Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
29 Out, 2019 - 19:00

Deixar o carro com aspecto novo? É possível, e com produtos caseiros

André Freitas

Há produtos que tem em casa que o ajudam a cuidar do seu carro. Saiba quais são e como os usar nos 10 truques caseiros para manter o carro como novo.

truques caseiros carro

Quer ter um carro cuidado sem gastar uma fortuna? Mostramos-lhe 10 truques caseiros para manter o carro como novo.

Manter um carro bem apresentado e cuidado tem vários benefícios. A principal vantagem é desde logo tornar o carro mais seguro.

Ao cuidar do seu carro está a garantir uma valorização superior numa possível venda futura. Por consequência, poupará também dinheiro em algumas manutenções, substituições de peças e intervenções mecânicas.

Para além de uma maior valorização, um automóvel como novo irá fazer com que se sinta mais “leve” e irá, sem dúvida, dar-lhe mais prazer a conduzir e a viajar no seu carro. 

E se lhe disséssemos que com alguns produtos que tem em casa consegue resolver vários problemas do seu automóvel e mantê-lo em bom estado?

Conheça as nossas sugestões de truques caseiros para manter o carro como novo.

Dicas caseiras para manter o carro como novo: Conheça estas 10 propostas

1. Usar pasta dentífrica para dar brilho às óticas

limpar farois

Um dos truques caseiros para manter o carro como novo mais conhecidos é, sem dúvida, a utilização de pasta dentífrica para limpar os faróis. 

Devido à sua composição, a pasta dentífrica é um ótimo produto de limpeza para os faróis.

Para ficar com as óticas a brilhar, como novas, comece por espalhar a pasta dentífrica por toda a ótica. Deixe atuar durante alguns minutos, lave abundantemente com água e, por último, limpe a ótica com um pano seco.

2. Usar um desentupidor para tirar as mossas

Pequenas mossas na carroçaria nem sempre exigem a reparação em oficina. Se tiver acesso a um desentupidor de canos, pode facilmente tentar resolver este tipo de problemas.

A técnica que terá que utilizar não é muito diferente da que utiliza para desentupir canos.

Comece por verificar se a amolgadela é mais ampla que a circunferência da borracha do desentupidor. Se for, molhe a ventosa para que esta adira à chapa e coloque-a bem no centro da mossa. Depois, basta puxar.

3. Usar folhas de eucalipto ou saquetas de chá para retirar os maus cheiros

aspirar estofos carro

O cheiro a carro novo não dura para sempre. Com o passar do tempo, o cheiro dentro do carro pode tornar-se desagradável.

Se não quiser comprar um ambientador, saiba que existem outras soluções mais naturais e baratas. Porque não utilizar algumas folhas de eucalipto ou saquetas de chá para tornar o odor do seu automóvel mais agradável?

Coloque as folhas ou saquetas junto das saídas de ar para um efeito mais rápido e intenso. Se preferir um odor menos intenso, coloque as folhas ou saquetas noutros locais.

Nunca se esqueça de os substituir com alguma frequência, para não começarem a libertar maus odores!

4. Usar Coca-Cola para limpar a bateria

Com o passar do tempo, a bateria do automóvel acaba por acumular alguns resíduos nos terminais que devem ser eliminados com o objetivo de prolongar a vida útil da bateria. Como é que pode fazer? Com Coca-Cola. Sim, leu bem.

A Coca-Cola tem, na sua composição, ácido fosfórico, um ótimo agente de limpeza. Assim, para eliminar os resíduos acumulados na bateria do seu carro, comece por desligar a sua bateria e coloque um pouco de Coca-Cola sobre os resíduos da mesma.

Deixe o líquido atuar durante alguns minutos e depois limpe muito bem os terminais com um pano seco.

Mesmo sendo um procedimento seguro, tenha bastante atenção à limpeza dos terminais antes de voltar a ligar a bateria.

5. Usar toalhitas de bebé para retirar os excrementos de pássaros

Encontrar o automóvel com excrementos de aves é muito comum. Mas estes excrementos contêm ácidos que provocam danos graves e irreversíveis na pintura dos automóveis.

Assim, sempre que se deparar com esta situação, deve agir rapidamente. E o que pode fazer para solucionar este problema? Ter sempre consigo toalhitas de bebé e utilizá-las para limpar este tipo de sujidade.

Coloque a toalhita sobre os resíduos durante alguns segundos para amolecer a sujidade e, depois, remova-os, simplesmente.

6. Utilizar gel de sílica para impedir que os vidros fiquem embaciados

vidros embaciados

O gel de sílica pode ser encontrado naquelas saquetas que, certamente, já encontrou dentro de caixas de sapatos, malas, entre outros produtos novos.

As bolinhas deste gel têm como finalidade absorver a humidade. Considerando as suas propriedades, quando colocadas no tablier do automóvel, por exemplo, estas bolinhas de gel de sílica irão impedir que os vidros embaciem.

Experimente colocar algumas saquetas deste gel no tablier do seu carro e não tenha mais constrangimentos com o embaciamento dos vidros.

7. Usar vaselina para melhorar a condição das borrachas

As borrachas das portas dos automóveis ou teto de abrir têm como principal função impedir a entrada de água no habitáculo.

Com o passar dos anos, o desgaste destas borrachas é muito elevado. Começam a partir, a não selar bem o automóvel e acabam até por se desfazerem, em algumas situações.

Para evitar estas situações e para manter as borrachas em perfeitas condições, aplique vaselina sobre as mesmas com alguma regularidade.

Vai ver que prolonga a vida útil das borrachas, prevenindo a entrada de água no habitáculo e evitando barulhos incomodativos vindos das borrachas secas e em mau estado.

8. Usar gelo para remover as pastilhas elásticas

Quando uma pastilha elástica fica presa numa peça de roupa, um dos truques caseiros para a remover passa por colocar essa peça de roupa dentro de um saco e colocar esse saco no congelador.

Com o frio, a pastilha ficará dura e será mais fácil retirá-la da peça de roupa. Se uma pastilha elástica ficar presa nos estofos, não poderá, como é óbvio, colocar um banco no congelador. Mas existe uma solução.

Coloque algumas pedras de gelo dentro de um saco. Coloque esse saco sobre a pastilha elástica durante cerca de 5 minutos.

Quando se aperceber que a pastilha elástica está dura, retire-a do estofo com a ajuda de uma espátula.

9. Usar espuma de barbear para limpar nódoas nos estofos

limpar estofos

Ter nódoas nos estofos é algo que é muito comum. Mas também é algo que é facilmente solucionado. Se tiver nódoas, nomeadamente de comida, nos estofos do seu automóvel não desespere.

Pegue numa espuma de barbear, aplique um pouco de espuma numa esponja ou diretamente na nódoa e esfregue com a ajuda de uma escova.

Depois de esfregar o local onde se encontra a nódoa (atenção à força aplicada para não danificar o tecido) retire a sujidade com um pano seco.

10. Usar água e uma escova limpa vidros para limpar pelos de animais

Se tem animais de estimação e os leva consigo no seu carro sem transportadora, com certeza acaba por ter alguns pelos espalhados pelos estofos.

Há uma dica simples para manter o seu automóvel como novo e retirar os pêlos do seu animal de estimação. Só precisa de água e uma escova limpa vidros.

Para retirar os pêlos deve borrifar os estofos com alguma água (não muita) e depois, com uma escova de limpar os vidros retirar todos os pelos.

Veja também