Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
07 Out, 2022 - 17:09

Conta bancária gratuita: conheça as opções existentes no mercado

Mónica Carvalho

De ano para ano, os bancos aumentam as comissões de serviços e ter acesso a uma conta bancária gratuita é algo cada vez mais raro. Mas ainda é possível.

conta bancária gratuita

As comissões bancárias têm vindo a aumentar nos últimos anos, o que torna cada vez mais difícil a missão de encontrar uma conta bancária gratuita. Na verdade, são cada vez menos os bancos que oferecem contas a custo zero e mesmo os que faziam disso a sua bandeira têm apertado as condições ou simplesmente optado por começar a cobrar.

Até o que tradicionalmente era isento de custos, como as contas ordenado que não pagavam comissão, está aos poucos a desaparecer. Contratar mais serviços para obter isenções também deixou de funcionar.

A boa notícia é que ainda é possível encontramos alguns exemplares, como os que partilhamos agora consigo.

4 contas bancárias gratuitas disponíveis no mercado

As entidades que ainda oferecem este tipo de contas não cobram comissões pelos serviços essenciais aos clientes particulares e afiançam a segurança das contas e depósitos através do Fundo de Garantia de Depósitos (até 100 mil euros).

Estas instituições financeiras permitem abrir uma conta à ordem, ter um cartão de débito simples, fazer levantamentos e pagamentos com esse cartão em território nacional, acesso online, transferências intrabancárias, depósitos de numerário ao balcão (quando existe) e adesão a débitos diretos, sem pagar comissões de manutenção e gestão.

São poucas é certo, mas ainda existem. Conheça, então, as opções bancárias que não lhe custam um cêntimo.

Mulher a levantar dinheiro no Multibanco
1

Conta UNIBANCO

UNIBANCO, marca de negócio da UNICRE dedicada ao desenvolvimento de soluções financeiras únicas e simplificação de pagamentos, disponibiliza uma conta 100% digital e gratuita. Disponível através da app da marca, esta conta pode ser movimentada a partir de um cartão pré-pago, que lhe permite receber e enviar dinheiro, fazer pagamentos, compras online e em lojas físicas, quer em Portugal ou no estrangeiro.

Destacamos as principais funcionalidades da Conta UNIBANCO:

  • Cartão pré-pago recarregável com montantes entre 10 e 5.000 euros diários;
  • Sem custos de adesão nem comissões de manutenção;
  • Adesão 100% digital através da APP com Chave Móvel Digital;
  • Controlo e gestão na APP UNIBANCO;
  • Envio, pagamento e solicitação de dinheiro aos seus contactos através do MB WAY;
  • Cartão pré-pago (físico e virtual) gratuito; Caso opte pelo físico será um cartão ecológico, produzido a partir de matérias-primas amigas do ambiente;
  • Transferências gratuitas, incluindo via MB Way;
  • Pagamentos sem cartão através das wallets Apple Pay, Google Pay, Garmin Pay e Fitbit Pay;
  • Acesso a Cartão de crédito, Crédito Pessoal e Seguros.
2

Conta Simples ActivoBank

O ActivoBank tem um serviço exclusivamente online associado ao Millenium BCP e oferece contas bancárias gratuitas a 100%. Pode abrir uma conta simples, de forma fácil, através da app disponível para Apple e Android. A Conta Simples inclui:

  • Abertura e gestão de conta sem custos;
  • Sem comissões de manutenção;
  • Mínimo de abertura é de 500 euros (exceto em caso de domiciliação de ordenado e conta ActivoKid, cujo valor é de 100 euros. A abertura de conta de Serviços Mínimos Bancários não tem custos);
  • Acesso ao banco através do site ou app;
  • Transferências interbancárias grátis, exceto se forem efetuadas ao balcão ou por telefone (com atendimento personalizado);
  • Transferências MBWay gratuitas quando realizadas na app;
  • Cartão de débito e de crédito gratuito para todos os titulares;
  • Permite fazer depósitos aos balcões do Millennium BCP;
  • Acesso a Seguros, Crédito Pessoal, Crédito Automóvel, Crédito Habitação, Investimentos.

Todavia, a emissão de segunda via de cartão de débito e de crédito pode custar 15 euros, exceto em algumas situações, como por exemplo a captura do cartão em caixas Multibanco ou terminais automáticos de pagamento; o extravio no envio do cartão pelo Banco, ou ainda o cancelamento do cartão por iniciativa do Banco por motivos de segurança, entre outras.

De igual modo, a emissão de cheques poderá ter um custo mínimo de 8 euros, ao qual acresce portes de envio pelo correio. Os cheques visados ou bancários são os únicos levantados ao balcão e têm um custo de 50 e 20 euros respetivamente, ao qual acresce Imposto do Selo de 4% sobre a comissão.

3

Moey!

A moey! é uma marca do Grupo Crédito Agrícola e disponibiliza uma conta à ordem “100% digital e sem custos”, pode ler-se no site. Nas contas da moey! não há comissões de adesão nem de manutenção, mas também não tem balcões físicos.

Trata-se, assim, de uma solução 100% online, com vários pontos positivos:

  • Sem custos de adesão/manutenção;
  • Abertura de conta através de vídeochamada ou a partir da Chave Móvel Digital;
  • Permite o envio, pagamento e solicitação de dinheiro aos seus contactos: seja com moey!, MB WAY ou com o telemóvel;
  • Cartão de débito (físico e virtual) gratuito;
  • Transferências gratuitas, incluindo via MB Way;
  • Levantamentos gratuitos em Portugal e na zona Euro.

No que diz respeito a encargos há uma exceção à regra: o pedido de substituição do cartão de débito físico, que tem um custo de 5 euros.

4

Conta à ordem Openbank

Sem comissões de abertura ou manutenção, nem custos associados ao cartão de débito, a Conta à Ordem Openbank (Santander) é mais uma a considerar.

Eis algumas das suas características:

  • Abertura e manutenção sem custos;
  • Transferências nacionais e em países da União Europeia, em euros, gratuitas;
  • Cartão Я42 grátis;
  • Levantamentos grátis nos caixas automáticos do Banco Santander em todo o mundo e 5 levantamentos mensais grátis em caixas automáticos da zona euro;
  • Apesar de ter um IBAN europeu, que começa com as letras “ES” por ser de origem espanhola, a conta pode ser usada sem restrições como uma Conta Ordenado em Portugal.

Contas bancárias que já não são “totalmente” gratuitas

A maior parte das entidades que se seguem tinham contas bancárias gratuitas, mas tal já não acontece devido a alterações nos preçários, que passaram a incluir, por exemplo, o pagamento de anuidade do cartão de débito.

Mulher a ser atendida no Banco

Conta Banco CTT

Quando surgiu, em 2015, o Banco CTT apresentava-se como um “banco zero”, isto é, não cobrava anuidades nos cartões de crédito ou débito, nem comissões de manutenção de contas. Mas em 2020 tudo mudou.

Hoje, a emissão do cartão de débito custa 18,50 euros e, para pedir um cartão provisório, o cliente tem agora de desembolsar 10 euros. Já o cartão de crédito continua isento de pagamento, mas a sua substituição tem um custo de 15 euros.

Além disso, os clientes do banco passam também a pagar 7,50 euros no levantamento de numerário ao balcão.

Também a comissão de manutenção de conta tem um custo anual de 20 euros.

Conta à ordem BNI Europa – Residentes

Outro exemplo é o Banco BNI Europa que tinha um produto diferenciado, uma vez que oferecia uma solução remunerada, e sem despesas, para as contas à ordem.

Oferece isenção de comissão de manutenção, mas a disponibilização do cartão de débito (MB Only) tem um custo anual de 10 euros. A substituição do cartão por um novo, a pedido do titular, “devido ao mau estado do plástico ou situações de natureza similar” tem um custo de 5 euros.

Conta Global do Banco BIG

A conta à ordem para particulares do Banco Big não tem comissão de manutenção, mas tem um montante mínimo de abertura de 2.000 euros.

As transferências interbancárias têm um custo de 0,50 euros. O cartão de débito tem um custo de 10 euros no primeiro ano e 14 euros nos anos seguintes. Já a substituição do cartão custa 6,50 euros.

Conta Digital Banco Best

Tal como o nome indica, a Conta Digital do Banco Best era e continua a ser gratuita se for acedida apenas pelos canais digitais.

Esta conta não implica o pagamento de comissões de manutenção e permite a gratuitidade de transferências internas e interbancárias nos canais internet, mobile e ATM.

Todavia, se precisar de um cartão de débito, o cliente terá um custo anual de 19,50 euros, ao qual acresce Imposto do Selo de 4%.

Encerrar conta bancária
Veja também Quer encerrar uma conta bancária? Saiba como proceder

Conta de serviços mínimos bancários

Se, por uma questão prática ou de relação de muitos anos com o seu banco, preferir manter o seu dinheiro na instituição atual, o melhor a fazer para reduzir os custos com comissões é tentar mudar para uma conta de serviços mínimos bancários.

Estas contas permitem ter o seu dinheiro à ordem e fazer as movimentações básicas do dia-a-dia, mediante um valor anual bem inferior ao habitualmente praticado.

De acordo com o Banco de Portugal, além da abertura e manutenção da conta de serviços mínimos bancários, o titular pode ter acesso a outras condições sem custos, nomeadamente:

  • Disponibilização de cartão de débito aceite como meio de pagamento na União Europeia (ou seja cartão de rede Visa ou Mastercard, por exemplo);
  •  Acesso à movimentação da conta através de ATM, homebanking e aos balcões do banco;
  •  Levantamento e depósito de numerário e cheques ao balcão do banco;
  •   Realização de pagamentos de bens e serviços e débitos diretos;
  •  Transferências efetuadas através de caixas ATM, sem limitação quanto ao número de operações realizadas anualmente;
  •  Transferências intrabancárias (ou seja, transferências para contas do mesmo banco), sem limitação quanto ao número de operações realizadas anualmente;
  •  24 transferências interbancárias SEPA+, por cada ano civil, realizadas através de homebanking;
  • 5 transferências por mês, com limite de 30 euros por operação, realizadas através de aplicações de pagamento operadas por terceiros (como por exemplo MB Way).

Para que se verifiquem estas condições, a conta de serviços mínimos bancários tem de ser a única conta à ordem do consumidor no sistema bancário português, exceto se:

  • For contitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% que não tenha outras contas;
  • Tiver outra conta de serviços mínimos bancários na qual é co-titular com uma pessoa com mais de 65 anos (ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60%) que não tenha outras contas.

Artigo originalmente publicado em junho de 2021. Atualizado em outubro de 2022.

Veja também

Artigos Relacionados