Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
17 Ago, 2018 - 00:01

Receitas do Xisto: Coscoréis

Viviane Soares

Conheça uma das referências da doçaria regional das terras do Xisto – Receitas do Xisto: coscoréis. Uma delícia que vai querer partilhar com a família.

Receitas do Xisto: Coscoréis

Salgados ou doces, os pratos das Aldeias do Xisto são feitos com carinho e partilhados com muita emoção, não fossem estas receitas muito valorizadas pelas suas gentes, uma vez que fazem parte da herança cultural desta região do interior centro do país. A receita que aqui partilhamos consigo foi-nos gentilmente cedida pela Sra. D. Maria da Conceição e pela D. Maria da Glória Simões, da Aldeia do Xisto da Benfeita, na Serra do Açor. É, digamos assim, um dos petiscos da região e merece ser provado e saboreado. Experimente confeccioná-la e depois diga-nos se está aprovada! Conheça então uma das Receitas do Xisto: Coscoréis que o vão surpreender!

Receitas do Xisto: Coscoréis

Receitas do Xisto: Coscoréis

Ingredientes

– 1 kg de farinha
– 12 ovos
– 100 g de açúcar
– Fermento
– Sal

Modo de preparação

1. Ponha a farinha numa gamela de madeira, juntamente com umas pedras de sal.
2. Bata os ovos e misture com a farinha.
3. Depois junte o fermento, o açúcar e um pouco de azeite e um pouco de água, sendo tudo muito bem amassado e batido até a massa fazer bolhas.
4. Ao amassar a massa a mesma deve ser aberta e bem batida.
5. Deixe a massa repousar durante três horas, tapada com mantas para ficar quentinha, colocando-se umas tiras ou colheres de pau no alguidar onde está a massa de modo a farinha não se agarrar às mantas.
6. Antes de tapar o alguidar deite um pouco de azeite, faz-se uma cruz sobre a massa e em simultâneo diz-se: “Que Deus te acrescente e te livre de má gente”.
7. Passado o tempo de a massa repousar, faça pequenas bolas de massa e ponha numa frigideira com óleo ao lume. (Molhe as mãos em água para esticar a massa e colocá-la na frigideira).
8. Depois de fritos, escorra e polvilhe os coscoréis com açúcar.

Já que esta receita nos chega de Benfeita, uma das Aldeias do Xisto da belíssima Serra do Açor, aproveitamos para divulgar um dos restaurantes da região, onde poderá provar esta e outras Receitas do Xisto. Tire uns dias das suas férias para visitar as Aldeias do Xisto. Com uma nova plataforma de booking, as aldeias beirãs têm uma oferta variada de alojamento a preços bastante acessíveis.

Restaurante João Brandão

Receitas do Xisto: Coscoréis
Receitas do Xisto: Coscoréis
Receitas do Xisto: Coscoréis

Situado na Aldeia das Dez, este é o restaurante do Boutique Hotel Rural Quinta da Geia. Das especialidades do cardápio aconselhamos a provar o bacalhau à lagareiro, o carré de borrego com molho de mel e tomilho e a tarte de maçã, mas as restantes opções também são irresistíveis, sobretudo as do Menu de Degustação.

Menu de Degustação: Paté e pão caseiro; Cabrito assado; Arroz doce. Preço: 19,50€ . Reserve aqui o seu lugar à mesa >>

Veja também: