Luana Freire
Luana Freire
25 Out, 2021 - 09:19

Limpezas de outono: checklist daquilo que não pode mais adiar

Luana Freire

É a limpeza mais importante de todo o ano, ainda mais do que a da primavera. Entenda e faça checklist às limpezas de outono que estão em falta.

limpeza profunda da casa

As limpezas de outono são mesmo as mais importantes que deve fazer ao longo do ano e no quesito saúde deixam para trás, até, as famosas limpezas de primavera.

É nesta altura que devemos fazer uma limpeza a fundo, como foco na higienização correta dos ambientes da casa.

Pela sua saúde e bem estar, prepare o lar para os dias mais frios do ano com a ajuda desta checklist de limpezas indispensáveis para fazer antes da chegada do inverno.

Limpezas de outono: guia essencial

limpezas de outono

Atente na importância de uma limpeza a fundo

Nos dias frios, o aquecimento que utilizamos para ter conforto em casa, independente de qual seja a escolha, cria as condições ideais para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

A isto, somamos dois factos importantes de salientar: temos as janelas abertas por menos tempo – o que impede a circulação permanente de ar – e, muitas vezes, colocamos a roupa lavada a secar no interior.

Também os insetos adoram entrar e proliferar nas nossas casas desde o início dos dias mais frescos de outono, uma vez que estão aquecidas e cheias de humidade.

O resultado disto só pode ser um: afetar a nossa saúde e bem estar.

Por isso, há uma lista de tarefas a cumprir regularmente durante as limpezas de outono (e também de inverno) e outra lista de coisas que deve mesmo limpar a fundo nesta altura.

Tome nota que não adiar mais.

Limpezas de outono: 7 coisas que não pode deixar de fazer regularmente

  1. Abrir as janelas por, pelo menos, 30 minutos (todos os dias).
  2. Aspirar toda a casa, corretamente (semanalmente).
  3. Limpar as carpetes (limpeza regular feita em casa: semanalmente; limpeza profissional aconselhada de seis em seis meses, no outono e na primavera).
  4. Limpar o sofá. Aspirar e limpar com soluções que impeçam a proliferação de ácaros, bactérias e fungos (semanalmente).
  5. Verificar os níveis de humidade da casa.
  6. Se possível, nunca secar a roupa no interior. Caso haja esta necessidade, certifique-se de usar um aparelho desumidificador no mesmo ambiente.

Limpeza profunda de outono: checklist para cumprir, em 5 passos

Passo 1

Realizar a manutenção geral

As pequenas tarefas de manutenção e limpeza da casa que já não são feitas há algum tempo são de aproveitar para realizar durante as limpezas de outono.

Limpar as janelas e calhas a fundo, verificar as maçanetas e dobradiças das portas, lavar tapetes, persianas e cortinas… Tudo isto é para se fazer no outono, de modo a ter a casa funcional e em boas condições higiénicas para enfrentar o inverno.

Passo 2

Fazer uma limpeza a fundo ao sofá

O sofá é aquela peça de mobiliário que, em geral, é utilizada todos os dias – e, muitas vezes, por todos da casa. Por isso, é realmente necessário fazer uma limpeza profunda periódica – e o outono é uma das alturas ideais para isso.

Durante a higienização do sofá, é necessário certificar-se que limpa corretamente a sujidade e que remove os ácaros de forma eficaz.

Por isso, é uma boa hora para contratar uma limpeza profissional deste mobiliário.

como limpar sofá de tecido
Veja também Como limpar sofá de tecido: os truques infalíveis
Passo 3

Fazer uma correta higienização dos tapetes e carpetes

Aspirar semanalmente os seus tapetes e carpetes é fundamental, mas escolha lavar estas peças durante as limpezas de outono. Isso não só vai dar novo ar a estas peças, removendo odores desagradáveis e nódoas, como vai limpá-las dos ácaros.

Verifique se os artigos que tem em casa podem ser lavados por si ou, em caso contrário, contrate uma serviço profissional de limpeza.

Passo 4

Arejar e limpar colchões e almofadas

Os colchões e almofadas de toda a casa devem, também, estar no foco das limpezas de outono.

Remova a roupa de cama e retire os colchões dos estrados. De seguida, higienize da seguinte forma:

  • aspire o colchão;
  • retire nódoas com um pano embebido numa solução de água (400ml), detergente (15ml) e água oxigenada (30ml);
  • polvilhe o colchão com bicarbonato de sódio e deixe atuar por 30 minutos;
  • volte a aspirar;
  • por fim, deixe deixe arejar por umas horas.
Passo 5

Livre-se do que não é essencial

Aproveite as limpezas de outono para deitar fora o que está estragado e doar o que está em bom estado, mas já não vai ter uso.

Livros que já leu e não quer guardar, revistas antigas, calçado e roupa, alimentos, caixas, sacas e, até, decoração que já não faz sentido são candidatos ideais a um novo destino.

Ao desfazer-se do que já não utiliza, livra-se de artigos que só servem para acumular pó e roubar espaço em casa.

Neste outono, torne a sua casa mais acolhedora e saudável. Cumpra os passos de limpeza ideais para esta altura.

Veja também