Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
01 Mai, 2018 - 09:00

5 sinais de que está a vestir a camisola no trabalho

Catarina Reis

Há certos comportamentos que mostram se um colaborador está motivado e alinhado com o seu trabalho – ou seja, se está disposto a vestir a camisola da empresa.

5 sinais de que está a vestir a camisola no trabalho

Vestir a camisola num trabalho é muito mais do que apenas executar bem as tarefas. Implica estar motivado, alinhado com a estratégia e a visão da organização, e ser capaz de cuidar da dimensão interpessoal do seu trabalho, desenvolvendo relações positivas com colegas e superiores.

Será que está a vestir a camisola da empresa?

Aqui ficam os 5 comportamentos reveladores de que está a vestir a camisola da sua empresa.

vestir a camisola

1. Chega cedo ao trabalho

Um colaborador que está a vestir a camisola faz do trabalho uma prioridade e chega cedo para planear o seu dia e fechar o que possa ter ficado pendente no dia anterior.

Colaboradores motivados sabem separar a vida pessoal da vida profissional e sabem que isso significa não necessariamente trabalhar mais horas, mas ser produtivo e focado durante aquelas em que se está ao serviço. Por isso, chegar cedo e entrar de imediato nas tarefas que tem pela frente é algo que quem veste a camisola faz. Não à procrastinação!

2. Contribui com a sua opinião nas reuniões de equipa

Além de disponível e interessado em reunir com os colegas e superiores, um colaborador motivado quer fazer parte da definição da estratégia de negócio da empresa, pelo que não se demite de dar o seu contributo e opinião em momentos de conversa e discussão sobre o trabalho.

3. Motiva os outros

Um trabalhador motivado e que saiba auto-motivar-se é, também, capaz de entusiasmar os seus colegas. Todas as organizações passam por momentos mais delicados e é nestes momentos que os funcionários capazes de vestir a camisola acabam por ser peças-chave para o bom funcionamento do negócio.

4. Partilha o que a empresa faz nas redes sociais

Já ouviu falar em employee-branding? As empresas acabam de descobrir que se os seus colaboradores vestirem a camisola, se se sentirem satisfeitos e realizados com o trabalho, se tornam automaticamente marketeers, divulgando mensagens positivas sobre a organização junto da sua rede de contactos.

5. Corre a “extra-mile

Ao vestir a camisola, o colaborador torna-se disponível para fazer mais do que aquilo que lhe foi pedido. Alguém que se encontra extremamente motivado é capaz de ir além da mera execução da tarefa, com brio e sentido de missão.

Veja também: