Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luís Neves
Luís Neves
25 Set, 2019 - 16:11

6 regras que deve mesmo respeitar enquanto abastece o carro

Luís Neves

Todos os dias milhares de pessoas abastecem, mas poucas reparam nas regras de segurança obrigatórias. Saiba quais são aquelas que deve cumprir à letra.

abastecer carro

Encher o depósito, pagar e seguir viagem. Reabastecer num posto de gasolina é uma rotina, quase automática (e, hoje em dia já sem olhar aos preços, tantas são as oscilações), para qualquer condutor.

Sem gasolina ou gasóleo, o carro simplesmente não funciona (à exceção de veículos elétricos ou a GPL, obviamente). Falamos, portanto, de algo obrigatório quando se conduz um automóvel.

Todos os dias, milhares de pessoas param numa “bomba”, e o que é certo é que estas instalações apresentam uma série de regras obrigatórias, para segurança de todos os utilizadores.

Muitas vezes, ou não reparamos por distração, ou fazemos questão de não reparar, mas há uma série de regras que devem ser respeitadas enquanto abastecemos o nosso automóvel.

6 coisas que deve mesmo respeitar quando abastece o seu automóvel numa estação de serviço

abastecer carro

1. Adequar a velocidade

Muitos condutores, especialmente os que circulam nas auto-estradas, entram nas “bombas” a alta velocidade, esquecendo muitas vezes que se encontram pessoas a circular a pé.

Portanto, devemos redobrar os cuidados e circular a baixa velocidade.

2. Colocar o lado da tampa do depósito próximo do suporte da mangueira.

Parece preciosismo, mas se não o fizermos, podemos ter problemas ao reabastecer: a mangueira pode ser curta ou ter de passar por cima do carro, podendo causar riscos na pintura, perdas de combustível ou até pequenos acidentes porque a mangueira ficou “presa”.

3. Deve necessariamente desligar o motor e as luzes.

O motivo? Uma pequena faísca pode causar uma catástrofe. Os vapores que emanam da gasolina são muito inflamáveis, por isso é preciso ter cuidado. O melhor é prevenir…

4. É estritamente proibido fumar numa estação de serviço.

Por razões óbvias, fumar enquanto abastece um automóvel é um pedido certo para uma enorme catástrofe.

Os gases provenientes do abastecimento de combustível são altamente inflamáveis, e a mais pequena fonte de calor pode provocar uma grande explosão.

5. É proibido abastecer utilizando simultaneamente qualquer fonte potencial de ignição

O telemóvel entra nesta lista que inclui ainda fumar e criar pontos de calor ou faísca, ter o motor ligado ou rádio ligado ao smartphone.

Não há casos de incêndios provocados por telemóveis, mas o melhor será não o utilizar enquanto abastece. Faça a chamada depois de abastecer.

6. Ter atenção no abastecimento para não se enganar

Enganar-se no combustível do veículo que conduz não é um erro tão raro. Na verdade, são muitas as pessoas que, todos os anos, se enganam e colocam o combustível errado no depósito.

Se se aperceber no momento, o que deve fazer é não mexer no carro. Nem pense em colocar a chave na ignição. Trata-se de evitar que o combustível chegue ao sistema de alimentação. O carburante errado pode deteriorar e até inabilitar algumas dos componentes do motor.

De seguida, deve avisar os responsáveis da estação de serviço para poder deixar o carro imobilizado e avisar de imediato os serviços de assistência para que o ajudem a solucionar o problema.

A solução passa por bombear o combustível, limpar o circuito e preparar os componentes que possam ter sido afetados.

Veja também