Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
15 Jun, 2018 - 16:15

Como remover vírus do Android em 5 passos

Assunção Duarte

O seu smartphone não está a funcionar normalmente? Está mais lento e bloqueia? É provável que tenha de remover vírus do Android. Saiba como.

Como remover vírus do Android em 5 passos

Se precisa de remover vírus do Android, é porque notou alguma coisa estranha no funcionamento do seu telemóvel e sabe que não é uma situação comum. A entrada de vírus nos sistemas Android não é muito frequente, especialmente se os utilizadores fizerem uma utilização segura do seu dispositivo.

Para evitar a entrada de vírus, basta que os utilizadores tenham o sistema operativo do seu telemóvel sempre atualizado, um antivírus também atualizado e cuidado sempre que fazem download de aplicações fora da Play Store. A instalação de aplicações de fontes pouco seguras é uma das principais causas da entrada de vírus nos sistemas Android.

Mas, mesmo tendo todos estes cuidados, não estamos 100% livres deste problema. Basta ter tocado sem querer nalgum anúncio e ter feito o download de uma app que não queria, ou ter recebido um arquivo infetado.

Os vírus ou malware, para além de tornarem o funcionamento do seu telemóvel lento e imprevisível, podem gastar muito mais depressa a sua bateria, aceder aos seus dados pessoais e modificar configurações importantes no seu smartphone. Se notou alguma coisa estranha, o melhor é aplicar já as nossas sugestões de limpeza.

5 passos para remover vírus do Android

remover virus do android

1. Instale um antivírus e faça um scan completo

Se tem dúvidas sobre o que se passa no seu telemóvel, instale um antivírus e faça um scan completo ao seu sistema. Existem boas opções gratuitas para os dispositivos Android, como o Avast Mobile Security.

Ao fazer este scan ao seu sistema, pode ser que o programa encontre o vírus e o limpe. Se não resultou ou já nem sequer consegue instalar um antivírus, siga para o passo seguinte.

Ver app Avast Mobile Security >>

2. Coloque o smartphone em Modo Seguro (Safe Mode)

Ao limpar o vírus do seu smartphone, é importante colocá-lo em Modo Seguro para evitar que qualquer app comece a funcionar durante o processo (ou mesmo o vírus que possa lá estar instalado). Consegue, desta forma, iniciar o sistema operativo, sem que qualquer aplicação atrapalhe o procedimento.

Para entrar neste Modo, pressione o botão Ligar/Desligar para aceder às opções de desligar o seu telemóvel. Pressione o botão Desligar durante alguns segundos e irá surgir a operação Reiniciar no Modo Seguro. Basta escolhê-la e o seu telemóvel já irá reiniciar neste modo.

Irá aparecer essa indicação no canto inferior esquerdo do seu ecrã. Estas indicações funcionam para a maioria dos dispositivos Android, mas se eventualmente não funcionarem no seu, procure indicações na Internet para o seu modelo em específico. Uma vez em Modo Seguro, avance para o passo seguinte.

3. No menu de Configurações (Settings), escolha a opção Apps

É provável que o utilizador consiga perceber desde quando as coisas começaram a correr mal no seu smartphone e, muitas vezes, isso aconteceu depois de ter instalado alguma aplicação. Ao aceder à opção Apps, escolha o separador das aplicações Descarregadas (Downloaded) e procure por essa tal aplicação que mudou o comportamento do seu telemóvel.

Mas se não tiver a mínima ideia de qual foi, analise bem todas as que aparecem e desinstale as que lhe parecem estranhas, com nomes falsos ou esquisitos e as que não se lembra de ter instalado.

Para isso, basta tocar no nome da aplicação e aceder à opção Desinstalar (Uninstall). Se conseguiu desinstalar, o seu problema deve estar resolvido. Mas, se a opção Desinstalar dessa aplicação estiver inativa, terá de seguir para o passo número 4.

4. Aceda ao menu Configurações e escolha a opção Segurança (Security)

Na opção Segurança, escolha Administradores (Administrators). Muitas vezes, os vírus e as aplicações malware concedem-se a si mesmos privilégios de administrador, não permitindo que sejam desinstalados.

É aqui que vai aceder a todas as aplicações do seu telemóvel, mas com o estatuto de administrador, o que quer dizer que pode desmarcar a aplicação que estava protegida de desinstalação no passo anterior.

Procure por ela nesta lista e ative a opção de Desinstalar. Saia da opção Administradores e repita o passo número 3. Vai ver que já vai conseguir fazer a sua desinstalação.

Agora, pode reiniciar o seu telemóvel para sair do Modo de Segurança e verificar se tudo voltou à normalidade. É provável que sim, por isso está na hora de aproveitar e fazer um backup aos seus dados e instalar um antivírus que possa protegê-lo mais eficazmente. Mas se mesmo assim as coisas não melhoraram, ainda tem um derradeiro passo a que pode recorrer.

5. Restaurar as configurações de fábrica

Este é o passo mais radical, se nenhum dos outros funcionar. Ao restaurar as configurações de fábrica, perde normalmente todos os dados e aplicações do seu telemóvel que não vieram de origem com o seu dispositivo. Convém fazer uma cópia de segurança das coisas mais importantes.

Para aceder a esta opção, terá de aceder de novo às Configurações, escolher Cópia de Segurança e Restauro, e tocar na opção Restaurar Dados de Fábrica. Este caminho pode não ser igual em todos os modelos e ter algum passo intermédio entre estas três opções. Faça uma pesquisa na Internet se for o seu caso.

Veja também