Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
21 Jul, 2020 - 11:10

Praia da Comporta: o destino perfeito para as férias de verão

Teresa Campos

A Praia da Comporta é famosa pela sua beleza natural, areal branco e extenso e águas límpidas e tranquilas. Venha descobri-la!

vista sobre a praia da comporta

Para quem está a planear ir até à Praia da Comporta, temos o guia local de que precisa. Dicas úteis para saber, exatamente, onde fazer as suas refeições e o que fazer para ocupar o seu tempo de forma divertida e segura.

Certamente que com as nossas sugestões ainda vai ficar com mais vontade de ir até à Praia da Comporta e usufruir de todo o seu encanto e sossego, tão precioso em tempos de pandemia da COVID-19. Pronto para traçar o seu roteiro? Então, siga o nosso guia.

Praia da Comporta: tudo que precisa de saber

A Praia da Comporta fica no extremo sul da Península de Tróia e está inserida nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, daí toda a sua beleza natural.

As dunas, o areal e a qualidade da água do mar são excelentes, assim como os serviços de apoio tais como restauração/bar, instalações sanitárias completas, acesso a utentes com mobilidade reduzida e estacionamentos com sombra.

Esta praia possui certificação de qualidade ambiental ISO 14001 e foi a primeira praia do concelho de Grândola a ser galardoada com a Bandeira Azul da Europa, juntamente com as praias de Tróia-Mar e Tróia-Galé.

O que visitar

A Praia da Comporta reúne as condições ideais para a prática de surf, bodyboard, kitesurf e pesca desportiva. Sugerem-se ainda os passeios pedestres nos pinhais ou arrozais contíguos, onde é possível fazer bird watching.

De visita obrigatória é a Herdade da Comporta, onde pode ficar a conhecer a sua Adega e, também, o Museu do Arroz.

Praia do Pinheiro

Se procura um paraíso perdido para aproveitar o sol, o mar e o tempo para relaxar, fugindo às multidões, pode ir até a Praia do Pinheiro, onde vai encontrar um areal extenso, com dunas protegidas pela mata do pinhal.

O acesso é feito através do Herdade do Pinheirinho. Se não estiver com carro, pode seguir a pé por um percurso de 15 minutos.

Panorâmica geral de Tróia
Veja também Tróia: escapadinha a um paraíso mesmo à beira da porta

O que comer

Na zona da Comporta, encontrará uma vasta oferta de restauração, baseada em pratos confecionados com produtos da região, destacando-se o arroz, o peixe e o marisco.

restaurante armazém central

Armazém Central

Aqui, provará da melhor comida regional e ainda poderá ouvir cantares alentejanos na voz do grupo coral Os Mineiros do Lousal.

Contactos: +351 269 508 400 / [email protected]

restaurante talha de azeite interior

A Talha de Azeite

Situa-se na rua que atravessa Grândola de norte a sul, embora fique num recanto que dá acesso ao Centro Comercial de Grândola.
É uma referência na gastronomia local.

Contactos: +351 269 086 942 / [email protected]

restaurante azimute interior

Azimute

O restaurante Azimute oferece serviço buffet e/ou à carta. Na sua ementa, ganham destaque os pratos mais frescos e ricos, confecionados com produtos típicos da gastronomia alentejana.

Contactos: +351 265 499 080 / [email protected]

restaurante blue green interior

Blue & Green

O restaurante Blue & Green oferece um ambiente sofisticado e de design contemporâneo, com um menú de cozinha portuguesa inspirado nos sabores da região, ainda que com um toque de modernidade.

Contactos: +351 265 498 000 / [email protected]

Onde dormir

vista aérea pestana tróia

Aldeamento Turístico 2 – Pestana Tróia Eco Resort

Para quem preferir uma experiência em pleno contacto com a Natureza, este é o local ideal.

Contactos: +351 265 240 150 / [email protected]

vista exterior aqualuz tróia lagoa

Aqualuz Suite Hotel Apartamentos Tróia Lagoa

Aquecido pelo sol e banhado pelas águas do Atlântico, o Tróiaresort ergue-se na península de Tróia e fica a menos de uma hora de Lisboa.

Contactos: +351 265 499 000 / [email protected]

exterior enoturismo a serenada

A Serenada

Esta propriedade mantém-se na mesma família há mais de três séculos e tem uma forma única de tratar e acolher os hóspedes.
Fica em plena Serra de Grândola, a apenas 13km da costa alentejana.

Contactos: +351 269 498 014 / [email protected]

edifício do tróia design hotel

Blue & Green Tróia Design Hotel

Esta unidade hoteleira – galardoada com o Prémio Turismo de Portugal em 2010 – fica próxima das praias de areia branca e das dunas selvagens com trilhos que o levam até a alguns dos lugares belíssimos que compõem a Reserva Natural do Sado.

Contactos: +351 265 498 000 / [email protected]

Como chegar de carro?

Porto – Comporta
Percurso: A1
Distância: 393 km
Tempo médio: 3h35

Lisboa – Comporta
Percurso: A2
Distância: 119 km
Tempo médio: 1h19

Faro – Comporta
Percurso: A2
Distância: 206 km
Tempo médio: 2h30

Os encantos da Comporta são, de facto, muitos e variados e, por isso, já se tornou num destino obrigatório para muitos portugueses.

A Praia da Comporta é, particularmente, apetecível nesta altura do ano, embora a Reserva Natural do Estuário do Sado, onde se situa, seja lindíssima em qualquer estação.

Se não vai poder tirar férias este ano, não se preocupe. A Praia da Comporta também constitui um ótimo destino para uma escapadinha de fim de semana.

Veja também