ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Filinto Melo
Filinto Melo
17 Nov, 2021 - 11:14

5 dicas para organizar um Natal sem derrapagens nas contas

Filinto Melo

Organizar um natal sem derrapagens no orçamento é meio caminho andado para que as festas corram pelo melhor. Siga estas dicas de poupança.

Organizar natal sem derrapagens

Depois de um Natal de mínimos, no ano passado, esta época festiva que se avizinha vai ser ainda mais importante. Família e amigos reunidos a celebrar a vida não significa que não consiga organizar um natal sem derrapagens ou loucuras no seu orçamento. Trace um plano e arregace as mangas, mas cuidado com o frio outonal.

Organize-se e evite a pressão para que tudo corra bem. Planeie a noite e antecipe as compras para ter uma consoada tranquila.

Criar um orçamento para o natal

O que sugerimos é que perca um pouco de tempo, antecipadamente. Decida quanto pretende gastar em presentes, decorações da casa e da mesa nas refeições da noite de Natal, deixando algo de lado para deslocações e eventualidades.

Abra o bloco de notas no telemóvel, uma folha um excel no computador ou papel e caneta. E comece.

5 etapas para o orçamento de consoada

1

Lista de convidados

Faça uma lista de convidados para a grande refeição. Confirme com antecedência os que vão pois só a partir daí conseguirá fazer um orçamento equilibrado.

2

Organizar a ementa

Organize a ementa para o jantar (e/ou almoço) e confirme-a com os convidados. Evitará alguns dissabores com convivas que tenham mudado hábitos alimentares, pode preparar antecipadamente o repasto e previne eventuais intolerâncias alimentares ou alergias de parentes e amigos que com o hiato natalício de 2020 possam ter ficado esquecidos.

3

Lista de ingredientes

A partir do momento em que tem a ementa, faça uma lista de ingredientes necessários. Além de evitar falhas, permite-lhe compra antecipada dos não perecíveis, como por exemplo o bacalhau. Evita também as confusões da época, algumas eventuais quebras de produtos e poupando na inflação dos preços em Dezembro. Nalguns casos, lembre-se que pode congelar alguns ingredientes e pratos, antecipando o trabalho.

4

Orçamento antecipado

Faça a partir destas listas um orçamento do que vai gastar e equacione algumas mudanças à ementa. Há muitas formas de conseguir uma ceia de Natal de encher o olho sem entrar em loucuras.

5

Cooperação com os convidados

Delegue o que puder. Explore as especialidades dos parentes e amigos. Se há algum familiar que tem dedo para fazer um pudim, entregue-lhe essa responsabilidade. Se há algum enófilo, deixe que seja ele a escolher os vinhos.

decorações de natal
Veja também Comprar decorações de Natal online: 7 lojas, imensa escolha


5 ideias para poupar nos presentes

Outra forma de organizar um natal sem derrapagens é na hora de decidir os presentes fazer o mesmo da preparação da consoada: organize, planeie e antecipe (ou adie). Decida quanto pretende gastar, qual o orçamento para prendas, e a partir daí encontrar o que vai alegrar os familiares e amigos.

1

Lista de quem vai receber presentes

Organize também uma lista a quem vai entregar os presentes. Anote os interesses de cada um e desde logo podem vir ideias de presentes, seja aquele amigo que tem o hobbie de culinária, o que está a montar casa ou o que adora música ou leitura.

2

Procurar promoções

Se a opção for comprar uma prenda, antecipe a visita às lojas, vá comparando preços e fique atento às promoções que virão antes de Dezembro, durante ou antes das chamadas Black Friday.

3

Cheques prenda

Em caso de dúvida, ofereça cheques-prenda. Cada vez mais generalizados, eles permitem que acerte em cheio no que querem os seus parentes e familiares. Apesar de ser visto como algo insípido, o cheque-prenda pode ser um prolongamento da noite de Natal: basta que convidemos o parente para em janeiro, e já com os preços mais em conta, ir em conjunto escolher o presente.

4

Faça os seus presentes

Faça você mesmo. Aquela prenda com mais significado é a que é feita por nós. Se tem queda para alguma arte, desde a culinária ao desenho, dê um pouco de si aos convidados. Se não tem mas gosta de manualidades, percorra a internet que decerto vai encontrar belas ideias.

5

Evite andar com o cartão de crédito

Evite levar o cartão de crédito para as compras, para não cair na tentação de comprar o que não pode. Mesmo que seja o presente ideal para o seu familiar mais querido.

Se pretender ser mesmo radical e poupar imenso no orçamento de prendas de Natal, entregue os presentes no dia de Reis. Após a azáfama natalícia, e já com os preços de saldo a chegar às lojas, os custos com os presentes podem diminuir drasticamente. E, claro, estaria mais de acordo com a tradição bíblica, pois quem deu os presentes ao menino Jesus foram os reis magos, a 6 de janeiro. Talvez eles já estivessem cientes de como organizar um natal sem derrapagens.

Veja também