Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
21 Dez, 2018 - 16:48

Saiba como eliminar pelos do cães de todas as superfícies

Teresa Campos

Hoje, explicamos-lhe como eliminar pelos dos cães de forma simples, rápida e eficaz, de acordo com a superfície em que eles se alojaram. Ora, tome nota!

Saiba como eliminar pelos do cães de todas as superfícies

Para quem tem animais de estimação, nomeadamente patudos, saber como eliminar pelos dos cães é muito útil, sobretudo naqueles meses em que se dá a mudança de pelagem. Deixamos-lhe dicas preciosas não só sobre como eliminar pelos do cão, mas também como evitar que essa queda seja demasiado intensa ou prolongada no tempo. Tome nota das dicas e cuide bem do seu amigo de quatro patas.

Aprenda como eliminar pelos dos cães: do animal, casa, roupa e de outras superfícies

Como sabemos, o corpo de todos os cães é coberto de pelos que podem ser curtos, médios ou longos. Em qualquer um dos casos, e assim como acontece com os cabelos dos humanos, há períodos de mudança de pelo que podem ser um verdadeiro desafio para donos que gostam de manter a casa, a roupa e todas as superfícies livres de qualquer tipo de pelagem.

Por norma, os cães que passam mais tempo dentro de casa, mudam o pelo com mais frequência do que os cães de exterior. Em todo o caso, é em estações como o outono e a primavera que essa mudança se intensifica. No que toca às fêmeas, essas quedas de pelo são, também, comuns nos meses após o cio.

Como cuidar do pelo do cão e deixá-lo bonito e brilhante

Dicas para eliminar pelos do cão

No animal

Na roupa

  • Por vezes, quando repara, o seu casaco já está cheio de pelos. Nessa altura, pode passar sobre ele um rolo removedor de pelo ou, se não tiver, improvisar aplicando uma fita adesiva larga. Em último caso, passe as mãos húmidas ou com umas luvas de borracha calçadas e retire a pelagem. No fundo, desde que haja aderência, os pelos saíram.
  • Outra opção muito prática, rápida e simples é utilizar o ar frio. Para isso, só precisa de um secador potente e que liberte ar frio. Direcione esse sobre a roupa durante, pelo menos, 15 minutos e verá como o pelo do cão “agarrado” à roupa se vai libertando. O ideal é que ponha este método em prático num espaço aberto, caso contrário os pelos saíram da roupa para o chão de sua casa.

Noutras superfícies

  • Para quem permite que o cão circule livremente pela casa e, inclusive, se sente no sofá, saiba que há alguns tecidos que repelem o pelo, mais do que outros. Logo, uma boa solução é aplicar sobre as superfícies onde o animal se costuma deitar capas ou mantas em lã ou em sintéticos, dada a eletricidade estática criada por estes tecidos.
Limpeza com animais em casa
Veja também Limpeza com animais em casa e sem falhas? Sim, é possível!

Dicas para evitar a queda de pelos do cão

1. Fazer uma alimentação equilibrada

Escolher uma ração adequada para o seu cão é fundamental para garantir a boa saúde do animal e, consequentemente, evitar a queda exagerada de pelos. Os alimentos oferecidos ao animal devem conter todos os nutrientes essenciais, de acordo com a idade, peso e porte do cão.

É, também, importante verificar se a ração do seu cão não é demasiado seca e se a queda de pelo não possa estar relacionada com alguma falta de hidratação. Além disso, é importante confirmar se o animal não é alérgico a nenhum componente da ração que possa estar a causar a queda de pelo.

Alguns alimentos “humanos” podem, ainda, fornecer alguma hidratação ao seu cão, caso das carnes magras, cozidas e sem ossos. Contudo, informe-se bem sobre aquilo que o seu cão pode ou não comer.

22 alimentos que os cães não podem mesmo comer
Veja também 22 alimentos que os cães não podem mesmo comer

2. Escovar diariamente o cão

Principalmente os cães com pelos longos devem ser escovados todos os dias. Uma escovagem diária de 15 minutos pode evitar muitos pelos espalhados pela casa, portanto é uma tarefa que não deve ser subestimada.

Dar banho ao cão: guia essencial para um banho sem enganos

3. Dar banhos frequentes e escovar

Os banhos regulares são uma forma de eliminar os pelos mortos, embora não deva exagerar, para também não secar em demasia a pele do animal (dois por mês serão suficientes, na maior parte dos casos).

Além disso, pode fazer uma visita com o seu cão ao veterinário e sujeitá-lo a uma escovagem específica para a eliminação dos pelos mortos. Pergunte ainda ao especialista qual o champô mais indicado para o seu amigo de quatro patas.

4. Tosquiar

Em algumas raças, a tosquia pode ser uma boa opção, especialmente se não tem muito tempo ou disponibilidade para escovar o animal. Especialmente no verão, a tosquia pode ser uma excelente maneira de poupar em pelos pela casa e, ainda, ajudar o seu animal a suportar os dias mais quentes.

5. Dar suplementos vitamínicos e minerais

Em casos extremos, a suplementação pode ser necessária, pois a queda excessiva de pelo pode relacionar-se com alguma deficiência vitamínica. Aconselhe-se com o veterinário do seu animal.

Antes de partir para a suplementação, fale com o especialista sobre a possibilidade de reforçar a presença de ómega 3 na alimentação do seu animal, nomeadamente através da oferta de peixes ricos neste componente ou do acrescento de um pouco de azeite à ração habitual.

6. Combater pulgas e parasitas

Entre outros problemas, os parasitas causam muito comichão ao animal, além de irritarem a pele do cão, fatores que também podem provocar a queda de pelos. Combater o alojamento destes parasitas é essencial para a saúde e bem-estar do animal.

7. Oferecer água

Mesmo que a ração do seu cão seja húmida quanto baste, nunca se esqueça de providenciar uma tigela bem cheia de água ao seu animal, pois a hidratação é fundamental para um pelo bonito e saudável, além de combater a queda em excesso.

Agora que já sabe como eliminar pelos dos cães, já não há razão para desesperar com a chegada dos meses de mudança de pelagem. Ponha em prática as medidas que lhe sugerimos e verá os pelos do patudo deixarão de ser um problema para si.

Veja também