Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
21 Jun, 2019 - 11:37
Sabe mesmo quantos dias de férias seguidos deve tirar?

Sabe mesmo quantos dias de férias seguidos deve tirar?

Catarina Milheiro

Para reter todos os benefícios do seu merecido descanso, descubra quantos dias de férias seguidos deve tirar e tenha uma pausa realmente revitalizante.

O artigo continua após o anúncio

Quem não gosta de passar uns bons dias afastado do trabalho e sem preocupações? Ter férias é essencial para recarregar energias e voltar ao trabalho de uma forma muito mais produtiva, mas será que o número de dias de férias seguidos que tiramos tem influência nos benefícios?

Em Portugal, um profissional que trabalhe há pelo menos um ou mais anos numa empresa, tem legalmente o direito a 22 dias de férias por ano. Contudo, e para lá da duração das suas férias, elas devem ser vividas e aproveitadas ao máximo para que consiga criar momentos inesquecíveis.

Mas afinal quantos dias de férias seguidos deve tirar?

férias

Apesar de em Portugal os trabalhadores terem direito a 22 dias de férias, é importante que cada um de nós saiba organizá-los corretamente.

No momento de marcar as férias, um dos truques para fazê-las render ao máximo é “apanharmos” alguns feriados e pontes pelo meio, de modo a que os nossos dias de descanso se prolonguem.

Passar uns dias fora do ambiente de trabalho, longe das preocupações e fazer uma espécie de reset é essencial para mantermos a sanidade mental e voltarmos ao trabalho muito mais produtivos. Contudo, a pergunta que se impõe é quantos dias de férias seguidos devemos tirar?

Há dois anos, um grupo de investigadores de uma universidade finlandesa, levou a cabo um estudo para determinar o número ideal de dias de descanso, tendo por base o acompanhamento de 54 trabalhadores em períodos diferentes de férias.

Para isso, mediram os níveis de felicidade dos participantes no decurso das suas férias, sendo que o oitavo dia foi aquele em que os trabalhadores atingiram o pico.

Nas conclusões do estudo, os investigadores afirmam que o nível de contentamento não está diretamente ligado a um período de tempo, mas sim a um dia em específico – o oitavo.

O artigo continua após o anúncio

Se refletirmos bem sobre as nossas férias, podemos verificar que, com frequência, o primeiro dia é sempre um dia de adaptação e, por isso, nunca nos sabe totalmente a férias nem serve para descansar.

E tendo em consideração que o oitavo dia é mesmo o ponto alto das suas férias, não deixe que este seja o último. Sempre que tiver oportunidade e fizer sentido, opte por tirar a sexta-feira de folga ou por, simplesmente, sair mais cedo. Desta forma, conseguirá aproveitar o sábado, domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta e novamente o fim-de-semana.

O importante é aproveitar bem as férias

quantos dias de férias seguidos deve tirar

Tirar uns dias de férias é, como já referimos, essencial para voltar a trabalhar com a mente sã e de uma forma muito mais produtiva.

Quando passamos uns dias afastados das reuniões e afazeres habituais, estamos automaticamente a cortar com a rotina de trabalho. E sem nos apercebermos, a quebra desta rotina tem um papel fundamental para a saúde e bem-estar porque nos permite construir novas memórias.

Para que sinta que renovou totalmente as suas energias e baterias, as suas férias devem ser tão memoráveis quanto gratificantes. Fazer pequenas coisas diferentes ao longo dos seus dias de descanso pode mesmo ser a chave para o sucesso.

O importante é que aproveite bem esse período. Por isso, em vez de passar um dia todo sentado ou deitado a torrar ao sol à beira da piscina ou no areal da praia, opte por fazer algumas atividades que são, muitas vezes, oferecidas pelo destino turístico que escolheu.

Muitas destas atividades incluem mergulho, passeios a cavalo, visitas guiadas, passeios de barco, caminhadas ou até mesmo experiências gastronómicas totalmente inovadoras. Qualquer atividade que o faça mudar a sua rotina vai ter efeitos visíveis no seu cérebro, que retém nas suas memórias o que é realmente novo e o fora do comum.

Lembre-se que, para ter saúde e para que se sinta bem, não basta fazer exercício físico e uma alimentação saudável. É igualmente importante criar novas memórias positivas no seu cérebro.

O artigo continua após o anúncio

Por isso já sabe, planeie bem os seus dias de descanso e veja quantos dias de férias seguidos pode tirar. Informe-se de todas as atividades que o seu destino de férias tem para lhe oferecer e, no caso de não poder viajar, pode sempre optar por fazer um piquenique com a sua família, caminhar pela praia com os seus animais ou conhecer melhor a região onde se encontra.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp