Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
29 Abr, 2020 - 12:56

Toyota Yaris Cross: o que deve saber sobre o novo mini SUV japonês

André Freitas

O Toyota Yaris Cross vai entrar no competitivo segmento dos crossovers. Conheça as 10 principais características daquele que é 1º mini SUV com tração 4×4.

Toyota Yaris Cross

Nos últimos tempos temos assistido a uma preocupação generalizada relativamente ao segmento de SUV e mini SUV, um segmento que representa já 40% das vendas do mercado nacional. Desta feita, foi a fabricante nipónica que trouxe mais uma novidade, o Toyota Yaris Cross.

Este é o primeiro automóvel da Toyota neste segmento e nada melhor do que aproveitar o “embalo” de um dos seus maiores ícones para trazer uma novidade.

Conheça os detalhes mais importantes do novo modelo da casa de Aichi.

10 Coisas que deve saber sobre o Toyota Yaris Cross

Toyota Yaris Cross

1. Plataforma

O novo Toyota Yaris Cross adquiriu o nome de um dos modelos mais icónicos da Toyota na Europa. Uma denominação lógica, até porque partilham parte do mesmo ADN.

Com isto queremos dizer que o SUV do segmento B, apresentado recentemente, não foi desenvolvido sob uma plataforma única e faz uso da plataforma do Yaris.

Assim, para além de saber que está a providenciar uma plataforma conhecida, segura e com boa performance, consegue ainda “cortar” nos custos de desenvolvimento de uma novo solução, permitindo ao novo Toyota Yaris Cross ter um preço bastante mais em conta.

2. Design Exterior

Apesar de partilhar a mesma plataforma que o Yaris tradicional, isso não implica que este modelo seja apenas uma versão “mais altinha” do Yaris. Antes pelo contrário, estas versões têm as suas diferenças bem pronunciadas.

Este novo modelo apresenta algumas semelhanças com o RAV4, com um design menos robusto e mais compacto. No entanto, é um carro “capaz” de enfrentar algumas adversidades e que reserva algumas surpresas.

No que à estética diz respeito, a frente é imponente e desportiva. As óticas e a grelha frontal concedem-lhe um ar dinâmico.

Relativamente à traseira, esta também é surpreendente e elegante, onde se destaca o ar mais “robusto” concedido pelo guarda-lamas.

3. Design Interior

Toyota Yaris Cross

O interior desta nova versão é, praticamente, igual ao do Yaris citanino. Não é de todo uma surpresa ou uma má opção, uma vez que o Yaris foi recentemente renovado e conta com toda a conectividade e tecnologias mais recentes.

Para quem ainda não conhece o interior, este pode ser descrito como: simples, clean e que transmite uma boa sensação visual porque aparenta ser espaçoso.

Apesar de utilizar a mesma plataforma que o Yaris, esta versão Cross, certamente, terá mais espaço no habitáculo para os passageiros e na mala para as suas bagagens. 

4. Dimensões

Toyota Yaris Cross

Mesmo usando a mesma plataforma do Yaris, o Yaris Cross cresceu e ganhou alguns centímetros.

O Yaris Hatchback tem um comprimento exterior de 3,94 metros, uma largura de 1,69 metros e altura de 1,51 metros. Relativamente à distância entre eixos, esta é de 2,51 metros.

O novo Toyota Yaris Cross, por sua vez, apresenta um comprimento de 4,18 metros, uma largura de 1,71 metros e uma altura de 2,60 metros.

A distância entre eixos mantém-se a mesma, o que não surpreende uma vez que partilham a mesma plataforma.

5. Infoentretenimento

Toyota Yaris Cross

Nesta matéria, e tal como no ponto anterior, a Toyota não apresentou novidades.

Tudo indica que o sistema que vai ser utilizado nesta versão é o do Yaris atual. Este ecrã touch de 10 polegadas conta ainda com uns botões que servem de atalho para os que preferem o analógico.

Relativamente a funções de conetividade com o smartphone, destacam-se: Apple CarPlay e Android Auto.

6. Motorizações

A marca japonesa quer aproveitar ao máximo tudo o que de bom faz e que já deu resultados.

Com base nesta ideologia, as motorizações propostas também já são nossas conhecidas.

Como tal, o novo 1.5 a gasolina atmosfério de 3 cilindros, que privilegia o consumo em vez da performance, irá colocar as duas versões a funcionar: híbrida e não híbrida.

A motorização não híbrida irá produzir 91 cv de potência. A motorização com dois motores, ou seja, a híbrida por sua vez irá produzir no total 116 cv de potência.

7. Tração 4×4

Toyota Yaris Cross

Neste campo a Toyota trouxe um grande novidade. Aliás, uma novidade exclusiva do modelo recentemente anunciado.

Este é o primeiro e único automóvel deste segmento com tração integral (4×4). Para fazer face às exigências que possa enfrentar, sejam elas maiores ou menores, a Toyota decidiu equipar este “pequeno” com tração integral.

Este é um sistema de tração elétrico inteligente que é acionado automaticamente quando a aderência do automóvel estiver a diminuir para níveis que o exijam a sua ativação.

8. Concorrentes

O posicionamento deste automóvel é claro. E, neste posicionamento a concorrência é bastante elevada.

A Toyota tem uma lista enorme de concorrentes diretos ao Toyota Yaris Cross. Praticamente todas as marcas têm um modelo que compete diretamente com o novo Yaris.

Mesmo assim, a lista pode ser refinada tendo em conta o segmento da marca. Como tal, alguns exemplos de concorrentes do novo modelo são: Renault Captur, Peugeot 2008, Ford Puma, Nissan Juke, Hyundai Kauai, Citroen C3 Aircross, entre outros.

9. Data de lançamento

Acreditamos que este modelo vá despertar o interesse de muitos seguidores e aficcionados da marca. 

O Yaris Cross junta um dos modelos mais conhecidos e fiáveis da história da Toyota a um segmento com imensa procura, disponibilizando também uma versão híbrida.

Se é um dos potenciais interessados saiba que ainda vai ter que esperar um pouco. Este modelo só irá ser lançado em Portugal em 2021.

10. Preço

O preço ainda não foi oficialmente comunicado.

No entanto, e tendo em conta o histórico da marca e do Toyot Yaris, este deverá ser um carro com preços a rondar os 22 000€ para a versão híbrida (e mais apetecível).

Veja também