ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Pedro Andrade
Pedro Andrade
04 Mai, 2021 - 17:54

Esqueceu-se da carteira? Saiba como usar caixa Multibanco sem cartão

Pedro Andrade

Quem nunca se esqueceu do cartão de débito num bolso ou numa carteira e saiu de casa sem tostão? Saiba como usar caixa Multibanco sem cartão.

Usar caixa Multibanco sem cartão

Em Portugal, existem cerca de 12 mil caixas Multibanco espalhadas por todo o país. Já lá vão mais de 30 anos desde que este sistema chegou ao nosso território e mudou as nossas vidas para sempre. Tanto é assim que, mais de três décadas depois, já pode usar a caixa multibanco sem cartão.

Para muitos não será uma novidade, já que cerca de 3 milhões de portugueses já se renderam ao MB Way, serviço criado pela SIBS, a gestora da rede Multibanco, e que permite utilizar o seu cartão de débito mesmo quando deixa a carteira em casa: tudo à distância de uma aplicação para smartphone.

Como usar caixa Multibanco sem cartão?

Em 1985, quando a primeira caixa Multibanco foi instalada em Portugal, no centro de Lisboa (Rossio), era possível levantar dinheiro e pouco mais.

Mais de 30 anos depois, estão disponíveis cerca de uma centena de operações nos milhares de terminais que existem em todo o país. O objetivo é simples: facilitar as nossas vidas, com novas opções e tecnologias a surgirem a cada ano.

Se, até há bem pouco tempo, a utilização da caixa Multibanco obrigava à apresentação do cartão de débito, hoje em dia, as novas funcionalidades do MB Way permitem usar a caixa Multibanco sem cartão.

Casal a levantar dinheiro numa Caixa Multibanco via MB Way

O que devo fazer para usar caixa Multibanco sem cartão?

Para utilizar o serviço basta seguir estes passos:

1. Carregar na tecla verde da caixa de Multibanco;

2. Escolher a opção “Utilizar Multibanco”.

3. Depois, através da app MB Way, deve “ler o código QR apresentado no ecrã e fazer a autenticação com o seu PIN, touchID, impressão digital ou faceID.

O que acontece a seguir? Assim que a leitura do QR Code é confirmada e o PIN validado, o Multibanco é desbloqueado da mesma forma que acontece quanto utiliza o seu cartão de débito.

4. A partir daí pode aceder ao menu habitual e realizar as operações regulares e disponíveis em qualquer caixa Multibanco da rede nacional: pode pagar as contas, carregar o telemóvel ou o passe, fazer transferências, consultar o saldo, entre outras. Não se preocupe, todas as caixas Multibanco do país já foram atualizadas e, por isso, a funcionalidade está disponível em todo o território nacional.

E para levantar dinheiro com MB Way?

Neste caso, basta selecionar na aplicação MB WAY o cartão que pretende usar, escolher a opção “levantar dinheiro” e introduzir o valor que quer levantar.

A aplicação vai então gerar automaticamente um código de dez dígitos. Valide a operação com o seu PIN MB Way ou Touch ID, dirija-se a um Multibanco e introduza o código gerado para terminar o seu levantamento sem cartão.

Posso enviar esse código a outra pessoa para levantar o dinheiro?

Os utilizadores da aplicação podem ainda enviar o código para outra pessoa, por notificação ou SMS, para que esta possa efetuar o levantamento do montante selecionado.

Na aplicação basta ao utilizador escolher a opção “Levantar Dinheiro”, selecionar ou introduzir o montante desejado, escolher o destinatário e clicar em OK. Depois de se autenticar com o PIN MB Way ou Touch ID irá receber uma mensagem de envio com sucesso.

Caso o destinatário não seja aderente aderente ao MB Way, o código será enviado por SMS. Se for aderente o código surgirá sob a forma de notificação.

Depois disso, o destinatário que recebeu a notificação ou SMS deve dirigir-se a uma caixa Multibanco, carregar na tecla verde e introduzir o código gerado pelo MB Way para receber o dinheiro. Este código é único e tem um tempo de utilização limitado.

Veja também