Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
02 Dez, 2019 - 16:14

País de Gales: viagem de sonho a uma fatia do Reino Unido

Márcio Matos

No extremo do Reino Unido, País de Gales está repleto de história e tradição. Cidades como Cardiff ou Swansea têm muito para oferecer.

Castelo no País de Gales

O País de Gales é mais do que um mero país integrante do Reino Unido. É uma sociedade com características muito próprias e que tem o seu nome ligado à sucessão do trono inglês. Afinal, o herdeiro recebe sempre o título de Príncipe de Gales. Ou Princesa, que isto de os monarcas serem só homens é chão que já deu uvas.

A capital do País de Gales é Cardiff, uma cidade vibrante, repleta de pontos turísticos interessantes. Apesar de os meses de verão não assegurarem bom tempo, serão os mais acertados para agendar a sua visita. Sim, a probabilidade de chover em Gales é sempre elevadíssima.

O país é um destino fascinante e possui uma riqueza natural e patrimonial de grande relevo. Tem uma natureza repleta de beleza, trilhos para fazer caminhadas, que deixam qualquer um encantado e, ainda, castelos fascinantes.

Saiba mais sobre o País de Gales, terra de castelos

Palácio no País de Gales

Existem algumas curiosidades interessantes sobre o País de Gales, que vale a pena ficar a conhecer. Pronto para ficar a conhecer algumas delas? Ora, aqui vai,

  • Em galês, o nome do país é Cymru;
  • Esta é a nação que tem mais castelos por quilómetro quadrado;
  • Apesar de haver algumas estrelas do mundo do futebol naturais de Gales (como Ryan Giggs e Gareth Bale) o rugby é o desporto que gera mais paixão no país;
  • O hino nacional – Hen Wlad Fy Nhadau – significa “terra de meus pais”;
  • A bandeira tem duas listas com as cores branca e verde, indo o protagonismo para o Dragão Vermelho que ocupa grande parte da bandeira.

Os Castelos e Muralhas do Rei Eduardo

Os castelos de Beaumaris e Harlech, na região norte do País de Gales, mais precisamente no antigo principado de Gwynedd, são dois dos símbolos desta nação. Ambos foram construídos sob a responsabilidade do mais brilhante engenheiro militar da época, Jaime de São Jorge.

Os recintos fortificados de Caernarfon e Conwy estão também conservados de forma surpreendente. São um excelente e valioso testemunho que demonstra a qualidade da arquitetura militar medieval e da capacidade defensiva do tempo de Eduardo I, de Inglaterra.

Paisagem Industrial de Blaenavon

A produção de ferro e carvão levou o País de Gales a desempenhar um papel preponderante a nível mundial, ao longo do século XIX. Como consequência, “ganhou” uma Paisagem Industrial de grande dimensão.

Os vestígios dessa época áurea estão presentes em diversos pormenores, desde as casas de operários, a uma rede ferroviária primitiva, sem esquecer os fornos de fundição, caldeiras, minas de ferra e hulha, entre outros elementos que fizeram desta paisagem Património Mundial da UNESCO, em 2000.

Canal e Aqueduto Pontcysyllte

O Canal de Pontcysyllte é um excelente exemplo de uma autêntica façanha da engenharia civil, do período da Revolução Industrial.

Uma construção realizada no início do século XIX que foi uma verdadeira proeza pois, para se tornar realidade, teve de superar inúmeros obstáculos, nomeadamente geográficos.

Thomas Telford foi um célebre engenheiro, responsável pelo projeto da ponte-canal, uma obra monumental da arquitetura metálica.

É uma obra que serviu de exemplo e inspirou muitas outras que se seguiram, pois foi inovadora ao empregar conhecimentos revolucionários, na área da construção e da engenharia. 

Cardiff capital de Gales

Cardiff, capital do País de Gales

Além de ser a capital, esta é também a maior cidade do País de Gales. O ex-líbris do turismo em Cardiff será, provavelmente, o Castelo de Cardiff, pois a sua história é vasta e interessante. Está datado de 1081. No entanto, o arquiteto William Burges esteve na origem de uma profunda transformação que ocorreu em pleno século XIX.

Mas Cardiff tem outros pontos de interesse, nomeadamente outro castelo. Esse parece saído de um autêntico conto de fadas.

O Castelo Coch é uma construção vitoriana, erigida sobre os vestígios de um castelo normando. É um castelo fascinante, que possui passagens secretas no seu interior, além de masmorras e de outros pormenores que deixam qualquer um maravilhado.

A Baía de Cardiff é outro local muito procurado, assim como o centro de ciências interativo, conhecido como Techniquest. Outro dos pontos altos de uma visita a Cardiff é, certamente, a ida ao Museu Nacional de História St Fagans.

Highlands Escócia
Não perca Highlands: os encantos das terras altas da Escócia

Swansea

Outra cidade emblemática do País de Gales é Swansea. Uma cidade que possui inúmeros encantos naturais, paisagens deslumbrantes, praias fantásticas e jardins ideais para fazer um piquenique com os amigos, a família ou a cara-metade.

As ruínas existentes na cidade também encantam. O Castelo Oystermouth ou as suas ruínas impressionam e são um dos grandes atrativos locais, pois estão impecavelmente conservadas e oferecem todas as garantias de segurança, a quem visita o espaço.

O Museu Nacional da Orla Swansea – que faz parte do Museu Nacional do País de Gales – é fantástico e a entrada gratuita permite que todos os que visitam a cidade, invistam parte do seu tempo numa ida ao museu.

Para finalizar, pode sempre realizar um passeio pela baía de Sawnsea ou, então, pelo belíssimo Parque Singleton.

Veja também