ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
02 Mar, 2022 - 14:11

Como tirar cola de embalagens, da parede e até da roupa

Catarina Milheiro

Quer saber como tirar cola da parede, dos vidros, do plástico ou até mesmo da roupa? Fique connosco e descubra as dicas que temos para si.

tirar cola de embalagens de vidro, paredes, roupa

Se tem filhos ou se gosta de trabalhos manuais, não vai querer perder este artigo. Acredite, saber como tirar cola de diversas superfícies pode mesmo ser bastante útil nas mais diversas situações.

Independentemente de se tratar de cola em adesivo ou tubo, a verdade é que este é um tipo de material que nos dá muito jeito ter nos nossos lares. Principalmente quando partimos algum objeto, precisamos de colar papeis, fazemos renovações, gostamos de criar novas peças ou temos crianças por perto.

Por isso, se também se revê neste grupo de pessoas ou já passou por situações em que encontrou uma mancha de cola seca num local indesejado (como uma almofada, uma mesa ou num vidro até), vai gostar de aprender a resolver de forma eficaz este problema.

Como tirar cola do vidro

Deixou cair cola em alguma superfície e agora não sabe como limpar? Quer remover restos de cola de embalagens reutilizáveis? Não se preocupe, preparamos um artigo onde explicamos tudo sobre como tirar cola de superfícies como o vidro, paredes, plásticos e até mesmo da roupa.

Quantas vezes adquirimos um produto e quando menos esperamos apercebemo-nos de que alguns adesivos ou etiquetas deixaram manchas de cola na superfície?

Para que nada disso volte a acontecer, experimente seguir estas dicas que são válidas para qualquer tipo de cola.

Água morna e detergente

Se se tratar de um objeto de vidro ligeiramente pequeno (como um frasco, por exemplo), experimente colocá-lo de molho num recipiente com água morna e 5 gotas de detergente durante a noite inteira.

Depois, deve esfregar os restos de cola com uma esponja ou até mesmo um esfregão de aço – tendo sempre o máximo de cuidado para não riscar a superfície.

Se depois disto ainda não for possível retirar a cola por completo, pode recorrer a alguns produtos que a vão ajudar a amolecer rapidamente, como por exemplo:

  • Óleo vegetal;
  • Vaselina;
  • Acetona;
  • Álcool.

Pode esfregar um pouco destes produtos no local onde a cola persistir com a ajuda de um pouco de algodão (normalmente é mais eficaz).

tubo de cola a derramar

Raspe bem a cola

No caso de a cola ter saltado para um vidro como o das janelas ou mesas e ter ficado inclusivamente com uma superfície com um pouco de volume e áspera até, o mais recomendável é raspar a cola.

Para este processo, deve tentar primeiro amolecer a cola com a ajuda de álcool, acetona, óleo, vaselina ou vinagre. De seguida, coloque um pouco de margarina e raspe delicadamente com uma espátula– normalmente é o suficiente para ajudar a soltar a cola.

Se a superfície não ficar totalmente limpa, ainda pode tentar encharcar a mancha com água quente. Basta que tenha cuidado com as suas mãos, para que não se queime ou faça reação a algum dos produtos em cima mencionados.

Como tirar cola da parede

Hoje em dia é cada vez mais comum utilizarmos alguns tipos de adesivos para fixar quadros ou outro tipo de suportes nas paredes e quando nos apercebemos, fica lá aquela mancha gritante que persiste em ficar.

Mesmo para quem tem filhos que adoram decorar com os seus autocolantes variados, saiba que na maior parte das vezes é possível remover a cola das paredes em 3 passos simples. Veja abaixo.

  1. Tenha à mão um rolo de fita cola crepe e separe em tiras pequenas;
  2. de seguida, experimente pegar em cada uma das tiras e encostar no local da parede onde ficou a cola acumulada;
  3. por fim, se ainda persistir uma mancha pequena, opte por utilizar um palito com um pouco de algodão embebido em álcool na ponta e passe somente onde ainda tem cola.

Se nenhuma destas dicas for suficiente, talvez o melhor a fazer seja recorrer a componentes específicos para a remoção de cola (facilmente encontrados nas drogarias).

Como tirar cola do plástico

Infelizmente o plástico ainda está muito presente nas nossas vidas e, por isso mesmo, é natural que muitos dos objetos e utensílios presentes nas nossas casas sejam precisamente neste material.

Desde as solas do calçado, acessórios, utensílios da cozinha ou objetos de decoração, os cenários podem ser vários. E a verdade é que quando deixamos cair cola numa destas superfícies, torna-se um autêntico desafio retirá-la de forma eficaz, sem que danifique a cor.

Por isso mesmo, a primeira dica deve ser sempre testar o produto que vai utilizar num cantinho discreto do objeto – para perceber como se comporta a cola ou a superfície. Depois siga as seguintes que listamos abaixo.

  1. Remova a cola cuidadosamente: para isto, recorra a um óleo vegetal ou um hidratante corporal. Aplique o produto num pano de microfibras seco, esfregando a mancha cuidadosamente até que o líquido consiga encharcar a cola. Depois, basta remover os resíduos com um pano limpo.
  2. Utilize toalhitas desmaquilhantes: apesar de parecer estranho, as toalhitas desmaquilhantes podem ajudar bastante a retirar a cola do plástico e eliminar solventes mais fracos. Assim, deve passar a toalhita suavemente em movimentos circulares até conseguir eliminar a cola.
  3. Recorra ao vinagre branco: se já tentou tudo e não conseguiu, experimente usar vinagre branco, começando por encharcar a mancha de cola. De seguida, enxague a superfície com água fria e se necessário raspe lentamente com a ajuda de uma espátula.

Como tirar cola da roupa

Deixou cair cola num tecido e não sabe como retirar? Não se preocupe, experimente seguir 3 passos e tire esta nódoa difícil da roupa.

1.

Deixe secar

A primeira coisa a fazer é deixar secar a cola no tecido, ao contrário do que muitos pensam. Isto porque se não deixarmos a cola secar podemos estragar ainda mais o tecido em questão, acabando por espalhar.

Por isso, a nossa sugestão passa por esperar que a cola seque para depois utilizar uma colher ou espátula para tirar o que for possível. Contudo, não force demais para não estragar o tecido.

2.

Água quente, vinagre branco e sabão em pó

A água quente ajuda a amolecer a cola e facilita bastante no processo de remoção da mancha. Por isso, prepare uma solução com 1 litro de água quente, meio copo de vinagre branco e 1 colher de sabão em pó. Agite muito bem e deixe o tecido de molho por cerca de 20 minutos.

Com a ajuda de uma escova para a roupa, esfregue cuidadosamente o local da mancha e, se necessário, repita o processo. Para terminar, basta lavar a roupa normalmente.

3.

Use um tira nódoas

Normalmente a solução em cima referida é suficiente para retiras a cola de diversos tipos de tecidos e roupas. Contudo, caso alguma mancha persista ainda na roupa, pode recorrer a uma tira nódoas para finalizar.

Basta aplicar o produto no local, esperar cerca de 30 minutos, esfregar bem com uma escovinha e por fim, lavar normalmente. Importa ainda referir que o tira nódoas é mais eficaz quando já não existem resíduos de cola e fica somente uma mancha no local.

Veja também