dos componentes de motor, e dará um ar bastante mais desportivo ao coração do seu automóvel.

motor

Desvantagens

1. Aumenta os consumos

Um motor utiliza 14,6 partes de ar para uma parte de combustível. Ao aumentar a quantidade de ar que entra no motor, para que este rácio se mantenha, a injeção de combustível também irá aumentar, logo os consumos também serão maiores.

2. Aumenta o barulho do motor

Como dissemos, este fator tanto pode ser uma vantagem ou uma desvantagem para si. Caso goste de passar despercebido, então um filtro de ar não o ajudará nessa função uma vez que aumenta significativamente o barulho produzido pelo motor, tornando-o até um pouco “sintético”.

3. Deixa entrar mais impurezas

Para deixar entrar mais ar no motor, os orifícios do filtro têm que ser maiores, por isso um filtro de ar de alto rendimento poderá deixar entrar algumas impurezas indesejadas no motor do seu carro.

4. Melhorias de performance pouco significativas

Se está a pensar trocar o seu filtro de ar normal por um filtro de ar de alto rendimento apenas e simplesmente para obter mais performance do motor então poderá ficar decepcionado, pois dependendo dos cavalos e da cilindrada do seu carro, trocar este componente poderá apenas dar-lhe entre 2 a 5 cavalos de potência.

Veja também: