ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Catarine Martins
Catarine Martins
24 Set, 2021 - 10:36

Xadrez: saiba como usar uma das tendências fortes de outono

Catarine Martins

O xadrez é um padrão clássico e icónico. Mas esta estação tomou de assalto o palco das tendências e estará em toda a parte. Veja os melhores looks com ele.

Mulher com casaco de xadrez

Provavelmente já se deu conta: este outono o xadrez está de volta, chamando a si o papel principal quando falamos de tendências para a estação.

Contudo, há quem veja nele um padrão atemporal, tal como acontece com o pied de poule ou o padrão leopardo. Aliás, o xadrez faz parte da identidade visual de algumas marcas, como a Burberry, por exemplo. E claro, é um dos padrões favoritos de anónimas e fashionistas.

A história do padrão Xadrez

Há quem diga que a história do padrão xadrez remonta à Escócia. Na altura, o tartan (um dos vários padrões xadrez) foi criado para identificar os vários clãs entre os proprietários de terras escoceses. Assim, cada clã tinha um tartan para diferentes ocasiões, como ir à caça, por exemplo.

Contudo, há quem defenda que a história do padrão é bem mais antiga e remonta aos celtas.

Seja como for, este outono os criadores inspiraram-se na herança escocesa e trouxeram de volta ao palco das tendências o xadrez, nas mais variadas cores, do amarelo a vermelho. O padrão foi estrela dos desfiles da Gucci ou Miu Miu e promete ser um dos mais usados pelas mulheres um pouco por todo o mundo. Afinal, é versátil e muito fácil de combinar.

Desta forma, o xadrez veio para alegrar o nosso guarda-roupa, com elegância e, ao mesmo tempo, descontração sobretudo quando os dias amanhecerem cinzentos.

Por isso, e para que possa começar já a usar a tendência, mostramos-lhe alguns looks inspiradores com ela e, ainda, onde comprar. Consegue resistir?

5 looks inspiradores com xadrez para este outono

1

Saia e casacão com botas

Gosta de coordenados arrojados e diferentes? Então, uma boa forma de usar o padrão xadrez é combinando uma saia e casacão com o mesmo padrão. Sim, xadrez em look total.

É claro que este não é um look para todas. Mas as mais minimalistas podem adaptá-lo ao seu estilo, e usar apenas a saia tartan com um camisolão, ou um coordenado em preto integral e um casacão xadrez por cima, de forma a dar uma pitada de cor ao look.

Gosta? Então use e abuse.

2

Camisolão com saia xadrez

Uma forma muito fácil de usar a tendência do xadrez este outono, é combinar uma camisola oversized e quentinha com uma saia tartan.

Nos pés uns botins ou umas sapatilhas, e o resultado é um coordenado prático, feminino e moderno, que consegue usar tanto no trabalho, caso o seu ambiente laboral não seja demasiado formal, como para passear ao fim de semana.

3

Vestido

As estações frias são excelentes para apostar em sobreposições. Por isso, combinar um vestido xadrez com uma camisola de lã e umas botas de cano alto, é a certeza de se manter quente e bonita durante todo o dia.

Com efeito, este é um outfit perfeito quer para trabalhar, quer para terminar o dia num jantar a dois no seu restaurante favorito.

Inspiração: 7 looks em pied de poule para usar já
Veja também Inspiração: 7 looks em pied de poule para usar já
4

Fato

Se o seu ambiente de trabalho é mais formal e está cansada de usar apenas cores neutras, apostar num fato de blazer e calça em padrão xadrez verde escuro é a certeza de um look elegante, profissional e bonito.

Nos pés tanto pode optar por uns sapatos de salto alto ou botas, como por uns loafers. Importante é que se sinta maravilhosa e confortável, durante todo o dia.

5

Blazer com calças de ganga

Os blazers em padrão xadrez são uma boa aposta para o outono, uma vez que são versáteis e, consequentemente, permitem inúmeras combinações diferentes, sendo a mais fácil com uma camisola e calças de ganga.

Assim, naqueles dias em que não sabe o que vestir e precisa de estar pronta rápido, este é um look à prova de falhas e de dias difíceis.

Gosta desta tendência ou é daquelas que vai deixar passar?

Veja também