Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Elsa Santos
Elsa Santos
05 Jul, 2019 - 15:50

Mudar de carreira dentro da atual empresa

Elsa Santos

Já pensou em mudar de carreira dentro da atual empresa onde trabalha? É provável que tenha habilidades e experiência para tal. Saiba o que ter em conta.

mudar de carreira dentro da atual empresa

Mudar de carreira dentro da atual empresa pode ser a opção perfeita para quem pretende fazer algo diferente, sem ter de se despedir.

Afinal, longe vão os tempos de ter uma carreira para toda a vida, mas isso não quer dizer que não possa mudar de carreira. Mudar é positivo. Aliás, de acordo com um estudo realizado pela Deloitte, 43% da geração Y (ou os millenials, nascidos após o início da década de 80 e 90, até aos inícios de 2000) pretende deixar os seus empregos atuais no prazo de dois anos.

A realidade é que com o tempo e a experiência adquirida, há uma evolução que inclui algumas mudanças, nomeadamente de interesses, assim como a capacidade de assumir novos desafios. Isso não significa, porém, que mudar de carreira não seja assustador, mesmo que dentro da mesma empresa. Pode sempre exigir um esforço ou investimento extra, por exemplo ao nível da formação.

A boa notícia é que muito provavelmente já terá habilidades e experiência facilmente transferíveis para o novo posto que deseja ocupar. O facto de já conhecer o método de trabalho da empresa e os seus colaboradores vai, com certeza, facilitar o desempenho das novas funções.
Apresentamos-lhe alguns aspetos que deve ter em consideração.

Saiba como pode mudar de carreira dentro da atual empresa

jovem em entrevista de emprego

1. Conheça as suas habilidades

Antes de tentar convencer os seus superiores de que tem capacidade para assumir outras funções na empresa, dentro ou fora do seu departamento, precisa de fazer uma auto-avaliação e perceber o que gosta de fazer e o que faz bem, ou seja, identificar as suas habilidades e/ou competências.

Pense no que já se destacou, outros interesses e capacidades e como esses pontos fortes se podem manifestar no seu novo campo de trabalho. A capacidade de liderança e/ou de gestão de tempo, a organização, o pensamento criativo, podem ser algumas características relevantes a considerar.

2. Procure informação especializada

Se pretende mudar de carreira e de área (do departamento comercial para os Recursos Humanos, por exemplo), procure saber tudo o que lhe for possível junto de profissionais experientes. Ter uma paixão ou interesse por determinada área de trabalho não significa ter, logo à partida, o perfil adequado para o exercício das funções. Pode mesmo acontecer que ao saber mais se desiluda e desista da ideia.

Porém, se tem razões fortes para querer mudar de profissão, ainda que dentro da mesma empresa, informe-se devidamente sobre tudo o que precisa de saber fazer. Estando bem informado, poderá procurar formação, assim como destacar competências adequadas ao novo papel.

Solicite uma reunião ou tome um café com elementos do serviço ao qual deseja candidatar-se e faça perguntas. Ou, caso seja possível, encontre uma desculpa para assistir a reuniões de trabalho.

3. Seja persistente

Aproveite todas as oportunidades para colaborar e ganhar experiência fora das suas funções, sobretudo se tem o objetivo de mudar.

Nesse processo de transição, nunca considere nenhuma tarefa muito pequena ou insignificante. Aceite todas de bom grado e encare cada pormenor como uma forma de aprender um pouco mais. O que fizer também será considerado pela respetiva área e isso jogará a seu favor no momento de decidir candidatar-se a um novo cargo.

4. Pense como um empreendedor

Em qualquer empresa, é saudável questionar o status quo. Independentemente do papel que pretende assumir, pense de modo estratégico, mantenha-se alerta e aproveite todas as oportunidades para sugerir e implementar soluções que contribuam para o crescimento da empresa.

Seja perspicaz e vá atrás delas. Pense como um empreendedor. Pensar e comportar-se como um inovador vai, com certeza, ajudá-lo a chegar mais rápido ao seu objetivo.

5. Tenha confiança em si

Comece por acreditar em si, no que sabe fazer, na sua vontade de aprender e de fazer mais e melhor, nas suas diversas capacidades. E dê sempre o seu melhor.

Não importa onde ou como inicia a carreira, deixe claro que está pronto para assumir qualquer coisa. Uma atitude positiva e a capacidade de dizer “sim” com confiança são fundamentais, não apenas para os outros, mas para mostrar a si mesmo que está pronto para qualquer desafio que se cruze no seu caminho.

Esta informação vai ajudá-lo a traçar o rumo para mudar de carreira dentro da atual empresa. E isso pode acontecer uma ou mais vezes, desde que o faça bem. O mais importante é que goste do seu trabalho e que o mesmo represente, também, uma mais-valia para a entidade empregadora.

Veja também