ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
11 Abr, 2022 - 19:32

8 tendências de decoração em 2022 que são irresistíveis

Catarina Milheiro

Cores, formas, elementos: conheça as tendências de decoração em 2022 e deixe-se inspirar para a renovar a sua casa.

tendencias-decoracao-2022

As tendências de decoração em 2022 destacam a valorização do conforto e a beleza das formas orgânicas e assimétricas. Afinal, depois de tempos bastante desafiantes em que todos ficamos obrigados a estar em casa, está na hora de nos focarmos nos mais pequenos detalhes.

E apesar de sabermos que as tendências de decoração estão sempre a mudar, este ano a tendência está precisamente nos objetos e coisas que são intemporais, velhas, gastas ou até mesmo incompletas.

Trata-se de conseguirmos ver beleza nas falhas que tornam cada peça única – quer seja através das assimetrias, das imperfeições ou dos danos causados pelo tempo. Fique connosco e veja as inspirações que temos para si.

8 tendências de decoração em 2022 a não perder

1.

Tons neutros e naturais

Uma das tendências de decoração em 2022 é precisamente a utilização de cores neutras e naturais – algo que, na verdade, nunca sai de moda.

Mas o que se espera neste ano é vermos ainda mais estes tons espalhados pelos vários ambientes da casa. Pode optar por conjugar a decoração com um branco, bege ou cinza contrastando com os tons quentes das paredes, por exemplo.

A mistura de cores ideal

Em 2022 as cores naturais estão em alta. Assim, se o objetivo for criar uma sensação mais tranquila e zen em sua casa, aposte em tons de verde e terra.

Não sabe como? Adicione plantas com vasos bonitos e claros, objetos com formas orgânicas e inclua diferentes materiais sem qualquer medo – misture!

2.

Tecidos e texturas extravagantes

Se o que pretende é equilibrar os tons neutros e quentes nos quartos, então saiba que a tendência de adicionar tecidos ajuda a criar um toque mais elegante ao ambiente.

Por exemplo: adicione à sua cama camadas de tecidos diferentes ou experimente utilizar elementos naturais incorporados em padrões de tecidos, como o linho em tons de terra com um fundo neutro. Sentirá de imediato uma diferença abrupta no seu quarto.

Um quarto quente e aconchegante

Opte por têxteis ricos em cores quentes para transformar o espaço: desde almofadas, mantas ou tapetes, as opções são várias e distintas.

Utilizando camadas de tecidos diferentes

Tecidos diferentes: pode conjugar padrões e texturas para um efeito super comfy.

3.

Candeeiros com formas orgânicas

Como sabemos, a iluminação é um aspeto crucial quando o assunto é a decoração de uma casa. Por isso mesmo, em 2022, arrisque e aposte em candeeiros com formas orgânicas.

Para um toque sofisticado

poder correr muito bem ou muito mal, a verdade é que este tipo de objetos, quando bem distribuídos, dão um toque de elegância e leveza aos espaços da casa.

Formas diferentes, materiais naturais

Uma opção simples, económica e elegante para qualquer espaço

4.

Toques de rosa e verdes

Uma das tendências de decoração em 2022 é o uso de verdes e rosas como nunca antes visto. Desde pequenos apontamentos através de objetos, até mobiliário e paredes, as conjugações podem ser várias.

Enquanto os tons verdes nos proporcionam alguma segurança, os rosas irradiam calor e conforto – é a combinação perfeita!

O equilíbrio perfeito

Personalidade e sofisticação: é isto que confere a combinação de rosas neutros e verdes em tons de selva.

5.

Materiais naturais

Tal como as formas orgânicas estão este ano na vanguarda, a utilização de materiais naturais também. Afinal, é impossível falarmos sobre as tendências de decoração em 2022 sem mencionarmos materiais como a verga, o rattan ou o bambu.

Candeeiros, mesas de apoio e cestos de verga fazem a diferença

Aposte em cadeiras, mesas, candeeiros e outros objetos de decoração neste tipo de materiais e conjugue com fibras sintéticas para criar ambientes modernos e sofisticados.

decorar com bambu
Veja também Decorar com bambu: um toque tropical (e sustentável) à sua casa
6.

Acessórios de casa de banho em cores diferentes

As típicas torneiras, toalheiros e chuveiros em prateado já fazem parte do passado. A tendência em 2022 é apostar em acabamentos com cores menos habituais como o branco, preto, o acobreado e o dourado.

Estes pequenos detalhes nestas cores, farão toda a diferença na mais simples casa de banho, acredite. E se anda a pensar em remodelar este espaço, confira as nossas inspirações antes de optar pelas cores tradicionais.

Uma casa de banho minimalista

Os apontamentos em preto estão em alta, conferindo toques de minimalismo e estilo industrial às casas de banho em 2022.

Para os amantes de dourado

As torneiras douradas são mais uma forte tendência que 2022 traz para as casas de banho. O resultado: ambientes sofisticados.

7.

Móveis com curvas

Esta tendência dos móveis curvos já disparou no ano passado e a verdade é que veio para ficar. Seja através de espelhos, móveis de luxo, ilhas de cozinha ou cadeiras de encosto redondo, as opções podem ser várias.

Um sofá que fará toda a diferença

Se o que pretende é adicionar um toque mais sofisticado à sua sala, por exemplo, saiba que o ideal é combinar sempre uma destas peças com uma decoração mais moderna e contemporânea.

Uma sala moderna com elementos redondos

As curvas ficam perfeitas quando combinadas com linhas retas e conjugações de tons neutros, como o preto e o branco.

8.

Urban jungle

Provavelmente já reparou através das redes sociais nas casas cheias de plantas, não é assim? A verdade é que a pandemia também trouxe coisas boas e uma delas é precisamente a botânica.

As pessoas sentiram a necessidade de terem alguma coisa para fazer e cuidar e, por isso mesmo, muitas optaram por decorar a casa com plantas de todos os tipos.

Esta é definitivamente uma tendência em 2022: encher as casas de plantas e manter o contacto com a natureza da melhor forma possível.

Verde por todo o lado

Verde, verde, verde: desde plantas à decoração, sem esquecer que a cor é, também, uma tendência para colorir as paredes aí de casa.

Para um ambiente descontraído, moderno e acolhedor

Incluir plantas na decoração não é sempre sinónimo de grandes mudanças. Deixe-se inspirar pela imagem e dê vida aos móveis e prateleiras aí de casa.

Veja também