ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Inês Silva
Inês Silva
09 Fev, 2022 - 09:25

Cartões de visita: saiba se ainda vale a pena usar

Inês Silva

Cartões de visita, ainda faz sentido usar? Num mercado tão competitivo como o atual tudo conta para se destacar dos restantes.

cartões de visita originais

Vivemos rodeados de tecnologia e já há quem apresente cartões de visita digitais. Mas, ao contrário do que se possa pensar, apresentar os tradicionais cartões impressos pode influenciar o seu sucesso profissional. Numa altura em que o mercado de trabalho todo os dias se torna cada vez mais competitivo, todos os detalhes contam e podem fazer a diferença.

Ainda que o digital esteja cada vez mais presente no nosso quotidiano, o cartão impresso continua a ser uma importante ferramenta para estabelecer contactos iniciais com futuros clientes e parceiros, ou seja, cultivar o chamado networking.

Obviamente, podemos olhar para o cartão de visita digital como uma evolução do cartão de visita tradicional. Está sempre disponível, não é preciso imprimir e pode ser enviado facilmente por e-mail ou mensagens, com a vantagem de poder ser interativo e levar todos os links necessários para que possam conhecer o seu percurso profissional.

Que é importante utilizar um cartão de apresentação, ninguém duvida. Mas qual deles? Continue a ler e saiba se a melhor opção para si é a versão impressa ou digital.

Cartões de visita: digital ou tradicional?

Antes de mais, a apresentação de um cartão de visita a potenciais clientes ou empregadores, é uma excelente maneira de causar uma boa primeira impressão. Seja impresso ou digital, esta é uma forma de se identificar profissionalmente, transmitindo credibilidade e confiança. No entanto, ambos tens vantagens e desvantagens.

entregar cartões de visita

Vantagens cartão de visita digital

Fácil de partilhar

Não precisa de estar pessoalmente com ninguém é só enviar por e-mail, redes sociais e WhatsApp, por exemplo.

Destacar-se dos outros

Apesar da era digital em que vivemos, ainda não são usados por todos e, por isso, enviar um cartão digital vai impressionar quem o recebe. Desta forma, irá diferenciar-se com um toque de modernidade.

Colocar todas as informações necessárias e portefólio

Esta será uma das grandes vantagens dos cartões de visita digitais, é possível colocar links para vídeos, fotografias, websites, redes sociais, etc. É possível colocar todo o tipo de informação e sem a preocupação do espaço, cabe tudo.

Informação sempre atualizada

Se alguma coisa mudar, a informação, ao contrário dos cartões em papel, pode ser facilmente atualizada sem necessidade de voltar a imprimir.

É mais barato

Não precisa de gastar dinheiro em impressões, além de ser mais fácil de produzir.

Desvantagens do cartão de visita digital

Acessibilidade

Nem todos vão perceber as diversas formas de receber os cartões, nem como aceder às informações de contacto e guardá-los.

Não há contacto pessoal

Não existe o aperto de mão e a conversa usual quando entregamos um cartão de visita pessoalmente a alguém.

Erros no cartão

Bugs, ícones que não funcionam e links trocados podem estragar uma potencial relação profissional. Por isso, é importante saber escolher o profissional ou a empresa que irá fazer o seu cartão virtual.

Não ser lido

Há sempre o risco de ir cair à caixa de spam ou passar despercebido numa caixa de email cheia de correio eletrónico.

Depende do acesso à Internet

É preciso haver sinal de Internet para enviar e para receber. Ainda que, nos dias que correm, este risco seja mínimo, este é um pormenor a ter em conta.

apps para networking
Veja também Apps de networking: conheça as melhores e dê um boost à sua carreira

Vantagens dos cartões de visita tradicionais

Desperta a atenção rapidamente

É possível impressionar no momento em que quem o recebe o toca, seja por causa do tipo de papel ou dos acabamentos.

Fácil de partilhar

É só distribuir os cartões pessoalmente em eventos, seminários, feiras, workshops, etc.

Estabelece fortes ligações pessoais

Há um contacto pessoal com quem o recebe, pois são partilhados, em princípio, durante momentos agradáveis e é, por isso, natural que seja dado um maior valor a este tipo de cartão.

Desvantagens dos cartões de visita tradicionais

Refazer com frequência

Sempre que houver uma alteração ou seja necessário introduzir novas informações ou detalhes, é preciso refazer o cartão, voltar a imprimir e deitar fora os antigos.

Ocupam espaço

As pessoas estão constantemente a receber cartões e, para evitar pilhas de cartões, acabam por ir deitando fora os que recebem para manter o seu espaço de trabalho organizado. Ou seja, de nada vale ter entregue um cartão porque será descartado rapidamente.

Riscos no envio por e-mail

Se alguém lhe pedir os contactos via e-mail ou outra forma online, vai fotografar o seu cartão para enviar. Ao enviar a fotografia, há sérios riscos das informações ficarem ilegíveis para quem o recebe, ou, caso resolva escrever os seus dados para enviar, há o risco de se enganar na digitação e perder, assim, oportunidades.

Pouco ecológicos

Para produzir o papel é preciso cortar árvores e se rapidamente os cartões vão para o lixo, fica claro o impacto no meio ambiente.

10 Cartões de visita originais: fontes de inspiração

Não é de agora que se conhece a importância do cartão de visita. Esses pequenos pedaços de papel, no seu formato mais tradicional, são poderosas ferramentas de networking, que pode utilizar em qualquer situação, seja numa entrevista de recrutamento, numa feira de emprego ou num qualquer evento profissional.

Mas o mercado de trabalho muda todos os dias e cada vez mais é necessário apostar em ferramentas que o ajudem a destacar-se no meio da multidão e que impressionem os seus recrutadores de forma rápida e eficaz. Um bom cartão, que marque pela diferença, pode servir esse propósito. Esqueça os cartões tradicionais e aposte em algo que deixe uma boa primeira impressão nos seus contactos profissionais.

E a ideia é simples. Tendo em conta a natureza da sua atividade profissional ou do seu negócio crie um cartão de visita que seja representativo da sua identidade, de forma profissional e criativa. Para o ajudar aqui ficam alguns exemplos originais que podem servir de inspiração para si.

Legos ou cartões de visita? Os dois!

Sim, é verdade. Os cartões dos colaboradores da Lego, são isso mesmo, legos com as informações de contacto.

Um ralador de queijo informativo

A loja de queijos “Bon Vivant” no Brasil decidiu oferecer um utensílio muito útil aos seus clientes, onde constam todas as informações de contacto.

Cartões de visita que são caixas de transportes

Este design original é da empresa de transportes Tam Cargo, do Brasil, e consiste num cartão que após algumas dobras se transforma numa caixa de transporte. Um bom exemplo de cartão diz tudo sobre a empresa.

Um personal trainer que o vai fazer perder essa gordurinha a mais

O cartão diz tudo. Quem quer que receba este cartão certamente fica (pelo menos) tentado a ligar para este personal trainer.

Um mini desentupidor com todas as informações

Este canalizador usou uma das ferramentas de trabalho e criou um cartão-de-visita original.

Um tapete de Ioga

O conceito é simples, mas nem por isso menos original. O cartão deste centro de Ioga, no Canadá, enrola-se tal como um tapete de ioga.

Para os amantes de bicicletas

Cartão de visita e multiferramentas: um só item e diversas funcionalidades.

Um cartão que permite medir o rasto dos pneus

Esta empresa de venda de pneus criou cartões de visita com dupla utilidade: não só apresenta todos os contactos necessários, como ainda permite verificar o rasto dos pneus dos automóveis dos clientes.

Veja também