Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
07 Nov, 2018 - 18:03

Raspberry Pi: o mini computador mais popular do mundo

Assunção Duarte

Criado originalmente para o mundo da educação, o Raspberry Pi conquistou centenas de utilizadores e é hoje uma plataforma de experimentação eletrónica global.

Raspberry Pi: o mini computador mais popular do mundo

Raspberry Pi é um mini computador, do tamanho de um cartão de crédito, que é constituído apenas por uma placa eletrónica. Muito semelhante a uma mother board de um computador convencional, esta placa está equipada com um processador e oferece a maior parte dos componentes que podemos encontrar numa placa CPU tradicional, como memória RAM, ligações USB, Internet e HDMI.

As versões mais recentes desta placa até já vêm com um módulo Wi-Fi e Bluetooth integrados.

Raspberry Pi: como funciona

Esta pequena placa possui portas ou slots para vários tipos de hardware que, ao serem ligados, permitem a comunicação entre os componentes e o seu funcionamento.

Para a placa Raspberry Pi funcionar é necessário ligá-la, em primeiro lugar, a um cabo de energia padrão e depois a um teclado ou rato e a um monitor ou ecrã de TV convencionais, para que o utilizador possa interagir com ela. Ao fazer estas ligações a placa irá funcionar como um verdadeiro computador.

O sistema operativo utilizado é o Linux, um software livre, cujo código fonte pode ser usado, modificado e distribuído por qualquer utilizador que respeite licenças de utilização abertas (tipo a GNU – General Public License). Isto quer dizer que é um software que poderá utilizar de forma gratuita, mesmo que seja para fins comercias, livre do pagamento de licenças.

Como o Rasberry Pi tem vindo a ganhar popularidade, a comunidade de distribuição Linux aposta na criação de versões otimizadas de sistemas operativos para esta mini placa, tornando cada vez mais fácil e intuitiva a sua utilização.

Outra das grandes vantagens apontadas à placa Raspberry Pi é o facto de oferecer pinos GPIO (General Purpose Input Output), terminais universais aos quais é possível ligar vários tipos de componentes eletrónicos de diversos fabricantes, o que a torna ideal para a experimentação.

Ainda que mais lento do que um laptop ou desktop moderno, o Raspberry Pi não deixa de ser um computador, para o qual já existem à venda mini caixas de proteção. Este dispositivo oferece as funcionalidades que qualquer outro computador pode oferecer, como navegação online, reprodução de conteúdo multimédia, criação de texto, folhas de cálculo e imagens. Tudo com a vantagem de oferecer um baixo consumo energético a um preço excecional: pode comprar uma placa destas gastando menos de 40 euros.

Raspberry Pi

Raspberry Pi: quer criar um jogo ou um robot?

Criado originalmente em 2006 pelo Laboratório de Computação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o Raspberry Pi tinha como objetivo ser um mini computador barato, para ser usado em escolas e assim melhorar as capacidade de programação e compreensão sobre o hardware junto de alunos pré-universitários.

A sua divulgação acabou por fazer com que a placa fosse rapidamente adotada por criadores de software, fabricantes e entusiastas de eletrónica.

Hoje, é utilizado em projetos tão diversificados como a construção de jogos, o desenvolvimento de soluções de microcontroladores para objetos ligados à Internet das Coisas (como sensores de temperatura, de humidade e botões ON ou OFF), ou projetos de teor mais científico, como a criação de robôs ou aplicações de edição de música e som.

A comunidade criada em torno do Raspberry Pi é global, muito diversificada e apoia o seu desenvolvimento na partilha online de projetos e conhecimento.

Raspberry Pi: como começar a utilizar?

Muitos dos projetos feitos com o Raspberry Pi estão bem documentados na Internet e cheios de instruções que os utilizadores iniciados podem seguir para experimentar ou alterar a seu gosto.

Pode consultá-los em inglês na Raspberry Foundation, ou mesmo em português na Comunidade Raspberry Pi Portugal. Para os que estão a dar os primeiros passos, existem igualmente cursos online gratuitos, distribuídos por módulos, que o podem ajudar nas primeiras programações, como este disponível no blogElectrofun.

Para a escolha do software baseado em Linux, os especialistas apontam o mais popular e o que está imediatamente disponível no site oficial da Raspberry Foundation, o Raspbian ou então o Pidora, que vem do Fedora Project, mas que também está otimizado para o Raspberry Pi.

Como o Linux é um código fonte aberto, existem muitas outras possibilidades oferecidas pelos programadores de Linux e pelas quais poderá optar, sendo que o objetivo é escolher uma que se pareça o mais possível com um sistema operativo que já lhe seja familiar, o que o vai ajudar a dar os primeiros passos.

Raspberry PI: os modelos disponíveis

Desde que surgiu a primeira placa Raspberry Pi que novas versões deste hardware têm sido lançadas. Normalmente, são apresentados novos modelos nas versões Modelo A e Modelo B, sendo que o Modelo B oferece sempre mais e melhores características e a um preço ligeiramente mais alto.

Deixamos-lhe aqui as características técnicas do modelo topo de gama e mais recente, o Raspberry Pi 3B+, lançado este ano. Para adquirir estas placas em Portugal, pode recorrer a inúmeros sites, através da loja aconselhada pela Comunidade Pi em Portugal – a Electrofun -, ou mesmo em lojas como a Worten ou Fnac. Pode optar por comprar apenas a placa ou um kit com cabos de ligação e caixa protetora.

Raspberry Pi 3 Modelo B+ 1Gb

Raspberry Pi 3 Modelo B 1Gb

Fonte da imagem: Raspberry Pi/Divulgação

Especificações técnicas:

  • Processador: Broadcom BCM2837B0, Cortex-A53 | 64-bit SoC com 1.4GHz
  • Memória: 1GB RAM
  • 2.4GHz e 5GHz IEEE 802.11.b/g/n/ac wireless
  • LAN, Bluetooth 4.2, BLE
  • Gigabit Ethernet
  • 4x USB 2.0
  • Porta GPIO com 40 pinos
  • 1x porta HDMI
  • 1x porta Display MIPI DSI
  • 1x porta Câmara MIPI CSI
  • 1x Jack 3,5mm (4 pin) stereo + vídeo composto
  • Suporte cartão microSD
  • Preço: 39,90€

Veja também: