Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
30 Jul, 2020 - 11:34

COVID-19: deve ou não usar máscara na praia?

Teresa Campos

Em pleno verão e época de férias, há quem ainda se questione se deve ou não usar máscara na praia. Se partilha esta dúvida, nós esclarecemos.

Mulher a usar máscara na praia

Usar máscara na praia: sim ou não? A resposta a esta pergunta é: depende. Sim, depende. Há situações, em que pode fazer sentido ou ser mesmo necessário usar máscara no areal, mas também existem momentos em que ela é totalmente dispensável.

Uma vez que, para já, o uso de máscara não é obrigatório em espaços abertos, podemos adiantar que, na generalidade das situações, não precisará de usar máscara na praia. Porém, este é, sem dúvida, um item que deve passar a levar consigo na mochila da praia, pois a qualquer momento pode necessitar dele. Saiba quando.

Será que deve usar máscara na praia? Fique a perceber

Comecemos por analisar aquilo que diz a lei, acerca do uso de máscara. De acordo com o Decreto-Lei n.º 20/2020 de 1 de maio, os cidadãos devem colocar máscara sempre que estejam em espaços interiores fechados, como estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços; serviços e edifícios de atendimento ao público; estabelecimentos de ensino e creches; ou transportes públicos.

Logo, os espaços ao ar livre, como a praia, não estão para já inseridos nesta lista de sítios e locais onde se tem de usar máscara. Assim, podemos por agora afirmar que usar máscara na praia não é obrigatório por lei.

Mas, e fora do areal?

Em alguns espaços em torno do areal, usar máscara é obrigatório. Referimo-nos, por exemplos, aos bares e cafés da praia, nos quais só pode entrar se tiver a máscara colocada. Mas estes não são os únicos espaços onde a máscara é obrigatória.

Também deve usar este acessório se precisar de utilizar as instalações sanitárias do espaço balnear. Por isso, a máscara é mesmo um objeto que deve andar sempre consigo, pois é exigido em algumas circunstâncias.

mulher com máscara sentada no areal

E, afinal, quando deve usar máscara na praia?

Apesar de não ser obrigatório, há situações em que usar máscara na praia pode ser recomendável. Por exemplo, se for passear à beira-mar ou no passadiço e o cruzamento com outras pessoas for inevitável; se encontrar alguém conhecido com quem vá conversar; ou ainda se não conseguir resistir a ir ter com o vendedor das deliciosas bolinhas de Berlim!

O critério que deve seguir é de que, sempre que não consiga cumprir rigorosamente o distanciamento físico recomendado, então deve colocar a máscara, de forma a estar mais prevenido e protegido.

Além da máscara, é também muito útil levar na mochila da praia uma solução de álcool-gel, a qual permita uma desinfeção imediata das mãos, depois de receber o troco relativo à compra das bolas de Berlim, por exemplo.

Importante é transportar consigo um saco próprio para guardar as máscaras já usadas. No caso das máscaras descartáveis, é essencial colocá-las no lixo comum e nunca as deixar no areal.

Cuidados a ter com a eple quando se usa máscara
Veja também 6 cuidados a ter com a pele com o uso de máscara

Há contraindicações?

Para já, usar máscara na praia não está contraindicado pela comunidade médica e científica, embora os dermatologistas alertem para o facto do ambiente húmido gerado no interior da máscara poder causar problemas de pele, como descamação, vermelhidão, prurido, eczema irritativo, lesões dermoabrasivas, feridas superficiais ou acne.

Ora, sendo a praia, no verão, um espaço quente por excelência e onde a exposição direta ao sol é mais intensa, é importante ter cuidado com este aspeto. Se pretender passar mais tempo com a máscara, então deve levar consigo mais do que uma máscara para trocar, sempre que sinta que a que está a usar já está a ficar molhada.

Além disso, é importante que, ao chegar a casa, lave a cara e a hidrate bem, de forma a evitar problemas dermatológicos. Também é importante recordar que o uso de máscara não dispensa a adoção de outras medidas preventivas da COVID-19, como o distanciamento físico, a higienização/desinfeção regular das mãos e a etiqueta respiratória.

Veja também