Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
16 Jul, 2020 - 13:59

7 apps para fazer pagamentos contactless com o telemóvel

Mónica Carvalho

Ganharam mais utilizadores com a pandemia por dispensarem o uso de dinheiro ou cartões. Conheça 7 apps para fazer pagamentos contactless com o telefone.

apps para fazer pagamentos contactless

Primeiro vieram os cartões, depois as apps para fazer pagamentos contactless. Com várias opções disponíveis, há cada vez menos razões para recorrer a formas de pagamento que impliquem tocar em objetos desnecessários.

Ainda que não haja evidências científicas que comprovem a transmissão do SARS-CoV-2 através das notas e moedas, a Organização Mundial de Saúde alerta para o facto de o vírus expelido através das gotas respiratórias de alguém infetado poder permanecer em determinadas superfícies.

Os pagamentos contactless, que vinham já sendo utilizados mesmo antes da pandemia, ganharam por isso uma maior popularidade.

O próprio Banco de Portugal (BP) aconselha a que “nas suas compras quotidianas, privilegie os pagamentos sem contacto”, tendo inclusivamente aumentado de forma definitiva o limite de pagamentos com cartão contactless para 50 euros, quando antes era de apenas 20 euros.

Se ainda não tem um destes cartões, ou é daquelas pessoas que dispensa levar a carteira consigo para todo lado, há um conjunto de apps que lhe permitem fazer pagamentos contactless, utilizando apenas e só o telemóvel.

apps Para pagamentos sem contacto

Os pagamentos contactless são mais práticos, rápidos e seguros, na medida em que evitam que tenha de tocar em objetos desnecessários. Em Portugal tem ao seu dispor algumas aplicações que permitem este tipo de pagamentos. Conheça-as.

pagar-com-telemovel
1

MB Way

Uma das apps que lhe permite fazer pagamentos contactless e que provavelmente até já conhece é o MB Way. A aplicação da SIBS é talvez uma das mais populares entre os portugueses, muito pela variedade de serviços e facilidade de utilização.

Não só é possível pagar compras online e em lojas físicas, criar cartões virtuais ou fazer transferências, como pode ainda levantar dinheiro num multibanco e até dividir compras entre grupos.

A app está disponível tanto na App Store, como na Google Play Store e, após o download, deve seguir os passos solicitados para associar o cartão bancário – ou cartões – à aplicação, bem como para criar o PIN, que dá acesso à app e que é igualmente necessário para autorizar as transações.

Os pagamentos na aplicação MB Way podem ser feitos de duas formas: com QR Code ou via contactless.

Para pagar com QR Code, deve:

  • Abrir a app e carregar em “Pagar com MB Way”;
  • Permitir o acesso à câmara e ler o QR Code apresentado no terminal Multibanco da loja;
  • Se o valor for superior a 50€, deve inserir o PIN ou confirmar a operação através da leitura da impressão digital, dependendo do smartphone que está a usar.

De acordo com o site da MB Way os pagamentos contactless apenas estão disponíveis em sistema Android. Mas para isso, terá primeiro de garantir que esta é a sua app predefinida para pagamentos com NFC – uma tecnologia que permite realizar pagamentos rápidos aproximando o seu dispositivo ao terminal.

Depois desse passo, existem três formas diferentes de fazer o pagamento:

  1. Com a app MB WAY fechada: basta aproximar o telemóvel do ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Neste caso será utilizado para pagamento o cartão que tem predefinido para compras MB WAY;
  2. Com a app MB WAY aberta: escolha o cartão com que pretende pagar e toque com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Alternativamente pode também escolher a opção “Pagar com MB WAY” no ecrã de cartões da app MB WAY e tocar no terminal;
  3. Com o ecrã do smartphone bloqueado: aproxime o telemóvel do ecrã do terminal de pagamento. Para tal terá de configurar a app: Menu – Mais – Definições – Segurança – Opções de pagamento.

A aplicação permite ainda efetuar o pagamento com o número de telemóvel. Para tal, basta apresentar ao comerciante o código de barras ou QR Code associado ao seu número.

O MB Way não lhe cobra qualquer comissão pelos pagamentos realizados através da aplicação. Ainda assim o mais prudente é informar-se se o seu banco o faz. Recorde-se que em relação às transferências, por exemplo, a maioria das instituições cobra uma taxa.

2

Google Pay

A Google Pay foi formalmente registada em Portugal, em março de 2019, passando, assim, a poder prestar serviços financeiros.

No entanto, é uma presença limitada. No site da Google, pode ler-se que “Algumas funcionalidades do Google Pay apenas estão disponíveis em alguns países e em determinados dispositivos.”

Por cá, este sistema de pagamento sem contacto apenas está disponível para as compras online ou em apps, não sendo, assim possível utilizar numa loja física.

3

Apple Pay

Com o Apple Pay é possível fazer compras em lojas físicas e online sem expor os dados da conta, visto que os números dos cartões não são guardados no telemóvel nem nos servidores da Apple e, em caso de perda ou roubo do iPhone, o número da conta digital pode ser facilmente desativado.

Para usar o Apple Pay precisa, no entanto, de ser cliente do Activobank, Crédito Agrícola, Bunq, Millenium bcp, Moey!, Monese, N26, Openbak, Revolut, iCard ou Transferwise, visto que são estas as únicas entidades que suportam o serviço, em Portugal.

Além disso, caso queira fazer compras em estabelecimentos comerciais, deverá confirmar se possui um dispositivo com tecnologia NFC e com uma versão de software compatível com a instalação do Apple Pay. Pode verificar essa informação na página de suporte da Apple.

Para configurar o iPhone deve:

  • Abrir a aplicação Wallet e carregar no símbolo +;
  • Selecionar o banco, o cartão que deseja adicionar e seguir as instruções;
  • De seguida, o banco irá verificar as suas informações e deve, então, aceitar os termos e condições – após isto, o cartão será automaticamente adicionado;
  • Quando regressar à Wallet, verá que o cartão já se encontra adicionado.

Depois disto, para fazer pagamentos, só precisa de aproximar o topo do iPhone ao terminal de pagamento e validar a transação, com Touch ID ou Face ID, de acordo com o que utilizar no dispositivo.

A Apple também não cobra quaisquer taxas adicionais pela utilização da app para fazer pagamentos contactless. Mas, uma vez mais, vale a pena confirmar as condições aplicadas pelo seu banco.

4

PayPal

A app da PayPal já permitia enviar e receber dinheiro em segurança e de forma gratuita para transações em euros dentro da União Europeia.

Motivada pelas alterações no mundo provocadas pelo coronavírus, a PayPal criou, em maio, uma nova funcionalidade: o pagamento com recurso a QR Code, para poder realizar qualquer transação pessoalmente.

Para usufruir deste serviço, o utilizador deve aceder à sua aplicação, clicar em “Enviar” e tocar no símbolo QR Code, no canto superior direito. Após abrir a câmara fotográfica, será feita a leitura do código para fazer a compra. Depois, basta seguir as instruções apresentadas no ecrã para completar a transação.

Por outro lado, para criar um QR Code gerado pelo PayPal, só precisa de seguir os passos descritos no site da marca.

Estes pagamentos estão isentos de taxas de transação para “Bens ou serviços” até 30 de setembro de 2020, inclusive. A partir de 1 de outubro, passará a ser cobrada uma taxa de 0,90%+0,10 EUR por transação, mas apenas para os comerciantes.

5

Zomato

A Zomato é uma aplicação que permite explorar novos restaurantes, fazer reservas e consultar menus. A partir de agora os usuários podem também recorrer a esta ferramenta para efetuar pagamentos sem contacto.

Esta nova solução Contactless by Zomato valoriza, então, a segurança dos clientes em restaurantes e minimiza a necessidade de contacto social, permitindo aceder ao menu digital, fazer o pedido pela app e depois pagar.

Neste momento, são já 300 os restaurantes que aceitaram aderir a esta solução que não apresenta custos para o consumidor.

6

Continente

A app Cartão Continente permite a consulta de saldo, ver os cupões disponíveis e confirmar o histórico de compras. Agora, com a funcionalidade Continente Pay também poderá fazer pagamentos nas lojas Continente de Portugal Continental e Madeira, disponível para cartões de débito e crédito, Visa ou Mastercard, sem que tenha de pagar qualquer comissão.

Para usufruir deste meio de pagamento contactless apenas precisa de associar o cartão bancário. Veja como o fazer:

  • Entrar na app e clicar em Mais – Continente Pay;
  • Preencher o formulário;
  • Selecionar o botão Adicionar.

Quando estiver numa loja e desejar pagar através da aplicação, apenas deve clicar em “Usar Cartão” e apresentar o número ao operador de caixa.

7

Apps bancárias

Outra forma de poder pagar sem gerar contato físico é com a leitura de códigos QR, disponível nas aplicações de bancos, como Novo Banco, Santander Totta, Banco Atlântico, Millenium BCP, Caixa Geral de Depósitos, Moey! (Crédito Agrícola), BPI, ActivoBank, Best Bank.

Cada app funciona de forma própria, mas, genericamente, basta dar acesso à câmara do smartphone para fazer o scan do QR Code do local onde deseja efetuar o pagamento desta forma.

Para saber se existem custos associados, deve confirmar as condições apresentadas pelo seu banco.

Veja também