André Freitas
André Freitas
03 Jul, 2020 - 09:02

Novo Audi A3. O compacto mais luxuoso de sempre?

André Freitas

Já chegou a Portugal o novo Audi A3. Provavelmente, o compacto mais luxuoso que pode comprar atualmente. Conheça-o ao pormenor e saiba quanto custa.

Audi A3

A Audi apresentou em 2020 a 4ª geração da sua proposta para o segmento C. O novo Audi A3 está mais arrojado, mais desportivo, mais dinâmico, mais agressivo… e, de certa forma, mais Audi.

Este compacto da fabricante alemã estava já com uma “alma antiga”. Era notório que o visual da terceira geração não se enquadrava com a identidade atual da marca, e sobretudo, não tinha já os argumentos necessários para competir com os seus rivais, nomeadamente o BMW Série 1, o Mercedes Classe A, ou até mesmo o novo Volkswagen Golf.

Como tal, o modelo que surgiu pela primeira vez em 1996, sofreu transformações a vários níveis para se manter atualizado e fresco por mais um bom par de anos. Conheça ao detalhe o renovado Audi A3 e deixe-se surpreender com este novo compacto.

10 coisas que deve saber sobre o novo Audi A3

Audi A3

1. Exterior

Rapidamente irá perceber qual era o objetivo da Audi para o renovado A3: torná-lo mais desportivo e dinâmico.Missão bem sucedida.

A nova versão do A3 é mais comprida e mais baixa do que a anterior. Como tal, está mais próxima do chão, o que faz com que se associe a um carro mais jovem e irreverente.

Na frente contamos com um conjunto de faróis com um design especial, mais rasgado e longo, tal como os modelos mais recentes da marca. Para acompanhar este conjunto de luzes, há uma grelha frontal de dimensões bastante generosas.

Continuando no exterior, mas no painel lateral, temos um carro inspirado no Lamborghini Countach, com linhas mais vincadas e arrojadas. Ainda na lateral, mas mais para a parte traseira superior, o novo Audi A3 teve inspiração no icónico Audi Quattro.

Na traseira, a Audi conseguiu conceder-lhe um ar desportivo sem recorrer a escapes falsos. Assim, a marca deu ouvidos aos seus consumidores e a muitos críticos da área automóvel.

Para além disso, a fabricante alemã, tal como na dianteira, recorreu a ópticas mais compridas e rasgadas. É ainda de salientar o Spoiler traseiro, que é 2 vezes maior do que na versão anterior.

2. Interior

Interior do novo Audi A3

Será o interior tão prometedor quanto o exterior? As imagens respondem a esta questão. Entretanto, vamos salientar alguns aspetos importantes.

Este automóvel tem, à parte do R8, o interior mais desportivo de todos os modelos da marca.

Ao longo de cada milímetro que percorremos neste interior, somos presenteados com materiais de qualidade (com são exemplo os bancos em alcântara) e detalhes premium.

O condutor assim que assume a posição de condução, parece que está imerso numa nova experiência. Isto acontece devido ao desenvolvimento do cockpit digital deste modelo.

O design e posição das saídas do ar condicionado também foram inspiradas num Lamborghini, desta feita o Urus.

A consola central é clean e visualmente ampla. Sobretudo, quando escolhe uma versão equipada com uma caixa de velocidades automática.

Com o surgir dos sistemas tecnológicos, a tendência para os botões físicos desaparecerem é cada vez maior. 

Porém, para controlar o sistema de climatização, a solução mais prática é a existência de alguns botões. Como tal, a Audi reposicionou estes botões e colocou-os numa posição mais discreta e inferior com um toque de simplicidade e elegância incríveis.

Nas versões equipadas com caixa manual, o acesso, por parte do condutor, ao botão que permite controlar o volume do sistema de som é mais complexo. Isto porque na consola central está presente a manete de velocidades. 

No entanto, é algo que podemos considerar quase insignificante, porque o pode fazer recorrendo ao volante.

Podemos dizer que é um interior bem conseguido, minimalista e tecnológico.

3. Espaço

Interior Audi A3

Relativamente a este ponto, o que podemos esperar de um compacto? Espaço suficiente para quatro pessoas adultas fazerem uma viagem em conforto. E isso, é garantido.

Na retaguarda, esta versão cresceu comparativamente com a anterior. O espaço é bastante razoável para as pernas e para a cabeça (distância ao teto), tendo em conta que é um compacto.

No entanto, apesar deste espaço, em viagem, a cabeça poderá bater com relativa facilidade na lateral, uma vez que esta geração é mais baixa.

4. Bagageira

Audi A3

Será que o aumento do novo Audi A3 também se reflete na bagageira?

O modelo anterior contava com uma capacidade da bagageira de 380 litros, e a nova versão deste modelo (surpreenda-se) terá também a mesma capacidade – 380 litros.

5. Infoentretenimento

Como já pode ver, o interior do novo modelo da Audi é recheado de tecnologia.

O sistema que vai equipar a nova versão do A3 é o sistema mais recente da Audi. A título de curiosidade, o A3 terá uma versão mais recente do que o Q8, por exemplo.

O sistema, na sua totalidade, é composto por dois ecrãs de dimensões bastante generosas. 

O ecrã central tem 10 polegadas e funciona através do toque (touchscreen). Neste, poderá controlar as mais diversas funcionalidades multimédia do automóvel e consultar outras informações relativas ao mesmo.

Aqui poderá conectar o seu smartphone através de Android Auto e ainda Apple Car Play. Para que nada lhe falte, nem bateria, poderá carregar o seu smartphone recorrendo à tecnologia sem fios ou através das portas usb. 

Para interagir com o sistema tem duas formas de o fazer: através de ações que envolvam o toque ou através de comandos de voz.

O painel de instrumentos digital, também de 10 polegadas, permite-lhe aceder a várias informações do carro como habitual. Dá-lhe ainda oportunidade de aceder ao mapa de navegação da Audi.

6. Condução

Audi A3

Como já vem sendo regra, a experiência de condução de um veículo premium não desilude.

O novo modelo está construído na plataforma do anterior A3, mas com um upgrade. Esta nova plataforma também equipa o novo Volkswagen Golf.

Como é um carro mais baixo, o centro gravítico está mais perto do chão e como tal, poderá ter uma condução mais dinâmica e consistente.

Em algumas versões, poderá equipar o carro com uma suspensão adaptativa. Esta irá proporcionar-lhe uma maior segurança, confiança e consistência de acordo com o tipo de condução a cada instante. 

Como seria de esperar, a direção torna-se mais leve a velocidades mais baixas e em contrapartida, mais pesada em velocidades mais altas. Isto para facilitar as manobras e tornar mais seguro cada momento.

Para terminar e, tal como em quase todos os modelos da atualidade, existem vários modos de condução disponíveis de acordo com as suas preferências, exigência ou estado de espírito. 

7. Motores

O leque de oferta nas motorizações tem crescido em todas as marcas. Este modelo não é exceção e poderá ser adquirido com os seguintes motores:

  • Motor a gasolina de 1 litro com 110 cv
  • Motor a gasolina de 1,5 litros com 150 cv
  • Versão mild-hybrid: motor a gasolina de 1,5 litros + parte elétrica
  • Motor híbrido plug-in a gasolina com 245 cv: motor a gasolina 1,4 litros + elétrico
  • Motor a gasolina de 2,0 litros com 333 cv
  • Motor a diesel de 2,0 litros com 115 cv
  • Motor a diesel de 2,0 litros com 150 cv

As versões poderão ser equipadas com caixas manuais de 6 velocidades ou caixas automáticas de 7 velocidades.

É ainda interessante realçar que a versão S (motor a gasolina de 2,0 litros com 333 cv) irá ser dotada de uma tração integral (4×4).

8. Preços

Audi A3

Os preços do novo Audi A3 Sportback começam nos 28 631€ para a versão 30 TFSI, e nos 32 557€ para a versão 30 TDI.

Este novo modelo já está disponível para compra.

9. Eficiência 

Os carros podem ser mais ou menos eficientes por diversas razões, tais como: motor, peso, materiais utilizados e pela sua própria construção.

Quando nos referimos à construção, estamos a referir quanto à silhueta, design, estrutura do carro, que lhe concedem um determinado coeficiente de arrasto, também conhecido como coeficiente de resistência aerodinâmica.

Este coeficiente é uma medida comum no setor automóvel, que diz respeito à aerodinâmica. De forma resumida, quanto menor este coeficiente melhor porque permite melhorar o desempenho do veículo no que diz respeito à velocidade e à eficiência de combustível. 

A versão anterior do A3 tinha um coeficiente de 0,31, enquanto a nova tem um coeficiente de 0,28. Poderá comparar com um dos principais concorrentes, BMW Série 1 que por sua vez tem um coeficiente de 0,29.

Como pode ver, o coeficiente melhorou face à geração anterior. A grelha frontal que abre apenas quando estritamente necessário para arrefecer o motor ou a parte de baixo plana são fatores que contribuem para esta melhoria.

10. Segurança

Audi A3

A segurança é uma característica cada vez mais presente nos automóveis de hoje em dia.

Essencialmente por essa razão, há uma constante evolução nos sistemas que apoiam e tornam os momentos de condução mais seguros.

Por exemplo, esta é a primeira geração do A3 que conta com um display virtual (head up display) que assiste à condução.

A nova geração deste modelo está coberta de sensores, radares e câmaras que auxiliam a condução e lhe dão funcionalidades, tais como:

  • sistema de manutenção de faixa de rodagem
  • cruise control adaptativo
  • sensor de ângulo morto
  • sistema preventivo de colisão 
  • outros

Em suma, o mais recente modelo da fabricante alemã pode ser equipado com qualquer sistema de segurança ativa e passiva disponível na marca.

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