Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
25 Jun, 2020 - 11:02

6 cuidados a ter com a pele com o uso de máscara

Catarine Martins

Sabia que há alguns cuidados a ter com a pele com o uso de máscara? Conheça-os e diga olá a uma pele bonita e saudável, mas sem comprometer a segurança.

Cuidados a ter com a eple quando se usa máscara

Embora necessário e imprescindível, o uso de máscara em espaços fechados (em virtude da pandemia do Covid-19), pode trazer alguns problemas cutâneos. Sobretudo se o uso da máscara for regular e se estender por várias horas, resultando assim num uso prolongado. Nesse sentido, reunimos alguns cuidados a ter com a pele com o uso de máscara.

Para além das habituais vermelhidões, na zona do rosto que fica coberta pela máscara, há também quem se queixe de um excesso de oleosidade e aparecimento de borbulhas, e até quem sinta a pele mais seca e a repuxar.

Mas não se preocupe. O importante é reforçar o cuidado e hidratação da pele, de forma a que sofra o menos possível.

Assim, veja abaixo alguns cuidados que deve ter para evitar prejudicar a pele, nesta fase complicada.

Cuidados a ter com a pele com o uso de máscara: os 5 essenciais

Mulher com máscara cirúrgica

1. Mantenha uma boa rotina de limpeza de pele

O grande segredo para uma pele bonita e saudável é a limpeza. E, numa altura em que há um maior risco de obstrução dos poros, devido ao uso continuado da máscara, é crucial que mantenha uma rotina de limpeza disciplinada.

Consequentemente, não se esqueça de todos os dias, de manhã e à noite, lavar o rosto com um produto adequado ao seu tipo de pele, tonificar, aplicar o sérum, creme hidratante e protetor solar (apenas de dia).

E, claro, uma vez por semana é fundamental que dedique alguns minutos a esfoliar a pele, de forma a remover as impurezas e a desobstruir os poros.

Acredite, faz toda a diferença.

2. Aposte em cremes hidratantes reparadores

Se sente que após o uso da máscara a pele fica vermelha ou irritada, é importante que inclua na sua rotina um creme SOS reparador.

Escolha um adequado ao seu tipo de pele, e vá aplicando durante o dia, sempre que sentir a pele a repuxar. E, claro, não se esqueça de aplicá-lo também à noite, antes de dormir, uma vez que o processo de regeneração celular da pele acontece enquanto dormimos.

Caso sinta que a pele continua com irritações, mesmo com o uso de um creme bem hidratante, consulte um dermatologista.

3. Faça da água termal a sua melhor amiga

A água termal é uma excelente aliada para manter os níveis de hidratação da pele. Por isso, sempre que puder fazer uma pausa no trabalho, e apanhar um pouco de ar, ou até mesmo quando sair, é importante que aplique água termal.

Para além da sensação de alívio imediato, vai sentir a pele mais equilibrada, sem oleosidade ou ressecamento. Não acredita? Experimente.

Mulher a usar maquilhagem com a máscara
Veja também Usar maquilhagem com a máscara? Siga estas dicas

4. Não se esqueça de hidratar os lábios e o contorno ocular

Com o uso continuado de máscara, também os lábios e a zona ocular (áreas naturalmente mais sensíveis), têm tendência a ressecar.

Pelo que, é importante que hidrate muito bem estas partes do rosto, com produtos específicos. Assim, leve consigo na mala um bálsamo labial para ir aplicando durante o dia, e não se esqueça de aplicar creme de olhos de manhã e à noite.

5. Faça máscaras hidratantes

Nesta fase, a hidratação é a palavra de ordem. E, por isso mesmo, é importante que tenha ainda mais atenção e cuidado com a sua pele.

Aproveite quando tiver um tempo mais livre em casa, e faça uma máscara hidratante, para devolver nutrição à pele e apaziguá-la.

E, se a esta altura está a pensar que não pode gastar dinheiro em máscaras hidratantes, calma. Pode fazer uma caseira, com ingredientes naturais que já tem na despensa, adequada ao seu tipo de pele.

Faça-a pelo menos uma vez por semana, e vai ver como sente a pele mais resistente e sem irritações.

6. Não use maquilhagem

Se sente que a sua pele está pior desde que o uso de máscara se tornou obrigatório, uma boa dica para juntar às anteriores, é evitar o uso de maquilhagem.

Contudo, se precisar mesmo de usar por questões laborais, aposte em produtos com uma fórmula natural e use a menor quantidade possível. Isso vai ajudar a que a pele respire.

Introduza estes cuidados na sua rotina de pele, e comprove a diferença. Lembre-se que mais do que uma questão estética, cuidar da pele é uma questão de saúde.

Veja também