Marta Maia
Marta Maia
21 Dez, 2018 - 04:09
Usar o multibanco online: vale a pena o risco?

Usar o multibanco online: vale a pena o risco?

Marta Maia

Usar o multibanco online é uma mistura de dois mundos ideais, mas será que é seguro? Saiba se vale a pena render-se às tecnologias bancárias.

O artigo continua após o anúncio

Que o multibanco foi das melhores invenções portuguesas de sempre, é quase senso comum. No entanto, o advento das novas tecnologias veio trazer uma nova perspetiva sobre os serviços bancários, e hoje praticamente todas as instituições bancárias oferecem serviços de multibanco online.

A oportunidade de efetuar operações e transações online veio abrir um enorme leque de possibilidades, mas também nasceram novas questões relacionadas com a segurança dos utilizadores que, até aí, não se colocavam. Isso fez com que, além de inovadores, os serviços de multibanco online se transformassem no maior desafio das instituições bancárias nos tempos que correm.

É natural, então, que surjam questões e dúvidas sobre os serviços de multibanco online. Por esse motivo, fomos reunir algumas respostas.

Multibanco online: tudo o que deve saber

multibanco online

O que é o multibanco online?

Os serviços de multibanco online são disponibilizados pelas instituições bancárias tradicionais nas respetivas páginas de Internet.

Através deles pode realizar as mesmas operações que normalmente concretiza nas caixas multibanco – à exceção, claro, de levantamentos e depósitos.

Além dos serviços normais, os portais de multibanco online ainda permitem realizar algumas operações que, regra geral, só se fazem ao balcão – e esta é uma das maiores vantagens destes serviços, porque evitam que o cliente perca tempo em filas de espera e seja obrigado a cumprir os horários das filiais dos bancos.

Como ter acesso?

Os serviços de multibanco online são, como já referimos, oferecidos pelas normais instituições bancárias, pelo que, para ter acesso, a primeira condição é ter conta num banco. Uma vez cliente, pode solicitar ao seu banco o acesso ao site do multibanco online – provavelmente terá de fazer um registo e assinar um contrato de adesão ao serviço que lhe dá a conhecer todas as regras.

O multibanco online é seguro?

Esta é uma das questões mais frequentes sobre os serviços bancários disponibilizados pela Internet. No entanto, a resposta é difícil de lhe dar, porque há muitas variáveis em jogo: a vulnerabilidade do sistema, a vulnerabilidade do seu computador, as precauções que toma, o tipo de operações que realiza…

O artigo continua após o anúncio

Ainda assim, há sempre pontos que podemos analisar, e o primeiro é logo a segurança dos sistemas bancários. Apesar de não ser do conhecimento geral dos utilizadores, todas as plataformas online que permitam a realização de serviços bancários (ou o simples acesso a informação bancária confidencial) têm de ser certificadas. A certificação é muito exigente e obriga a um sistema complexo de encriptação de informação, bem como à implementação de várias barreiras de identificação do utilizador.

Claro que, em teoria, nenhum sistema é inviolável, pelo que nunca ninguém poderá dizer-lhe que o risco de utilização do multibanco online é nulo; no entanto, as regras são tão apertadas e a certificação é tão exigente que não será fácil o sistema quebrar.

Outro ponto a ter em consideração são os seus próprios cuidados enquanto utilizador. Quando adere aos serviços de multibanco online o seu banco vai dar-lhe uma chave de acesso – que é diferente do PIN do seu cartão multibanco e só pode ser usada para aquele fim. A responsabilidade de manter essa chave bem guardada é, claro, sua. Se deixar que outras pessoas acedam a ela, não há muralha informática que lhe valha.

Também acontece que a segurança da utilização do multibanco online seja comprometida pelo seu próprio dispositivo: há vírus e programas maliciosos que “vigiam” a sua atividade e conseguem ver a que sites acede, o que vê e o que escreve em cada um. Quanto a estes programas, a segurança dos bancos nada pode fazer; é da sua responsabilidade manter o seu software atualizado e instalar um antivírus no computador que usa.

O que pode fazer no multibanco online?

Infelizmente, ainda não pode realizar a operação mais recorrente nos multibancos, que é levantar dinheiro. Também não pode depositar valores, mas há muitas coisas que o multibanco online permite fazer sem sair do conforto de casa.

Pode, por exemplo, fazer transferências e pagamentos. Também pode agendar transferências regulares, consultar os movimentos da conta e outras informações pessoais, e até subscrever novos serviços. Em alguns casos até pode obter aconselhamento sobre produtos e estratégias de poupança e investimento.

As vantagens de usar o multibanco online

A maior vantagem do multibanco online é o conforto: tudo se faz sem sair de casa. Além de poupar a viagem, também poupa tempo, porque na Internet não há filas de espera.

Outra vantagem é a liberdade de horários: os portais de multibanco online funcionam 24 horas por dia, todos os dias. Fica, assim, livre das restrições de horário dos balcões físicos, que tantas vezes são incompatíveis com os horários de quem trabalha.

O artigo continua após o anúncio

Ter acesso à sua conta através da Internet também o ajuda a manter-se muito mais em controlo dos movimentos. Na verdade, ir ao multibanco pedir um extrato bancário era uma tarefa cansativa e que exigia dedicação; agora, com a Internet, basta ligar o computador e ver, em tempo real, quanto dinheiro tem e para onde está a ir.

Estar no banco e na Internet ao mesmo tempo tem ainda a vantagem de lhe permitir procurar informações ao mesmo tempo que acede ao portal do banco. Pode parecer que esta vantagem pouca diferença faz, mas imagine avaliar um depósito a prazo podendo comparar, diretamente e em tempo real, aquela taxa com as da concorrência.

O que é preciso para usar o multibanco online?

Para usar o multibanco online só precisa de um computador com acesso à Internet. Vai também precisar da chave de acesso (tem de pedir ao banco) e convém garantir que o seu sistema está protegido contra ataques.

Usar o multibanco online poupa-lhe muito tempo e esforço, pelo que é um serviço no qual vale a pena investir. Se, ainda assim, não se sentir confiante em relação à segurança das operações, opte por realizar apenas aquelas que envolvem menos risco, como consultas.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp