Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
06 Out, 2021 - 07:30

10 principais hábitos de um bom líder

Catarina Milheiro

O teletrabalho trouxe inúmeros desafios. Conheça os 10 hábitos de um bom líder e compreenda por que motivo o sucesso é algo que se constrói.

hábitos de um bom líder

Uma boa liderança é realmente algo difícil de compreender e de definir. Todavia, sabemos que aos hábitos de um bom líder estão interligados o compromisso e a integração na rotina diária. Ou seja, qualquer líder consegue reconhecer que o sucesso é algo que se cultiva e que é construído com o tempo e não nasce “da noite para o dia”.

A verdade é que a liderança não é algo que aconteça somente no escritório – está também relacionada com o ambiente, a cultura da empresa, o espaço e claro, com os membros de cada equipa.

De facto, são já várias as empresas que implementaram regimes de trabalho híbridos ou exclusivamente em teletrabalho, cujos líderes tiveram que se adaptar e incluir uma liderança à distância no seu dia-a-dia.

Estamos certos de que o teletrabalho fez despoletar inúmeros desafios e um deles trata-se precisamente das lideranças – que são agora confrontadas com equipas mais dispersas e onde o contacto existente é menor.

QUAL A DIFERENÇA EM SER LÍDER E SER CHEFE?

trabalho em equipa

Provavelmente já se questionou sobre a diferença entre um líder e um chefe, não é assim? É perfeitamente normal que esta ainda seja uma dúvida comum a vários profissionais, no entanto é mais fácil identificar um líder do que pode imaginar.

Os hábitos de um bom líder são um pouco diferentes dos hábitos de um chefe; os seus papéis são totalmente diferentes dentro de uma empresa. Enquanto um chefe dá respostas, um líder procura arranjar soluções ajudando os seus colaboradores a crescer, proporcionando instrumentos para tal e guiando-os através dos desafios.

Um gere pessoas e o outro dá-lhes inspiração para inovarem: um chefe gere o trabalho enquanto um líder tem a capacidade para influenciar, motivar e permitir o contributo dos outros para o sucesso de uma empresa.

De um modo geral, o chefe controla os seus trabalhadores, tende a dar ordens e critica de uma forma muitas vezes desencorajadora. Receber críticas construtivas é bastante importante, contudo é necessário estar atento a um excesso de críticas negativas que podem alterar totalmente o estado mental da pessoa em questão.

Portanto, um bom líder:

  • Está focado em criar valor e acrescentar valor para o negócio;
  • Não tenta controlar os seus trabalhadores, mas antes potencia a criatividade e produtividade;
  • Sabe ouvir e falar;
  • Encoraja as pessoas;
  • Estabelece relações com o mesmo grau de cumplicidade, sem que existam preferências pessoais.

HÁBITOS DE UM BOM LÍDER À DISTÂNCIA: UMA NOVA REALIDADE

Como sabemos a pandemia e todas as restrições a ela associadas obrigaram a uma reinvenção nas dinâmicas de trabalho na maioria das empresas em todo o mundo. Numa fase inicial, foram inúmeros os trabalhadores que incluíram o trabalho remoto nas suas rotinas da noite para o dia.

Atualmente, são já várias as empresas que optaram por continuar ou com regimes de trabalho híbridos ou pelo trabalho 100% remoto e a verdade é que os desafios continuam a ser vários e diferentes em vários aspetos.

Se por um lado existe uma dificuldade para os trabalhadores se adaptarem a esta nova forma de trabalho, para os líderes das equipas os desafios também aumentam – afinal, não é fácil fazer uma readaptação na forma como se lideram pessoas, projetos e equipas.

Liderar à distância: desafios comuns

Se está habituado a liderar equipas, saberá certamente que não é a geografia nem a proximidade física que determina uma maior ou menor capacidade de liderança. Contudo, sabemos que um dos maiores desafios para quem se encontra a liderar neste momento é mesmo o da comunicação.

Aprender a comunicar à distância é o ponto-chave para alcançar uma boa liderança: ainda que a interação cara a cara seja um procedimento a manter, é necessário que isto continue a acontecer de forma virtual e bastante mais clara, transparente e assertiva.

Apesar de todos nós sabermos que comunicar virtualmente pode mesmo significar um autêntico desafio, é extremamente importante que se continuem a delegar tarefas, resolver problemas, gerir prioridades e fatores decisivos à distância de modo que se consiga manter a produtividade, motivação e criatividade das equipas de trabalho.

No fundo, é essencial que um bom líder à distância mantenha a empatia com os colaboradores, a comunicação em dia e que se façam comentários (quer da parte da equipa de trabalho, como do próprio líder). Só assim será possível manter um bom ritmo de trabalho, resultados eficazes e a saúde mental de cada profissional.

encontrar motivação no trabalho
Veja também 10 dicas para encontrar motivação no trabalho

10 HÁBITOS DE UM BOM LÍDER

Na verdade, não importa se lidera equipas à distância ou se o faz de um modo presencial desde que consiga estar a par dos hábitos de um bom líder que garantem a eficácia e eficiência deste papel em qualquer um dos cenários.

Tal como todos nós temos hábitos e rotinas que gostamos de cumprir no nosso dia a dia, os bons líderes também têm alguns hábitos que são essenciais para que consigam desempenhar o seu papel da melhor forma possível todos os dias. Descubra quais.

1

Agendar check-ins diários

Este hábito poderá parecer um pouco exagerado. Contudo, para muitas equipas e líderes que se encontram em trabalho remoto trata-se de algo fundamental.

Se o e-mail, o telefone ou mensagens podiam funcionar enquanto os profissionais se encontravam no mesmo local de trabalho, atualmente os bons líderes precisam de ir ainda mais longe para manterem a comunicação e uma boa relação com todos os membros da equipa – soluções como o Skype ou o Teams poderão ser muito úteis para uma liderança remota mais saudável.

2

Pensar a longo prazo

Um dos hábitos de um bom líder é mesmo ter uma visão a longo prazo. Lembre-se que um líder lida frequentemente com as mudanças da empresa e, por isso mesmo, é necessário que seja corajoso para saber lidar com tudo isto.

Além da coragem, o pensamento a longo prazo é algo que qualquer líder faz em todo o tipo de negócios – muitas vezes, quando se trata de vender um produto, por exemplo, os resultados nem sempre surgem rapidamente. Por vezes, é necessário saber esperar.

3

Estar a par das tendências de mercado e ler todos os dias

Um bom líder lê todos os dias, quer sejam livros, artigos online, jornais físicos ou revistas – eles conseguem reconhecer e confiar nos benefícios da leitura diária.

Além de aumentar as bases de conhecimento, ler diariamente aumenta a capacidade de concentração, reduz o stress, enriquece o vocabulário, exercita a memória e melhora as capacidades de raciocínio também.

Todos nós sabemos que a leitura é uma forma de crescer e aprender diariamente, por isso já sabe, se o seu objetivo é se um bom líder, este é um hábito crucial que deve adotar.

exemplo líder
4

Aproveitar a tecnologia

A pandemia veio acelerar o processo de transformação digital em muitas empresas. Ferramentas como o Google Hangouts, Zoom, Skype ou Microsoft Teams que a maioria de nós já utilizava ocasionalmente, tornaram-se imperativas.

Numa fase inicial, podemos concluir que poderá ter sido para muitos um pouco desconfortável – afinal não estávamos habituados a reunir diariamente através de uma câmara e no conforto de nossas casas. Contudo, esta é realmente uma das melhores maneiras para apoiar as estratégias entre as equipas e de fazer acontecer.

5

Focar-se em encontrar soluções e escrever diariamente as suas metas

Um bom líder não atira as culpas para nenhum outro colega. Um bom líder sabe que culpar alguém por um erro seu, não é nunca uma solução. Portanto, foca-se em encontrar soluções para os problemas na empresa, começando por analisar as causas de modo a garantir que aquele problema não voltará a acontecer.

Além disso, muitos dos grandes líderes dizem que escrevem diariamente as suas metas numa folha, enquanto outros afirmam que basta dizê-los em voz alta. Parece um pouco estranho, mas a verdade é que quando se passam as nossas metas para o papel, é uma forma de recordarmos o que nos faz mover diariamente.

6

Ser flexível

Em vez de apresentar uma ideia e/ou estratégia e aderir à mesma de forma rígida, um líder tende a ser adaptável. Isso não significa que tenha de se comprometer sempre que encontre um obstáculo, mas significa que está disposto a encontrar alternativas.

O mundo está em constante mudança, é imprevisível e está repleto de desafios inesperados, por isso, as pessoas que se adaptam mais facilmente, acabam a conseguir melhores resultados e a ser vistos como os mais poderosos. Se pretende mudar os seus comportamentos, este é apenas um dos hábitos de um líder que deve adotar.

7

Ser um membro ativo da comunidade

Este é um dos hábitos de um bom líder que funciona em diversos níveis. Um líder envolve-se com a sua família, com os seus colegas, com os seus amigos, bem como com os restantes membros da comunidadeUm líder não pode isolar-se ou procurar ganhar sozinho e é extremamente importante que procure estar atento ao que o rodeia. As pessoas poderosas são apreciadas por se envolverem socialmente e se manterem atualizadas em relação ao que se passa.

8

Focar-se nos resultados e não na atividade

Quando o objetivo é capacitar os funcionários, obter resultados e aumentar a produtividade é essencial que um bom líder se foque nos resultados e não no tempo de atividade que cada profissional passa online ou num determinado projeto.

Definir as metas de forma clara e os resultados pretendidos às equipas é muito importante para que estes consigam desenvolver um plano de execução onde a criatividade e a produtividade imperam de forma “livre”. No fundo, trata-se de permitir que as equipas trabalhem da melhor forma possível sem que sejam monitorizadas a cada minuto.

Este tipo de liberdade no trabalho (principalmente no trabalho remoto) poderá mesmo fazer toda a diferença nos resultados obtidos no final de cada mês.

9

Fazer uma boa gestão do tempo, das ações e das situações

Muitas vezes, aquilo que faz não importa nem metade do que quando o faz. Imagine que tem de dar uma má notícia ao seu chefe. É melhor fazê-lo quando está irritado, entre reuniões? Ou quando estiver calmo, de relativamente bom humor? Aprenda a gerir bem o seu tempo, bem como as suas ações, pois o timing poderá fazer toda a diferença nos resultados obtidos.

10

Fornecer recursos

De facto, nenhum comandante de batalha envia as suas tropas sem qualquer tipo de treino ou recursos adequados, não é verdade? No caso de um bom líder, é exatamente a mesma coisa.

Muitas equipas remotas precisam de recursos como computadores, ecrãs, uma boa ligação à internet, webcams de qualidade para reuniões decisivas ou determinados programas ou aplicações essenciais para exercerem as suas funções da melhor forma possível.

Assim, é importante que os líderes estejam também atentos a este tipo de recursos e necessidades de cada membro da sua equipa para que se consiga manter um bom ritmo de trabalho sem interrupções desnecessárias que dificultem a produtividade.

Veja também