Luana Freire
Luana Freire
25 Ago, 2019 - 07:00
4 ideias para transformar a cave no seu cantinho favorito

4 ideias para transformar a cave no seu cantinho favorito

Luana Freire

Há 1001 formas de transformar a cave no seu cantinho e basta escolher qual delas cabe bem no seu gosto e na sua carteira. Espreite as nossas ideias!

O artigo continua após o anúncio

Transformar a cave no seu cantinho de eleição aí em casa não tem de ser uma tarefa difícil. Esta pode, aliás, ser uma aventura tão simples quanto decorar uma sala, um quarto ou a cozinha. Basta juntar uma boa dose de criatividade e escolher qual das nossas ideias cabe perfeitamente aí em casa.

Se, quando ouve falar em cave, imagina desde logo um espaço inóspito, pobre e sem personalidade, este artigo é para si. Inspire-se com as sugestões de decoração que vão transformar a cave no seu espaço favorito da casa. Fuja ao óbvio e seja original.

Descubra como transformar a cave no seu cantinho de sonho

Transformar a cave

A cave pode (e deve) ser um espaço aproveitado e, de preferência, onde se sente confortável. Não desperdice os seus preciosos metros quadrados com arrumos amontoados, nem dê a este espaço uma decoração sem qualquer pitada de sal. A cave não tem, de todo, de ser um espaço de desarrumação e pode mesmo transformar-se num refúgio para lá de especial da casa.

Se tem aí em casa uma cave à espera de ganhar vida, renda-se as nossas ideias e deixe-se inspirar.

1. Ginásio na cave

Adorava ter tempo de ir treinar, mas acaba os dias de trabalho quase sempre sem disposição? Bem sabemos que o difícil não é fazer a inscrição no ginásio, mas sim aparecer por lá. É a cabeça que dói, as costas que reclamam ou aquela vontade arrebatadora de voltar para casa que sabotam os seus treinos? Se tem uma cave em casa, diga adeus às desculpas porque há solução.

A cave é um excelente espaço para quem quer ter um pequeno ginásio em casa. Se gosta de correr, mas não tem tempo e nem sabia como ter uma passadeira em casa, use a cave. O mesmo serve para a bola de Pilates, a bicicleta hergométrica e os pesos.

Compre o equipamento, invista num espelho e lembre-se de proteger o chão do desgaste.

2. Sala de festas na cave

 

 

Fieeesta! É um anfitrião por natureza? Que tal fazer da cave o seu espaço de festas? A nossa sugestão mais divertida é transformar a cave no seu cantinho festivo. Se gosta de receber a família e não abre mão de ter os amigos em casa para bons momentos, esta ideia é para si. A boa notícia é que a sugestão não exige, necessariamente, grandes transformações (e grandes investimentos). Pode escolher deixar o espaço livre e dispor de puffs ou sofás pequenos, criando um ambiente onde os convidados sentam-se aqui e ali para conversar.

O artigo continua após o anúncio

Se as festas são para si um assunto sério e quer ser mais original, se puder esticar o orçamento e gastar mais, crie um bar com balcão e, até, cadeiras altas.

A cave tem a acústica perfeita para boas e animadas festas, mas a verdade é que nem vai precisar de fazer grandes convívios para aproveitar mais deste espaço. Ao final de um dia de trabalho vai saber bem estar por ali a pensar na vida.

3. Arrumos com organização

 

Tem muito o que guardar? Não há mal em usar a cave para as arrumações, desde que estabeleça a ordem. Caixas e cestos, prateleiras e armários querem-se com folga e são estes espaços que vão fazer com que seja mais fácil encontrar aquilo que procura.  Pode etiquetar tudo e organizar por categorias.

As caves são, por excelência, cantinhos perfeitos para arrumação. O problema é que temos a tendência de “depositar” objetos que, muitas vezes, ficam anos à espera de serem utilizados. O resultado? Um caos e um espaço morto na casa. Aqui a regra de ouro é seguir uma linha orientadora com critérios bem definidos. Os jeans de 2007 que ainda não cabem devem ir parar a outras mãos e o mesmo deve acontecer a todos os outros objetos que vai guardando e que, por falta de tempo ou por preguiça, ficam esquecidos.

Esta área da casa pode ser útil, basta que limpe o pó e diga olá a um novo ambiente limpo, renovado e, finalmente, funcional.

Livros, DVD’s, coleções de legos e puzzles já podem ter um cantinho especial da casa para estarem perfeitamente organizados.

4. Uma divisão extra

 

A cave pode, até, dar espaço a um quarto de hóspedes. No entanto, se a ideia é usufruir deste cantinho, vai ter mesmo de repensar o assunto. Que tal aproveitar estes metros para criar uma divisão extra aí em casa? Pode ser uma sala de TV, uma sala com setas, jogos de tabuleiro, matraquilhos e bilhar, um escritório ou uma biblioteca. Se tem crianças em casa, este pode ser um excelente espaço para as brincadeiras.

Escolha qual das ideias melhor se encaixa no seu estilo de vida e, claro, nas suas necessidades, e passe a usar mais este seu cantinho.

O artigo continua após o anúncio

 

 

Ainda pensa que uma cave só serve para os arrumos? Apostamos que já se vê a adorar a ideia de morar numa casa onde a cave é bem aproveitada.

Agora que já sabe como transformar a cave no seu cantinho favorito da casa, coloque mãos à obra e abuse deste novo espaço.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp