Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
12 Set, 2018 - 11:59

Afinal, qual é a melhor posição para o bebé dormir?

Inês Pereira

Se há dúvida que preocupa muitos pais, até por motivos de segurança, é precisamente esta: qual a melhor posição para o bebé dormir? Bom, está na hora de descobrir.

Afinal, qual é a melhor posição para o bebé dormir?

Se há coisa que os pais e futuros pais sabem é que todos os dias surgem novas teorias sobre o que é melhor ou pior para um bebé. Toda a gente tem teorias e ideias que quer partilhar – o que só aumenta as dúvidas do casal. Ora, um dos temas mais frequentemente discutido é precisamente a hora de dormir: afinal, qual é a melhor posição para o bebé dormir? Está na altura de ter a resposta a esta pergunta e garantir que todos têm uma noite descansada lá em casa.

Independentemente da posição, é importante que garanta que consegue perceber caso algo de errado se passe. Para isso tem duas opções: colocar o berço do bebé no seu quarto ou utilizar monitores que lhe permitam controlar o que se passa no quarto da criança.

Descubra qual a melhor posição para o bebé dormir

saiba qual é a melhor posição para o bebé dormir

Se dormir já é importante para os jovens e os adultos então imagine para um bebé que ainda está em desenvolvimento. O descanso é fundamental para a saúde e para o crescimento da criança e implica algumas regras: durante o dia é importante que ambiente esteja calmo e à noite deve haver escuridão e silêncio total.

Geralmente, um recém-nascido dorme cerca de 16 a 20 horas diárias, em períodos que podem ir de 1 a 4 horas e pausas de 1 a 2 horas. Estes ciclos dependem de necessidades como a fome do bebé. O ideal é que a quantidade de horas dormidas durante o dia seja praticamente igual à quantidade de horas dormidas no período da noite.

No que se refere à posição, as opiniões foram sofrendo alterações ao longos dos anos. Se antigamente se pensava que o melhor era o bebé repousar de barriga para baixo, hoje em dia defende-se que a melhor posição para o bebé dormir é, pelo contrário, de barriga para cima. De facto, deve evitar ao máximo colocar a criança na primeira posição, já que esta é muito associada à Síndrome da Morte Súbita do Lactente – uma vez que há perigo de asfixia.

Esta síndrome pode ser devastadora, na medida em que a criança morre subitamente e sem causa aparente. Pensa-se que as vítimas sofram de algum tipo de alteração no tronco cerebral que faz com que o cérebro não desencadeie qualquer mecanismo de reação quando existe algum problema com as funções respiratórias, térmicas e arteriais. Contudo, o risco de enfrente este problema diminui por volta dos 6 meses de idade.

Para além de garantir a posição correta do seu rebento, é também importante que o berço seja adequado – sim, esqueça a ideia de partilhar a sua cama com o bebé. O colchão deve ser firme, almofadas são proibidas e cobertores soltos são um perigo. Deve também evitar a existência de bonecos de peluche junto ao bebé.

Veja também: