Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Renata Silva
Renata Silva
11 Dez, 2017 - 15:14

15 erros matinais: tome nota do que não deve fazer ao acordar

Renata Silva

Há coisas que não devemos ignorar quando nos levantamos. Leia este artigo e confira se comete estes erros matinais e corrija-os o quanto antes.

15 erros matinais: tome nota do que não deve fazer ao acordar

A manhã é um dos momentos mais importantes do dia. Significa, na maioria das vezes, o início de mais uma jornada de trabalho e pressupõe alguma preparação para que tudo corra bem. Há, por isso, uma série de erros matinais a evitar para conseguir o melhor desempenho possível ao longo do dia.

Deixamos, neste artigo, algumas dicas acerca dos erros matinais, com base no website especialista Web MD. Tome nota.

15 erros matinais a evitar

1. Carregar no botão “Snooze”

placeholder-1x1

“Só mais 5 minutos”, pensamos nós, enquanto adiamos o despertador para que ele toque mais tarde. Saiba, no entanto, que é muito importante deitarmo-nos e levantarmo-nos todos os dias à mesma hora. Desta forma, descansamos mais. Hoje em dia há várias aplicações para telemóvel e gadgets que lhe permitem perceber qual a melhor hora para acordar e o que podem ajudar a dormir melhor.

2. Ficar às escuras antes de levantar

placeholder-1x1

É considerado um dos erros matinais. Porquê? A luz do sol a entrar no quarto ajuda o seu corpo, digamos assim, a tomar conhecimento de que é de dia – permite, no fundo, regular os ciclos de sono/despertar.

Para além disso, faz com que durma melhor e previne infeções e inflamações. Apanhar sol de manhã vai ajudá-lo a conseguir mais vitamina D e a pensar de forma mais clara.

3. Dormir até tarde

placeholder-1x1

Sabe bem de vez em quando dormir até tarde, sobretudo quando devemos algumas horas à nossa cama. Contudo, a melhor maneira de melhorarmos o nosso sono a longo prazo é a de criarmos hábitos e termos uma hora certa para nos deitarmos e, principalmente, para nos levantarmos todos os dias.

Mesmo que se tenha deitado tarde, tente levantar-se diariamente à mesma hora, incluindo ao fim de semana. Pense num duplo benefício: está a fazer bem à sua saúde e está a ganhar tempo para outras tarefas que geralmente não consegue fazer à semana.

Seja rigoroso com as horas que passa a dormir e terá benefícios.

4. Levantar-se da cama demasiado rápido

placeholder-1x1

Já aconteceu levantar-se à pressa da cama e sentir tonturas? Isso é porque ao fazê-lo a gravidade envia sangue para as suas pernas, o que pode fazer com que a pressão arterial desça de repente. Ficamos mais tontos e podemos mesmo desmaiar.

O ideal é levantar-se com calma da cama e sentar-se primeiro na beira da cama antes de se pôr de pé. Espere alguns segundos, sobretudo se costuma sentir-se tonto quando se levanta. Esta é uma precaução simples que pode evitar problemas mais sérios como quedas.

5. Não fazer exercício físico

placeholder-1x1

O exercício físico regular ajuda-o a dormir melhor e também melhora o humor, entre outros benefícios. A atividade física durante a manhã permite, por exemplo, controlar o apetite e o que come ao longo do dia, fazendo com que consiga manter o peso.

6. Não tomar café

placeholder-1x1

O café pode ser um grande aliado durante a manhã. Se está habituado a tomar café todas as manhãs, não deixe de o tomar, pois pode sentir-se um pouco desorientado e pode não conseguir concentrar-se, ter dores de cabeça ou mesmo sentir náuseas, devido à dependência da cafeína.

7. Não lavar os dentes

placeholder-1x1

Este é um dos erros matinais pois, durante a noite, acumulam-se sujidade e bactérias nos nossos dentes. Se não escovarmos os dentes de manhã, começa a formar-se tártaro e só nos conseguimos ver livres dele numa ida ao dentista. Para além disso, tártaro e bactérias a mais na boca podem levar a problemas como por exemplo a periodontite, a gengivite e o mau hálito.

8. Lavar os dentes logo a seguir a tomar café

placeholder-1x1

Deixamos este passo para depois de comer e imediatamente antes de sair de casa, porque queremos ter um hálito mais fresco e não queremos sujar os dentes. A ideia é boa, mas saiba que é um dos erros matinais. Porquê? Em especial se ingerir algo ácido, como é, precisamente, o café, vai empurrar os açúcares com a escova para a superfície dos dentes e danificar o esmalte.

Qual a solução? É preferível escovar os dentes mal se acorda e, depois de comer, beber um copo de água para manter a boca um pouco mais limpa e o hálito mais fresco. Pode ainda optar por esperar cerca de 30 a 60 minutos para que ácido desapareça, mas, para manhãs apressadas, não será certamente a melhor escolha.

9. Ver o e-mail

placeholder-1x1

É daquelas pessoas que não larga o telemóvel ou outros dispositivos móveis, sempre atento aos e-mails que surgem ou que possam surgir ou ao que aparece de novo nas redes sociais? Saiba que causa stress e ansiedade e não é bom para começar a manhã. Se souber logo que vai ter imensas tarefas para fazer quando chegar ao trabalho, vai logo ficar agitado e sentir-se pressionado para começar a trabalhar mais cedo.

Tire algum tempo de manhã para se afastar dos meios digitais e resista à tentação de consultar o e-mail. A princípio vai custar, mas sentir-se-à mais feliz e poderá mesmo até ter um dia mais produtivo.

10. Começar o seu dia sem ter um plano

placeholder-1x1

Mais um dos erros matinais que que podem condicionar o seu dia. Começar o seu dia sem se ter ideia do que se vai fazer pode desorientar e até fazer-nos perder tempo e foco. Ter planos em relação a tarefas a desempenhar ajuda a concretizar objetivos, seja no trabalho ou na vida familiar e contribui para o nosso bem-estar, pois estamos a dar significado à nossa vida. Estabeleça prioridades, faça uma lista do que tem para fazer, e registe os seus progressos ao fim do dia.

11. Pensar nos problemas que tem de enfrentar nesse dia

placeholder-1x1

Tendo um plano para lidar com os problemas que poderá ter num dia de trabalho, por exemplo, tire um tempo para se abstrair deles e sentir-se agradecida pelos aspetos mais positivos da sua vida. Tente ter, todas as manhãs, um momento “Don’t worry, be happy”.

12. Não aproveitar os momentos mais calmos

placeholder-1x1

O seu dia costuma ser muito agitado, cheio de barulho e de confusão? Aproveite a manhã para fazer meditação ou para pura e simplesmente respirar fundo e abstrair-se de todo e qualquer pensamento. Esta prática baixa os níveis de cortisol, a hormona responsável pelo stress, e ajuda a combater a ansiedade, a baixar a tensão arterial e a aliviar enxaquecas.

13. Não tomar o pequeno-almoço

placeholder-1x1

Este é um dos erros matinais clássicos e é dos que nos pode vir à cabeça quando pensamos no tema deste artigo. Esta refeição é pequena unicamente de nome, pois é a mais importante do nosso dia e a que não devemos mesmo dispensar. Quem toma o pequeno-almoço regularmente está regra geral em melhor forma, pois tem menos gordura corporal e tem maior capacidade de raciocínio. Para além disso, tem também menor probabilidade de ter diabetes tipo II e doenças cardiovasculares. Em resumo, só há vantagens em fazer esta importante refeição de manhã.

14. Comer bolos e outros doces ao pequeno-almoço

placeholder-1x1

Não resiste a um bolo de manhã para começar o seu dia? Saiba que deve evitar ao máximo este tipo de doces. Donuts e outros bolos com cremes e pastas de açúcar, têm baixo valor nutricional, são rapidamente absorvidos pelo nosso organismo e não satisfazem, deixando-nos com mais fome ainda. Opte por um pequeno-almoço rico em cereais integrais e em proteínas.

15. Não aplicar protetor solar

placeholder-1x1

Antes de sair de casa, mesmo que não esteja sol, não se esqueça de pôr protetor solar, sobretudo na cara. Proteja a sua pele contra o cancro e os malefícios dos raios UV, fazendo este passo cerca de 15 minutos antes de sair de casa, dando tempo suficiente para absorção deste produto.

Veja também