Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
05 Set, 2022 - 19:42

7 dicas para manter a casa limpa depois das férias

Catarina Milheiro

Regresse às rotinas com a casa arrumada e repleta de boas energias. Saiba como manter a casa limpa depois das férias.

De regresso à rotina? Manter a casa limpa depois das férias não só melhora o aspeto da mesma, como transmite ainda uma sensação de paz e bem-estar para todos os que nela vivem.

Como sabemos, as férias passam sempre a voar e terminam mais cedo do que gostaríamos. Tentamos sempre aproveitar até ao último minuto para regressarmos a casa com a certeza de que recarregamos as baterias.

No entanto, há que aproveitar a fase de transição: entre o retorno a casa e o início das atividades normais do dia-a-dia. Afinal, é precisamente nesta fase que devemos dedicar-nos à limpeza e organização da casa sem demasiada pressão.

Ou seja, o objetivo não é sentir-se stressado com as limpezas assim que termina as suas férias. Mas sim entender que deixar tudo organizado e limpo quando ainda não tem de se preocupar com o trabalho ou a rotina, pode ajudar bastante a vários níveis.

Não só ficará automaticamente a sentir-se em paz e harmonia no seu lar, como rapidamente se aperceberá que com a casa limpa e organizada, está pronto para retomar a sua rotina diária com um sorriso no rosto.

7 tarefas e dicas para manter a casa limpa depois das férias

Acabou de chegar a casa depois de umas merecidas férias. Eis que se depara com uma ligeira desarrumação e uma vontade de mudar alguns móveis de sítio para renovar as energias.

Se o objetivo for manter a casa limpa depois das férias, existem algumas tarefas e dicas que o vão ajudar neste processo. Fique connosco e prepare-se para o início da nova temporada.

1.

Abra as janelas e portas da casa

A primeira coisa que deve fazer é abrir todas as janelas e portas de sua casa, para que o ar possa entrar e circular pelas divisões.

Para além disto, a circulação do ar permite ainda eliminar alguns cheiros desagradáveis que se possam ter formado durante as férias, evita a humidade e o cheiro a mofo.

E depois de alguns dias no escuro com as persianas fechadas, os móveis, paredes e superfícies também precisam de respirar um pouco de ar. Por isso mesmo, aproveite os dias ensolarados do fim de verão para renovar o ar do seu lar.

mulher a abrir a janela para arejar a casa
Veja também Arejar a casa: qual a importância de e como fazê-lo corretamente
2.

Faça uma limpeza geral

Aproveite aqueles últimos dias de férias para fazer uma limpeza geral na casa. Falamos das janelas, tapetes, móveis, prateleiras ou até os cortinados que acumularam pó durante as férias.

Com a ajuda da sua família, dividam as tarefas e coloquem mãos à obra. Comecem por limpar o pó dos objetos e móveis, aspirar as divisões e em seguida, passar uma esfregona no chão para ficar com um cheirinho agradável.

Confira se os tapetes precisam ou não de uma limpeza mais profunda ou até se os cortinados que eram brancos, precisam de ser lavados devido ao pó acumulado.

3.

Organize as roupas

Manter a casa limpa depois das férias também envolve muito a organização dos espaços e das coisas em geral. Ou seja, depois de limpar há que organizar tudo aquilo que tem espalhado pela casa e que já nem dá assim tanto uso, por exemplo.

Abra os seus armários e tire as roupas para fora: identifique o que não utiliza e o que pode colocar de parte para doar. Se os dias já estiverem mais frios e perceber que está na altura de guardar as roupas de verão, comece a fazer a troca para as roupas ligeiramente mais quentes.

Outra dica relativamente à organização das roupas passa por guardá-las por categorias ou funções. Por exemplo: roupa de desporto numa gaveta, roupa interior noutra, roupa de andar por casa ou até roupa para sair.

4.

Retire todos os objetos que não pertencem às divisões

Sabe aquela chávena que tem por hábito levar para o quarto à noite? Ou então o copo de água que costuma deixar na mesa do escritório? Pois saiba que retirar todos estes objetos que não pertencem às divisões é uma excelente dica para manter a organização dos espaços em dia.

5.

Mantenha a cozinha organizada

A cozinha é uma das divisões onde, por norma, passamos mais tempo. Por isso mesmo, é um local que deve estar sempre minimamente organizado e limpo para nos podermos sentir bem e em harmonia.

Depois das refeições, comece por lavar sempre a loiça, limpar a bancada e o fogão. Se vir que é preciso, limpe também os armários e retire todos os objetos que não são necessários da bancada.

Verifique se os seus armários estão organizados e se é prático para o seu dia-a-dia. Por exemplo: guarde os copos numa prateleira à sua altura e coloque separadores para as gavetas dos talheres.

6.

Deixe as roupas lavadas e passadas a ferro

Não há nada melhor do que começarmos a rotina do trabalho sem termos que pensar nas roupas para lavar e passar a ferro, não é verdade? Então o melhor é mesmo incluir isto nas suas tarefas para manter a casa limpa e organizada depois das férias.

Tire uma hora para tratar das roupas, coloque na máquina e vá passando algumas a ferro para que não se acumulem.

7.

Organize o armário da casa de banho

Com a correria do dia-a-dia, nem sempre sobra tempo para verificarmos as datas de validade dos produtos que temos no armário da nossa casa da banho.

Assim, o ideal é abri-los, ver as datas, o tipo de produtos que já não utiliza e limpar as prateleiras. Se os produtos estiverem estragados, deite ao lixo. No caso de estarem ainda em bom estado e boas condições, poderá sempre doá-los.

Manter a casa limpa depois das férias não é uma missão impossível. Na verdade, tudo depende da sua força de vontade para colocar as mãos à obra – verá que no final, todo o esforço valerá a pena.

Veja também