Ekonomista
Ekonomista
23 Mar, 2020 - 17:27

Subsídio de desemprego e RSI vão ser renovados automaticamente

Ekonomista

Segundo pacote de medidas do Governo inclui renovação automática do subsídio de desemprego, rendimento social de inserção e complemento solidário para idosos.

Casal a analisar o pacote de medidas aprovados pelo Governo para o Estado de Emergência

Para mitigar os impactos negativos da pandemia do novo coronavírus, o Governo aprovou um segundo pacote de medidas para apoiar famílias e empresas. No que diz respeito às famílias, foi anunciado que o subsídio de desemprego, o complemento solidário para idosos e o rendimento social de inserção vão passar a ser renovados automaticamente.

Na declaração que fez ao país, o primeiro-ministro revelou que esta medida será válida para os próximos três meses, que, tal como os classificou, serão “muito duros”.

Assim, o Governo estabeleceu a prorrogação extraordinária de prestações por desemprego e de todas as prestações do sistema de segurança social que garantam mínimos de subsistência cujo período de concessão ou prazo de renovação termine antes da cessação das medidas de prevenção.

Recorde-se que esta prorrogação automática dos apoios sociais referidos, em conjunto com outras medidas do Governo, concretiza a execução do Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República na passada quarta-feira dia 18 de março, e entrou em vigor à meia-noite deste domingo.

Fontes

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.