Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
27 Set, 2019 - 11:00
trabalhar no computador concentrada

Carta de agradecimento depois do estágio: passo a passo

Catarina Milheiro

Sabe por que se deve fazer uma carta de agradecimento depois do estágio? Fique connosco e aprenda a fazer uma, passo a passo.

O artigo continua após o anúncio

Uma carta de agradecimento depois do estágio pode ser uma excelente maneira para terminar o seu percurso como estagiário de uma forma positiva.

Todos sabemos que os estágios são excelentes maneiras de adquirirmos conhecimentos na área em que nos formamos, e não só. Em geral, os estágios permitem-nos aprender e trabalhar na área em que tanto ambicionamos e crescer profissionalmente.

Mesmo se realizar um estágio numa área de negócio na qual não pretende trabalhar futuramente, é extremamente importante que tenha consciência que pode voltar a encontrar os profissionais com quem trabalhou em qualquer outro caminho profissional que optar por fazer.

Por isso mesmo, a carta de agradecimento depois do estágio é importante no sentido em que isso o ajudará a deixar uma boa impressão (e uma impressão duradoura) sob as pessoas com quem teve a oportunidade de trabalhar durante aqueles meses.

Carta de agradecimento depois do estágio: o que é e por que se deve fazer

A carta de agradecimento depois do estágio, tal como o nome indica, serve para demonstrar o seu agradecimento para com os profissionais com quem teve a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e trabalhou como estagiário.

Além de se mostrar agradecido por tudo o que desenvolveu durante aqueles meses, está também a causar algum impacto nos colaboradores da empresa, deixando uma boa impressão do profissional que é e que ambiciona ser. Lembre-se que esta carta de agradecimento depois do estágio pode mesmo funcionar como um meio para abrir algumas portas na sua futura carreira profissional.

Qualquer estagiário quer deixar a sua marca na empresa, não é assim? Provavelmente, se se encontra a fazer um estágio numa organização, o seu objetivo principal é fazer um excelente trabalho, trabalho este que deve ser bom o suficiente para que consiga aumentar a sua rede profissional e, claro, as suas perspetivas de emprego.

Se no final do seu estágio, sentir que realmente gostou da empresa, pode até esperar vir a trabalhar lá um dia mais tarde, a tempo integral. E é aqui que a carta de agradecimento depois do estágio pode vir a fazer toda a diferença!

O artigo continua após o anúncio

Mas por que motivo deve ser feita esta carta de agradecimento depois do estágio? A resposta é simples e vai ao encontro de tudo aquilo que referimos em cima.

Em primeiro lugar, mostra que é verdadeiramente educado. Depois, está também a demonstrar respeito pelo tempo que tiveram consigo e ainda a reconhecer o facto de que foi um dos sortudos que teve a oportunidade de realizar um estágio na empresa que tanto quis.

Além disso, quem opta por escrever uma carta de agradecimento depois do estágio torna-se memorável. Afinal, quantas pessoas não acabam os seus estágios e nunca mais são lembrados por alguma pessoa da empresa?

É importante que, como estagiário, se lembre que, assim como os candidatos a entrevistas de emprego entram e saem num piscar de olhos, os estagiários também. Por isso, é importante que se esforce para fazer um bom trabalho e que se mostre agradecido pela oportunidade que lhe foi dada.

Todas as etapas para preparar uma carta de agradecimento depois do estágio

receber um e-mail

Se é a primeira vez que está a ler sobre este assunto, então não fique preocupado. Explicamos como deve fazer a sua carta de agradecimento depois do estágio passo a passo.

1. Escolha a forma mais adequada

Esta é a primeira parte da sua carta de agradecimento e trata-se de escolher a forma como irá apresentá-la à empresa. Por exemplo, se prefere enviar um e-mail ou se através de um cartão manuscrito.

Se achar que é apropriado ou se deseja torná-la personalizada, pode optar por escolher um cartão manuscrito e entregá-lo pessoalmente, deixá-lo em cima de uma das mesas da sua equipa ou até mesmo enviá-lo mais tarde.

Se por algum motivo não se sentir confortável a fazer esse tipo de cartão, ou se não for o mais apropriado, então pode optar por escrever um e-mail para a empresa. Esta é sempre uma boa escolha se quiser que os seus colegas recebam a mensagem o mais rápido possível (e é eficaz).

O artigo continua após o anúncio

2. Diga “obrigado” sem qualquer tipo de vergonha

Muitas vezes temos dificuldade em dizer “obrigado”, não é verdade? No entanto, esta é uma daquelas situações nas quais devemos obrigatoriamente dizê-lo sem qualquer tipo de vergonha.

O ideal mesmo é escrever um “obrigado” na primeira frase da sua carta e no assunto do e-mail. Precisa de um exemplo? Comece com um “Muito obrigado pela oportunidade de trabalhar na equipa este verão…”.

3. Seja específico

Depois de agradecer, deve mergulhar completamente em alguns detalhes específicos da sua experiência como estagiário: qual foi o seu momento preferido do trabalho em equipa? Quais foram os projetos dos quais teve orgulho em fazer parte?

Não sabe como se expressar? Por exemplo: “Estou muito agradecido pelo feedback que me deram em relação ao projeto X e pela paciência que demonstrou ter através de todos os conhecimentos que me transmitiu sobre a criação de conteúdo. Tenho a certeza que me tornei num melhor escritor, graças a toda a equipa.”

4. Mostre que gostaria de manter o contacto com a empresa

Em seguida, mostre que gostaria de manter o contacto com a empresa, fornecendo as suas informações de contacto pessoal no corpo da sua carta de agradecimento, ou na sua assinatura.

Na dúvida, um endereço de e-mail funciona sempre bem. Contudo, se lhe parecer oportuno, deixe o seu contacto pessoal e o seu Skype, por exemplo.

Esta pode também ser uma oportunidade para demonstrar o seu interesse em trabalhar a tempo integral na empresa (se for o desejado).

Por exemplo: “Adoraria manter o contacto durante este meu último ano de estudos académicos. Esta equipa com quem tive a oportunidade de trabalhar foi maravilhosa e, se a empresa estiver a procurar mais talentos para o próximo ano, ficarei extremamente feliz em me candidatar. Pode entrar em contacto comigo através de (e-mail, telemóvel, Skype)”.

O artigo continua após o anúncio

5. Se possível, torne a sua carta divertida

Deu-se bem com os seus colegas de trabalho, durante o período em que esteve a estagiar? Então porque não adicionar um pouco de humor à sua carta de agradecimento depois do estágio?

É sempre uma boa forma para se mostrar agradecido e claro, que demonstra as relações que criou durante aqueles meses.

Precisa de ideias? “Vou sentir falta dos almoços semanais da equipa, e em especial dos cachorros às quartas-feiras. Espero que da próxima vez que estiver por perto, possamos fazer um almoço igual mais uma vez!”.

Veja também