Ekonomista
Ekonomista
31 Ago, 2018 - 10:44
lidar com a ansiedade do regresso às aulas

10 dicas para lidar com a ansiedade do regresso às aulas

Ekonomista

O regresso às aulas pode gerar uma enorme ansiedade e nervosismo para si e para o seu filho, especialmente se há mudanças importantes.

O artigo continua após o anúncio

Se o seu filho vai mudar para uma nova escola, com novos professores ou novos colegas, quando os amigos poderão ser outros, tudo isso pode mexer com o sistema nervoso de toda a família lá de casa.

Na verdade, esta poderá ser uma fase complicada, mas que pode tornar-se mais serena com algumas dicas para lidar com a ansiedade do regresso às aulas. Confira-as de seguida e use-as para suavizar esta etapa mais difícil.

Saiba lidar com a ansiedade do regresso às aulas: 10 dicas

família prepara regresso às aulas

1. Transmita segurança e confiança ao seu filho

Mostre-se orgulhoso pelas conquistas do seu filho e confiante no seu sucesso nesta etapa. Pode até ensinar-lhe algumas coisas novas e interessantes, que poderá partilhar com o resto da turma, e fazê-lo sentir-se especial.

2. Se possível, faça o seu filho conviver com novos amigos antes

Se lhe for possível, caso conheça os pais de outras crianças que vão fazer parte da turma do seu filho, promova encontros entre eles, para que se conheçam e já não sejam estranhos quando a escola começar.

3. Crie um momento de partilha do dia

Indique ao seu filho que têm sempre um momento da partilha do dia, no qual ele poderá expor todos os seus receios e contar com o seu apoio para resolver problemas que possam surgir.

4. Diga-lhe que é normal sentir-se ansioso

É importante que o seu filho sinta que a ansiedade é comum a vários meninos que, como ele, vão começar uma nova fase das suas vidas. Isso vai fazê-lo sentir-se mais à vontade com os colegas.

5. Estimule-o a praticar uma atividade física de que goste

Se o seu filho fizer uma atividade física de que gosta, sentirá uma maior autoestima e também será uma forma de descontração perante a ansiedade que possa estar ou vir a sentir.

6. Vá levar e buscar o seu filho nos primeiros tempos

É importante que, para que o seu filho se sinta mais protegido nos dias iniciais, que o pai ou a mãe o vão levar à escola e também buscar no final das aulas. Assim, também poderá avaliar melhor o estado de espírito do seu filho antes e depois das aulas.

O artigo continua após o anúncio

7. Faça-o valorizar as aprendizagens que faz na escola

Para lidar com a ansiedade do regresso às aulas, mostre ao seu filho que o que aprende na escola é muito importante, valorizando as pequenas descobertas e aprendizagens que vai fazendo.

8. Prepare lanches nutritivos para o seu filho

Quando uma criança está nervosa e ansiosa, esquece-se frequentemente de se alimentar, uma vez que perde o apetite. Assim, vá preparando pequenos lanches nutritivos para o seu filho, para que se alimente bem.

9. Mantenha a rotina diária

Outra forma de lidar coma ansiedade do regresso às aulas é mantendo a hora de deitar e de fazer as refeições, bem como o  horário das atividades, pois será uma forma de transmitir segurança e previsibilidade ao quotidiano do seu filho.

10. Prepare o seu filho para ser autónomo

Deixar o seu filho muito dependente de si pode não ser nada bom. Pelo contrário, se o preparar desde cedo para ser autónomo esta fase será muito mais leve e descomplicada.

Veja também