Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
09 Jan, 2019 - 12:00

É perigoso recircular o ar num parque de estacionamento fechado?

André Freitas

Alguma vez se questionou se deve ou não recircular o ar num parque de estacionamento fechado? Saiba aquilo que fará melhor à sua saúde.

parque de estacionamento subterraneo

Alguma vez se questionou se deve ou não recircular o ar num parque de estacionamento fechado? Antes de mais, sabe como o que é em concreto a recirculação do ar num automóvel e quais são as vantagens e desvantagens de recircular o ar?

Neste artigo vamos explicar-lhe tudo por partes. Assim, saberá como utilizar esta funcionalidade de forma segura, escolhendo os momentos corretamente.

A resposta é sim, deve recircular o ar num parque de estacionamento fechado, no entanto, existem vários “mas”, e que deve ficar a conhecer.

O que é a recirculação do ar no carro?

mão a fechar ar do carro

A recirculação do ar é uma funcionalidade dos sistema de climatização dos carros, que permite que o ar que se encontra no interior do carro não seja misturado com o ar exterior.

3 situações onde deve utilizar a recirculação do ar

carros em parque de estacionamento subterraneo

Os parques de estacionamento subterrâneos são um caso claro onde devemos recircular o ar, no entanto, existem outros cenários onde também o deve fazer.

Parque de estacionamento

Se estiver num parque de estacionamento coberto muito tempo, ao fim de algum tempo terá de arejar o carro para ganhar oxigénio para poder respirar. 

Ao abrir as suas janelas do carro o ar interior do habitáculo vai ser contaminado pelos gases do libertados pelos carros que estão a trabalhar no parque.

Para evitar isso, pode ligar a recirculação do ar interno e assim evitar o ar externo.

Dias de calor

Em dias de calor em que a temperatura exterior é muito elevada, não vai querer fazer entrar o ar exterior (quente) para o seu carro, certo?

Ao activar esta opção, o ar exterior não irá ser utilizado para arrefecer o seu carro. Só o ar interior, e apenas o ar interior, é que vai circular dentro do habitáculo.

Atenção: Nos dias de calor em que o seu carro está bastante tempo ao sol, nunca ligue a recirculação do ar inicialmente.

Primeiro, abra as janelas deixe o ar misturar-se, ligue a ventilação e comece a circular. Após uns minutos pode ligar a recirculação do ar.

Estrada com poeiras

Caso num dia de calor encontre uma estrada com terra, é natural que com o movimento do carro se levantem partículas de pó e terra na estrada.

Como vai querer manter o seu interior fresco, mas quer evitar a entrada destas partículas para o ar interior, certo? Para evitar basta ativar esta opção.

Como é que se ativa a recirculação do ar no carro?

Certamente já viu este botão centenas de vezes no seu automóvel. Porém, nunca lhe atribuiu grande importância ou não sabe qual é a sua funcionalidade. 

Para ativar esta funcionalidade só tem de ligar a ventilação ou ar condicionado do automóvel, e carregar num botão que tem um carro desenhado com um seta que indica movimento, que significa a recirculação do ar interior.

Benefícios da recirculação do ar

  • Ajuda a conservar mais facilmente a temperatura do interior do habitáculo
  • Útil para evitar “cheiros” desagradáveis do exterior para o interior do carro
  • Evita que o ar exterior se misture com o ar interior – útil para evitar contaminações através do ar exterior (ex: poeiras, gases etc.)

Perigos da recirculação do ar

  • Viciação do ar 

Viciação do ar – Perigo grave

Para respirar usamos oxigénio e libertamos dióxido de carbono. Se só estamos a usar o ar do habitáculo, ao fim de algum tempo é natural que a percentagem de dióxido de carbono aumente e a de oxigénio reduza.

Este processo faz com que o ar do habitáculo se torne viciado (seja rico em dióxido de carbono).

Para evitar a viciação do ar, bem como as dores de cabeça e até desmaios associados, os carros modernos desligam automaticamente a recirculação do ar (10 a 15 minutos após ter sido ligada).

Agora, para terminar vamos responder à pergunta do artigo. Assim, saberá tomar uma decisão equilibrada.

Recircular o ar num parque de estacionamento fechado: sim ou não?

carros em parque de estacionamento

Sim, mas com alguma precaução. Como viu anteriormente, há algumas vantagens ao utilizar esta recirculação do ar, mas também viu que há um grande perigo: a viciação do ar.

Se estiver num parque de estacionamento e se conseguir sair facilmente do parque pode recircular o ar. Assim, evita que os gases do parque de estacionamento estraguem a qualidade do ar do habitáculo.

Caso esteja num parque de estacionamento de shopping, por exemplo na altura de natal, e o tempo de saída seja maior pode tentar várias soluções.

Se tiver oportunidade de ficar mais um tempo pelo shopping para ver se a saída fica mais fácil e rápida, faça-o.

Caso tenha mesmo que ir embora, opte por ativar esta funcionalidade. Nesta situação, se o seu carro não desligar a recirculação do ar automaticamente, terá que ter cuidado e controlar o tempo. 

Passaram 10 – 15 minutos e continua retido no parque? Desligue por uns momentos essa funcionalidade, abra um pouco as janelas e deixe renovar o ar.

É certo que o ar externo terá gases dos carros, mas, à partida, o ar não estará tão viciado porque o parque é de maiores dimensões.

Ao fim de ter renovado o ar e de ter “ganho” mais oxigénio, pode voltar a ligar esta funcionalidade para se proteger dos gases do parque de estacionamento.

Como pode ver, a recirculação do ar pode ser bastante vantajosa para situações de conservação de temperatura e da qualidade do ar do habitáculo.

No entanto, também ficou a saber que se a funcionalidade não for utilizada com precaução (10 a 15 minutos) pode ser bastante perigosa e levar a uma viciação do ar.

Esta viciação pode levar a dores de cabeça e até desmaios do condutor e passageiro, provocando acidentes e outros problemas.