Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Bárbara do Carmo
Bárbara do Carmo
26 Dez, 2019 - 15:02

Birmingham: indústria e chocolates no coração do Reino Unido

Bárbara do Carmo

É a segunda maior cidade do Reino Unido. Com mais de um milhão de habitantes, Birmingham foi o coração industrial do país, caiu, reergueu-se e venceu.

Centro de Birmingham

Foi uma superpotência no século XVIII, em plena revolução industrial. Birmingham ficou quase toda destruída durante a segunda guerra mundial, para mais tarde se consolidar como uma das grandes metrópoles da produção automóvel.

Assim, a cidade chega ao século XXI e afirma-se como uma das cidades mais cool do Reino Unido

Birmingham é a segunda maior cidade do Reino Unido, com mais um 1 milhão de habitantes. Uma cidade, que vive hoje entre o desenvolvimento científico e tecnológico, o apogeu cultural e os traços cosmopolitas de característicos de uma cidade europeia.

O que visitar em Birmingham 

Estátua da rainha Vitória em Birmingham

Birmingham é uma cidade para toda a família, e a melhor forma de a conhecer é caminhando. O centro da cidade é ‘walk friendly’, por isso pegue num mapa e percorra as ruas históricas, acompanhadas pelos canais que banham a cidade (são mais de 480 quilómetros de canais em toda a cidade).

É precisamente pelos canais que pode apreciar os edifícios industriais e as grandes mansões da cidade. Quando se cansar de andar, uma passeio de barco pelos canais é uma excelente e relaxante opção. 

Ainda no centro da cidade há algumas atrações imperdíveis como o Birmingham Museum and Art Gallery, com uma coleção que vai desde a arqueologia, joalharia, cerâmica à etnografia, contando a história da cidade e da revolução industrial.

Já o Thinktank Birmingham Science Museum merece uma visita em família. Este é um espaço onde a ciência cabe no bolso, super interactivo, que espelha bem o lado científico de Birmingham. 

O histórico Jewellery Quarter reflete o passado industrial da cidade. Aqui há centenas de lojas de retalho e antigas fábricas, e é onde se concentram importantes joalharias.

Por falar em jóias, visita que não pode deixar de fazer, o Museum of the Jewellery Quarter, onde além da visita guiada, pode fazer workshops de joalharia. 

Cadbury world

Indicado para os mais gulosos e não só, o museu em jeito de fabrica de chocolate, Cadbury World, é imperdível. Aqui vai ficar a conhecer a história dos mais famosos e antigos chocolates do mundo, desde os grãos de cacau até às tabletes que fazem as delícias de várias gerações.

Reserve um dia para visitar este museu interativo: prove os sabores da infância e faça o seu próprio chocolate, são algumas das experiências que não vai querer perder.

birmingham Ao ar livre

Biblioteca de Birmingham

O Reino Unido pode não ser o destino mais indicado para passear ao ar livre.

Ainda assim, o sol inglês, mesmo que raro, é convidativo a passeios e os parques da cidade são o cenário ideal para o efeito.

Sutton Park, um dos maiores parques urbanos da Europa é uma excelente opção para quem gosta de natureza. Cannon Hill Park, promete manhãs de domingo únicas, é ideal para os mais pequenos brincarem, enquanto contactam com a natureza.

Por falar em criançada, a biblioteca de Birmingham, além de ser um edifício surpreendente, que merece uma visita, tem várias zonas exteriores ótimas para os mais pequenos brincarem e para os adultos relaxarem.

Shoppings e quarteirões de lojas

Já aqui falámos do  Jewellery Quarter, um dos mais importantes quarteirões da cidade e altamente recomendável para quem gosta de fazer compras.

No entanto, em Birmingham fazer compras é um clássico. Por isso, não pode perder uma ida ao famoso Bullring & Grand Central. Se gosta de luxo, o paraíso tem um nome – Mailbox Birmingham.

Já para uma experiência fora da caixa, visite Great Western Arcade, onde pequenos lojistas cheios de carisma farão as delícias dos amantes de compras.

Para além disto, há vários mercados de rua que não pode perder, onde vai encontrar os produtos mais incríveis e típicos para provar durante a sua estadia na cidade. 

Highlands Escócia
Não perca Highlands: os encantos das terras altas da Escócia

Fora do centro 

Imperdível nesta grande cidade, é uma visita ao Black Country Living – uma verdadeira viagem no tempo.

Um museu a céu aberto que conta a história através dos edifícios restaurados do século XIX (1850-1950). O Castle Bromwich Hall Gardens Trust e o Jardim Botânico são também excelentes opções para um passeio em família. 

Porque o Reino Unido vai muito mais para além de Londres ou da Escócia. Numa próxima viagem, coloque Birmingham no seu roteiros e não se vai arrepender. 

Como ir?

A Ryanair voa direto para Birmingham  a partir do Porto, com preços a começar nos 35€ por pessoa. 

Onde ficar?

Para pernoitar as opções são várias e para todos os bolsos. No centro da cidade Staybridge Suites Birmingham pode ser uma opção económica, Se quiser um bocadinho mais de luxo, o Hyatt Regency Birmingham é para si.

Onde comer?

Desde o fine dining, ao fast food, até aos pubs com petiscos tradicionais, opções para comer não faltam. Os britânicos não são particularmente conhecidos pela sua gastronomia (tirando o clássico fish and chips), mas não é difícil encontrar cozinhas de outras latitudes e sabor.

Veja também