Vender joias é, para muitas famílias, uma forma de fazer face a dificuldades financeiras. Há ainda casos em que a venda de joias é um meio para ter algum cash flow ou ainda para fazer outro tipo de investimentos. Qualquer que seja a necessidade, convém ter alguns cuidados no processo de venda. Conheça-os aqui.
4 cuidados a ter antes de vender joias
1. Procure pessoas habilitadas para avaliar as suas joias
Antes da venda propriamente dita, dirija-se a uma joalharia/ourivesaria ou a um avaliador para conseguir ficar com uma ideia do valor das joias que tem em mãos. Por outras palavras, procure sempre pessoas habilitadas e sérias. Aconselhamos que procure por um avaliador da Casa da Moeda, do Instituto Gemólogo Português ou ainda avaliadores que façam leilões – pois como o leilão é público, exige transparência e seriedade.
2. Recorra a mais do que um avaliador
Avaliar joias requer muita experiência e formação. Por esta razão, consultar um especialista é um cuidado fundamental. Convém saber que depois de ter consultado um avaliador especialista é elaborado um relatório sobre as especificidades das suas joias e proposto um valor para as mesmas. Opte sempre por pedir uma segunda ou terceira opinião para comparar os resultados, mesmo que as conclusões desse relatório forem ao encontro das suas expectativas.
3. Conheça bem as joias que tem em mãos
O valor real de uma joia depende muitas vezes não só da composição da liga de metal de que é feita – do seu grau de pureza, mas também de um conjunto de outros factores, nomeadamente, da cotação dos metais preciosos presentes na joia, a sua raridade, as qualidades artesanais da sua concepção, do valor de joias semelhantes no mercado ou ainda do seu estado de conservação.
4. Esteja emocionalmente preparado para vender joias
As joias de família são sempre as mais difíceis de vender, sobretudo pelo seu valor emocional. Aos seus olhos, estas joias valem sempre mais do que alguém lhe pode oferecer por elas. Nestes casos, seja o mais racional possível e esteja seguro da decisão de vender joias, para impedir futuros arrependimentos.
Veja também:
- Descubra os 5 livros mais vendidos no mundo
- As 7 estátuas mais bizarras de sempre
- 10 factos curiosos sobre o poder da pintura nas nossas vidas
- História P55: A caixa de bolachas que afinal valia 35 mil euros